INR - Instituto Nacional para a Reabilitação
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O INR, I.P. é um instituto público integrado e actualmente tutelado pelo Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, e dotado de autonomia administrativa e património próprio.
A garantia de igualdade de oportunidades, o combate à discriminação e a valorização das pessoas com deficiência, numa perspectiva de promoção dos seus direitos fundamentais, são os princípios que norteiam a actuação do Instituto Nacional par a Reabilitação, IP.
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- Acessibilidade de pessoas com mobilidade condicionada em edifícios de habitação : sistema de classificação por níveis de exigênciaPublication . Cachadinha, Carla Sofia Miguéis GonçalvesA dissertação apresenta especificações de acessibilidade aplicáveis a edifícios de habitação organizadas de acordo com três níveis de exigência para permitir o acesso e utilização destes edifícios por pessoas com mobilidade condicionada. Pretende-se contribuir para a divulgação do problema da acessibilidade da habitação nacional e apoiar a produção de regulamentação de acessibilidade. A dissertação começa por caracterizar a população e a acessibilidade do parque habitacional português. Descreve-se também a evolução do sector de habitação nacional e identificam-se os problemas em termos de acessibilidade da regulamentação da construção de habitação portuguesa. Compara-se depois a regulamentação da habitação portuguesa com a legislação de acessibilidade de cinco países (Espanha, França, Inglaterra, Alemanha e Áustria), identificando as especificações de acessibilidade mais frequentes e os aspetos da regulamentação nacional que se afastam do nível de acessibilidade dos outros países. Efetuam-se entrevistas a dez especialistas portugueses em acessibilidade e procede-se ao levantamento e avaliação da acessibilidade de um lar de idosos. Conclui-se apresentando especificações de acessibilidade organizadas por níveis de exigência com o objetivo de permitir a sua implementação gradual, atenuando o seu impacto e viabilizando a sua aplicação ao sector de habitação nacional.
- Acessibilidade e mobilidade para todos : apontamentos para uma melhor interpretação do DL 163/2006 de 8 de AgostoPublication . Teles, PaulaO Guia tenta ser um instrumento clarificador da atual legislação, descodificando algumas questões menos lineares que a legislação, pela sua relativa extensão, lhe associa, por vezes, a necessária complexidade de conteúdo, poderá colocar. Este livro pretende ser uma ajuda técnica que auxilie, quotidianamente, os profissionais responsáveis pela conceção de desenho do espaço público, de habitações, equipamentos coletivos e demais edificado na gestão urbanística municipal. Simultaneamente, ambiciona constituir-se como uma ferramenta útil na formação de técnicos desta área.
- O anúncio da deficiência da criança e suas implicações familiares e psicológicasPublication . GRONITA, Joaquim João CasimiroOs primeiros momentos são cruciais para o estabelecimento da relação da tríade mãe-pai-filho e para o processo de aceitação da deficiência da criança, tornando-se necessário esclarecer quais as condições, os momentos e a comunicação que o favorecem. Inserindo-se na área da comunicação em saúde em contexto clínico e de cuidados de saúde e no domínio da intervenção precoce, desenvolve-se uma análise teórico-conceptual e empírica sobre as implicações familiares e psicológicas decorrentes do nascimento e diagnóstico de uma criança com deficiência, muito em particular, sobre as condições do anúncio aos pais da deficiência dos seus filhos e o impacto e significado desta informação ao nível familiar. Conclui-se da necessidade dos pais serem ouvidos e apoiados, de expressarem os seus sentimentos e dúvidas, de obterem dos médicos mais informação sobre o diagnóstico e prognóstico relativo à deficiência dos seus filhos, de serem atendidos e acolhidos por médicos mais seguros, disponíveis e implicados, da necessidade de contacto e partilha do problema com outros pais e lamentam a informação imprecisa, incompreensível, insuficiente ou em excesso e a falta de empatia e interesse dos profissionais pelos seus sentimentos e problemas. A formação dos médicos, no sentido de melhor corresponder ao que teoricamente está estipulado é um grande indicador deste trabalho
- Autismo : do conceito à pessoaPublication . Pereira, Edgar de Gonçalves
- Autismo : o significado como processo centralPublication . Pereira, Edgar de GonçalvesA procura de um défice mental específico no autismo, originado por quaisquer que sejam as suas causas a de natureza biológica, tem sido o fulcro de muita da investigação psicológica nos últimos cinquenta anos. Diferentes défices, de algum modo relacionáveis com uma disfuncionalidade de organização dos significados não-verbais, temática defendida neta Tese, têm sido referidos na literatura, apresentando hipóteses heuristicamente fortes, e investigadas a partir de modelos, quer da linha operante, quer da perspetiva do processamento de informação. Esses défices, pode especular-se, estarão por detrás da tendência para a perseveração (sameness), e seriam responsáveis pelas disfunções da representação e pelas dificuldades de desenvolvimento sócio relacional das pessoas com o Sindroma de Kanner. Não têm, contudo que ser primariamente simbólicos. Pelo contrário, qualquer que seja a sua natureza, parece poder conceber-se como pré-verbal, influenciando desde o início do desenvolvimento, as aprendizagens adaptativas destas pessoas, e impondo o conjunto de comportamentos que caracterizam o Autismo. No atual trabalho postula-se a existência de disfuncionalidades, a partir da hipótese de uma falha, no que se teoriza como “unidades de organização semântica não-verbais”, sendo na presente investigação feito um controlo experimental, apenas na modalidade sensorial da visão. Esta falha em “unidades de organização semântica não-verbais” discretas, especula-se, poderia ser assim a responsável pela tendência para a repetição, influenciaria um desenvolvimento disfuncional dos comportamentos verbais, e como consequência última, marcaria de um modo evidente a falta de disponibilidade para o investimento e troca sócio-afectiva, características cobertas ou abertas, que dão expressão comportamental ao “autismo”. Os resultados conseguidos são animadores, parecendo heuristicamente fortes, mas devem ser encarados como preparatórios de investigações com mais poder de generalização a partir de uma amostra de número mais elevado.
- Avaliação da satisfação das famílias apoiadas pelo PIIP : resultados da aplicação da escala ESFIPPublication . Cruz, Ana Isabel; Fontes, Fernando; Carvalho, Maria Leonor
- Um bebé diferente : da individualidade da interacção à especificidade da intervençãoPublication . Pimentel, Júlia van Zeller de Serpa
- Conceito Europeu de AcessibilidadesPublication . Aragall, Francesc; Neumann, Peter; Sagramola, SilvioO "CEA para Administrações" é o resultado da cooperação exemplar entre numerosos parceiros de toda a Europa, que compartilham um forte compromisso com a melhoria da acessibilidade no meio edificado como condição essencial para garantir a igualdade de oportunidades e a plena participação de TODOS os cidadãos europeus
- Cooperativas de educação e reabilitação de crianças inadaptadas : uma visão globalPublication . VEIGA, Carlos Veloso da
- A criança com deficiência mental ligeiraPublication . Albuquerque, Maria Cristina Petrucci de AlmeidaA presente dissertação visa contribuir para o conhecimento das crianças portuguesas identificadas como deficientes mentais ligeiras. Na primeira parte, procurou-se recensear, ponderar e analisar criticamente o que demais relevante se conhece sobre o tópico em estudo, quer este dissesse respeito à caracterização, epidemiologia e etiologia da deficiência mental ligeira (capítulo 1), à interligação da deficiência mental ligeira com os problemas de comportamento (capítulo 2), ou aos determinantes das perceções e reações parentais face a uma criança com deficiência mental ligeira (capítulo 3). Por seu turno, na segunda parte, apresentam-se dois estudos de campo distintos, mas complementares, estando o primeiro direcionado para a avaliação e comparação dos comportamentos das crianças com e sem deficiência mental ligeira nos contextos familiar e escolar (capítulo 4) e o segundo para a análise da importância do carácter adequado ou inadequado desses mesmos comportamentos nos subsistemas diádicos (capítulo 5). Na terceira e última parte, enunciam-se algumas conclusões gerais, estabelecidas a partir do confronto dos resultados obtidos com os derivados de outros estudos. É também neste âmbito, que se salientam contributos de índole reabilitativa, e se sugerem caminhos a percorrer num futuro próximo.
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