ESECS - Provas Públicas
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ESECS - Provas Públicas by Title
Now showing 1 - 4 of 4
Results Per Page
Sort Options
- Apartamentos de Pré-Autonomização Jú e Fausta: uma resposta social necessária na Violência DomésticaPublication . Baptista, Carla Marina GuerraA escassez de respostas na área da violência doméstica, nomeadamente ao nível habitacional em situações de risco considerado “baixo”, que não implique a integração em respostas de acolhimento institucional como medida de proteção, impulsionam a necessidade de criação de respostas que consigam satisfazer as necessidades básicas causadas por este flagelo social, sendo esta garantia uma questão de direitos humanos. Este projeto visa, principalmente, garantir uma habitação digna e a segurança das vítimas e dos menores a cargo e/ou maiores dependentes. Este projeto assenta no trabalho multidisciplinar e em rede, potenciando uma intervenção social holística nos casos, em que o Serviço Social irá intervir perspetivando a reinserção social das vítimas, através de estratégias de capacitação e mediação, cujo objetivo último é o empowerment das vítimas para a sua autonomização, promovendo o seu bem-estar e a sua plena integração social.
- Avaliação das Necessidades e Potencialidades dos Cuidadores Informais do doente Paliativo através da Escala General Comfort Questionnaire (GCQ)Publication . Muñoz, IsabelOs cuidados à pessoa com doença em situação ou em estado paliativo são tarefas difíceis, complexas, angustiantes tanto para os doentes, como para os familiares e cuidadores. Em geral o cuidador informal manifesta determinados sintomas, físicos, psicológicos, sociais e espirituais no período que antecede a morte, sendo para tal necessário mensurá-los para planificar a intervenção por forma a manter a sua saúde e bem-estar. Assim no sentido de contribuir para a sistematização do conhecimento e para a reflexão em torno da problemática do bem estar dos cuidadores informais de pessoas com doença em situação ou em estado paliativo, realizou-se um estudo exploratório, descritivo, com uma abordagem quantitativa, no qual se identificou inicialmente um instrumento de recolha de dados através de uma revisão sistemática da literatura- o General Confort Questionnaire (GCQ). Os 49 itens que constam desta escala, foram distribuídos pelos fatores Pensamento Positivo, Estratégias de Emoção, Crenças Religiosas e Suporte Emocional e Social. Foi aplicado a 50 cuidadores de pessoas com doença em situação ou em estado paliativo internados durante o ano de 2017 na Unidade de Cuidados Paliativos da Unidade Local de Saúde do Norte Alentejano. Os resultados da aplicação deste questionário, apontaram para um nível de bem-estar moderado a bom. No que diz respeito às necessidades sentidas pelos cuidadores informais, resultam sobretudo de questões ligadas a estratégias de emoção e suporte emocional e social. O domínio das necessidades ao nível espiritual foi evidenciado pelos cuidadores informais como um importante recurso interno, que os ajuda a enfrentarem as adversidades, relacionadas com o processo de doença incurável. Para além destas, as questões ligadas ao pensamento positivo, também ajudam no aumento das situações de bem estar.
- Desafios do TER no Alto AlentejoPublication . Moraes, Pedro Vaz Freire Bello
- Diagnóstico, planeamento e avaliação de projetos sociais: A FAB_IS - Fábrica de Inovação e Impacto Social do Alto AlentejoPublication . Candeias, Marisa de Jesus Jacinto