Percorrer por data de Publicação, começado por "2022-12-07"
A mostrar 1 - 10 de 20
Resultados por página
Opções de ordenação
- As Boas Práticas de Higiene E Segurança Alimentar num HipermercadoPublication . SILVESTRE, Ana Catarina Ferreira; Dias, Susana Maria PereiraEste relatório descreve as atividades realizadas durante os dias 18 de janeiro e 13 de julho do corrente ano no Hipermercado Continente, na loja localizada no CoimbraShooping, no âmbito do estágio inserido no plano curricular do Mestrado em Engenharia Alimentar da Escola Superior Agrária de Coimbra. Este estágio teve como objetivo principal a realização e acompanhamento de auditorias internas e externas às várias secções existentes na loja, nomeadamente, Peixaria, Talho, Padaria, Frutas e Legumes, Charcutaria e Take away como também aos armazéns e outras secções não alimentares. Houve também um acompanhamento e controlo na retirada de depreciados e um acompanhamento no controlo de checklist criadas para a segurança alimentar da loja. A realização de auditorias ao longo do estágio permitiu utilizar os conhecimentos aprendidos na teoria ao longo dos anos na prática uma vez que, foram observadas as boas práticas de higiene dos trabalhadores, os planos de HACCP para cada secção e também houve um acompanhamento da matéria-prima desde a receção da mesma até à sua venda. Perante a constante procura dos consumidores por produtos cada vez mais inovadores, mas também cada vez mais seguros faz com que as grandes superfícies tenham de estar em constante evolução para manter todas as tarefas o mais conformes possíveis para um produto o mais seguro possível.
- Upskiling, Reskilling e o desenvolvimento das Competências de Futuro em PortugalPublication . Valério, Isa Lima; Rodrigues, Filipa RochaO upskilling e o reskilling têm um papel fulcral tanto para o sucesso do percurso profissional das pessoas como para o sucesso e para o atingimento dos objetivos das organizações, devendo este tema ser encarado numa perspetiva estratégica. A escolha deste tema é devido à sua pertinência, em relação ao impacto que este terá no mercado de trabalho de Portugal e do mundo a médio longo prazo. A Quarta Revolução Industrial, assim como as anteriores, trouxeram a si associadas um conjunto de transformações, como os avanços tecnológicos, a inteligência artificial, o big data, a internet das coisas, a cloud, entre outros. Estas transformações configuram um grande desafio para a força de trabalho que terá de atualizar as suas competências, assim como, adquirir muitas outras para manter a sua empregabilidade. Existe também a previsão que estas transformações contribuam para a automatização e consequente desaparecimento de muitos postos de trabalhos, bem como a criação de muitos outros. O objetivo geral deste estudo é entender qual a perceção das pessoas em Portugal acerca das competências de futuro. Para dar resposta a este objetivo foi realizado um questionário de autoria própria onde participaram 253 trabalhadores de Portugal. Através do resultado do questionário pode concluir-se que os inquiridos não percecionam as competências tecnológicas como sendo essenciais para o seu futuro profissional e que também existe uma lacuna dessas mesmas competências que apresentam um papel crescente no mercado de trabalho.
- Conceção, análise e ensaio de uma solução de absorção de energia para fachadas envidraçadas com fixações linearesPublication . Machado, José; Matias , Pedro; Pedro, José OliveiraO presente trabalho está incluído no projeto ProFESEx (Sistema de Proteção de Fachadas Envidraçadas Sujeitas a Explosões) com o principal objetivo de desenvolver uma solução de proteção de fachadas envidraçadas utilizando metamateriais impressos em 3D com geometria auxética, e vidro laminado composto por duas lâminas de vidro temperado capazes de resistir a cargas explosivas. Pretende-se que a adoção de um sistema de dissipação de energia permita uma redução dos danos do vidro e melhore o seu comportamento e resistência no caso de explosões. Quando um vidro laminado é sujeito à ação de uma carga de explosiva, os danos causados nos seres humanos podem ser drasticamente reduzidos quando comparados com os danos causados por um vidro monolítico, responsável pela maioria das vítimas, devido à projeção dos fragmentos. A modelação do comportamento do vidro utilizando o método dos elementos finitos (MEF) é complexa devido às suas propriedades. Procurou-se calibrar os resultados dos modelos numéricos de EF com os obtidos nos ensaios realizados, e desta forma compreender o comportamento de um painel de vidro laminado com e sem o sistema de dissipação de energia proposto. Concluiu-se que o sistema de dissipação funciona, embora os resultados obtidos nos ensaios de campo realizados não sejam totalmente esclarecedores do comportamento do painel de vidro com o sistema de dissipação para diferentes cargas explosivas. Contudo, concluiu-se que o sistema de dissipação funciona, quando se compara os resultados obtidos com o painel de apoio rígido. Este sistema necessita, contudo, de melhorias para que o painel de vidro possa beneficiar mais da capacidade de dissipação de energia dos dissipadores.
- Livro de Artigos Jornadas das Engenharias da Academia Militar 2022 Solução de Revestimento Sacrificial com Espuma Mineral Frágil para Mitigação da Ação de ExplosõesPublication . Braz, Duarte; Matias, Pedro; Lecompte, David; Aminou, Aldjabar; Belkassem, Bachir; Rhouma, Mohamed BenO uso de engenhos explosivos no campo de batalha é uma das maneiras mais eficazes de criar um maior número de baixas. Independentemente do alvo, estruturas ou veículos, é do interesse das forças militares em conflitos armados, mitigar os seus efeitos. Consequentemente, surge o objetivo deste trabalho: o estudo da eficácia de um revestimento sacrificial à base de espuma mineral frágil. Teoricamente, este é capaz de absorver alguma energia induzida por uma explosão numa estrutura e assim minimizar danos. A solução estudada neste trabalho, adota um núcleo com espuma mineral frágil. Este material é leve, incombustível, económico e com capacidade de absorção de energia. Primeiro, procedeu-se à caracterização da espuma, em que se tornou possível, através de uma campanha de testes de compressão quase estática, determinar as suas propriedades físicas. Realizou-se também um teste dinâmico, em que foi possível compreender que a espuma mineral é capaz de atenuar a pressão de uma explosão numa estrutura. O desenvolvimento deste sistema e avaliação do seu comportamento submetido a uma explosão, foi realizado através de testes experimentais e modelos numéricos no software LS-Dyna. A solução de revestimento mostrou-se eficaz. Contudo o seu sucesso depende não só do núcleo, mas da placa frontal adotada.
- Análise de Infraestruturas Críticas dotadas de isolamento de base sujeitas à ocorrência de ações sísmicasPublication . Falacho, Daniela; Câmara, António Perry daA aplicação de sistemas de isolamento de base é um tipo de tecnologia que permite salvar inúmeras vidas com a redução dos danos de uma estrutura, garantindo a sua operacionalidade quando sujeita a ações sísmicas. O isolamento de base consiste em separar a estrutura do solo, através da aplicação de aparelhos que separam o movimento horizontal da estrutura do movimento sísmico. Pretende-se com este trabalho explorar a aplicação de sistemas de isolamento de base que possa ser utilizada em estruturas consideradas importantes, neste caso o Hospital das Forças Armadas, localizado no Lumiar, Lisboa. Para este estudo foi elaborado um modelo de base fixa e com base isolada, sendo que foram analisados dois tipos de sistemas de isolamento: com apoios elastoméricos e apoios pendulares com atrito. Os modelos permitiram prever o desempenho da estrutura a partir da análise de resultados dos esforços de corte basal, dos deslocamentos entre pisos e acelerações
- Comportamento de Painéis de Vidro Laminado a Acção de ExplosõesPublication . Oliveira, Tiago; Cismasiu, Corneliu; Matias, PedroOs engenhos explosivos e as explosões em geral são dos maiores perigos quer em ataques propositados, como o caso do terrorismo, quer em casos de explosões acidentais, as partes envidraçadas dos edifícios são um dos maiores perigos para os ocupantes do mesmo na ocorrência de um evento explosivo, por criar estilhaços que podem causar uma percentagem significativa dos ferimentos e até e fatalidades que possam ocorrer. Sendo este material cada vez mais utilizado na arquitetura moderna, é de extrema importância o estudo e preparação das fachadas para aguentarem com este tipo de solicitação. Nesta dissertação estuda-se o comportamento de painéis de vidro laminado quando sujeitos à ação de uma explosão através da modelação numérica desses painéis , recorrendo ao programa de modelação LS-Dyna, validado através de ensaios experimentais encontrados na bibliografia. Para verificar esses resultados foi realizada também uma campanha experimental em escala real. Contudo, as medições conseguidas nesses ensaios não foram suficientes conclusivas para permitir validar as estimativas numéricas Através do modelo de elementos finitos foi possível gerar diagramas Pressão -Impulso (P-I) para o critério de rotura definido No caso das fachadas de vidro laminado, estes diagramas podem ser muito úteis no seu dimensionamento, para a previsão do dano que a ação da explosão vai causar numa estrutura, principalmente se esta se encontrar numa zona de maior risco de ataques com engenhos explosivos ou outro tipo de pressões excecionais.
- Comportamento mecânico de betões sustentáveis produzidos com água salgada e agregados recicladosPublication . Kravchanka, Lena; Matias, Pedro; Bravo, Miguel; Brito, Jorge deEste artigo visa expor a análise da viabilidade da utilização de água do mar em betões, tanto na composição como na cura, em detrimento de água potável. Pretende-se também avaliar o comportamento mecânico de betões produzidos com diferentes percentagens de substituição de agregados naturais (AN) grossos por agregados reciclados (AR) grossos (0%, 50% e 100%). Na maioria dos ensaios, a utilização simultânea de AR e água do mar, tanto na composição como na cura, provoca perdas significativas no desempenho. Porém, ao incorporar AR e água do mar no betão, observou-se uma tendência de melhoria na resistência à abrasão, quando comparado com o Betão de referência.
- Reconstrução 3D a partir de imagens obtidas por uma aeronave não tripuladaPublication . Jin, Alexandre Yu; Bernardino, Alexandre; Silva, José SilvestreA criação de um modelo tridimensional altamente detalhado a partir de um terreno urbano pode estabelecer uma boa base para o planeamento de uma operação militar. A partir dela é possível obter informação especial adicionada sobre o espaço em questão, que em inúmeros casos, constitui um local remoto com difíceis condições de acessibilidade . A utilização de veículos aéreos não tripulados pode mitigar este problema , a sua capacidade de realizar voos de baixa altitude permite para o operador obter imagens de forma mais económica sem a necessidade de se preocupar problemas relacionados com a gestão e a segurança dos recursos humanos e dos meios disponíveis. No presente artigo , três datastes de imagens captadas por uma UAV em contexto operacional , fornecida pela Guarda Nacional Republicana , serão usados . O principal objetivo será desenvolver as reconstruções tridimensionais das respectivas áreas cobertas com base numa técnica chamada Structure from motion. Neste artigo também será também será realizado um estudo exaustivo de diferentes algoritmos de extração de feature, SIFT, HAHOG, ORB e AKAZE. Para a correspondência entre feature é usado uma procura FLANN e para a rejeição de outliers é usada uma Random Sample Consesus. Os resultados , serão apresentados tanto quantitativamente, através de quantidade procura e correspondência de features e os seus tempos respectivos, tempo das reconstruções incrementais e tempo total do algoritmo de reconstrução em cada dataset. Os algoritmos SIFT e HAHOG foram os que obtiveram os melhores resultados, enquanto ORB foi o método menos eficiente tanto quantitativamente como na qualidade das respectivas reconstruções .
- IMAGEM ATRAVÉS DA PAREDE (TWI) COM RADAR DE ABERTURA VIRTUALPublication . Catarino, Ana; Topa, António; Martins, Maria João M.A imagem de radar através da parede (Through-the Wall Imaging – TWI Radar) é um campo emergente de investigação com aplicações promissoras que vão desde a pesquisa e salvamento, aos cuidados de saúde e à segurança, tendo como objetivo a detecção, localização e identificação de alvos por detrás de obstáculos opacos. Assim, o radar é uma ferramenta funda mental neste processo, principalmente devido ao seu longo comprimento de onda, que permite a passagem do sinal através dos materiais de construção. No entanto, esta capacidade apresenta desvantagens, nomeadamente as reflexões multipercurso que são originadas pelo ambiente, o que pode reduzir a sua utilidade. Atualmente existem inúmeros métodos de obtenção dessa imagem de radar, que são abordados neste artigo, contudo existem desafios, pois nem todos estes métodos apresentam elevada precisão cisão e tempo de aquisição de dados reduzido. Nesse âmbito, surge a necessidade de otimizar estes métodos, cumprindo os requisitos necessários e favoráveis à obtenção da imagem desses alvos usando o radar. No presente estudo apresenta-se uma proposta de utilização de um radar de abertura virtual (Virtual Aperture Radar - VAR), para obtenção de imagem através da parede bem como o desenvolvimento de um método que estima a posição, espessura e permitividade elétrica da parede.
- Carregamento Sem-Contacto de Baterias para Veículos MilitaresPublication . Pereira, André; Gerald, José; Serralheiro, AntónioEste artigo apresenta um estudo sobre o comportamento e otimização dos parâmetros de uma transferência de energia sem fios, focando em diferentes configurações e geometrias de bobinas de carregamento, bem como em componentes de um módulo de carregamento. Primeiramente, foi elaborado um estudo destinado a compreender os benefícios e limitações da utilização da carga sem fios como alternativa ao carregamento com fios atualmente utilizados em veículos militares. Posteriormente, e com toda a investigação e resultados como base, uma implementação proposta para o sistema de carregamento sem fios foi desenvolvida e testada. Utilizando a distância como parâmetro variável, verificou-se o comportamento da amplitude do sinal e comparou-se os desempenhos de cada bobina, chegando a conclusões sobre qual geometria é mais adequada para garantir a melhor forma, alcance e intensidade do campo magnético gerado de uma transferência de energia. Foi desenvolvido e testado um protótipo com estruturas 3D para a bobina emissora e receptora, e foi concebida uma proposta para um sistema de carregamento sem fios. Esta proposta inclui requisitos do sistema, arquitetura, protocolo de comunicação e implementação, tendo em conta as características do ambiente de carregamento e as suas necessidades energéticas
