AM - CS - CC - Ciências da Comunicação
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- A Aprendizagem da Língua Inglesa na Academia MilitarPublication . Fernandes, VítorActualmente a importância da Língua Inglesa é indiscutível nos mais diversos sectores, nomeadamente a nível económico, cultural e profissional. As Forças Armadas Portuguesas reconhecem igualmente a importância da Língua Inglesa na carreira dos Oficiais dos Quadros Permanentes. É também um facto que os futuros Oficiais do Exército e da GNR têm como parte integrante do seu currículo durante o curso da Academia Militar a Unidade Curricular de Língua Inglesa. Contudo, ao longo dos anos, tem-se constatado que nem todos os alunos atingem, no final do 4º ano de curso, os níveis mínimos exigidos preconizados pela OTAN, segundo o acordo normalizado STANAG (NATO Standardization Agreement – Language Proficiency Levels) 6001, para aprovação naquela Unidade Curricular. O presente Trabalho de Investigação Aplicada procura encontrar as possíveis causas para este problema. Para tal, um inquérito relativoà Unidade Curricular de Língua Inglesa foi aplicado a uma população alvo constituída por Alferes, Alferes Alunos, Aspirantes-Alunos e pelos Cadetes-Alunos do actual 8º Semestre. Da análise dos dados, obtiveram-se alguns resultados que podem contribuir para a existência do problema inicial, entre os quais: insatisfação por grande parte dos alunos relacionada com os conteúdos programáticos; o factode muitos alunos terem dificuldades ao nível das suas capacidades para a aprendizagem de competências linguísticas; o pouco tempo disponível extra tempo lectivo para a práticadas competências linguísticas; a falta de motivação dos alunos. Concluiu-se ainda que o ensino está mais adequado aos objectivos do nível intermédio, embora estes não progridam significativamente ao longo dos quatro anos de curso. No final deste estudo e com base nos resultados obtidos, apresentam-se algumas conclusões e sugestões para reflexão.
- A imprensa militar especializada e os desafios das novas tecnologiasPublication . Rodrigues, Filipe da Silva; Bandeira, Ana Maria Carapelho Romão Leston; Rodrigues, Paulo Sérgio de AlmeidaO presente Trabalho de Investigação Aplicada tem como objeto de estudo a Revista da Cavalaria, uma publicação militar especializada, que na sua longa história acompanhou as transformações estruturais no país e os desafios que se foram colocando às Forças Armadas, mais particularmente ao Exército e à Arma da Cavalaria. Recentemente, ocorreram mudanças de vulto no projeto editorial da revista, com a passagem desta ao suporte online. O objetivo do estudo consiste assim em avaliar como a Revista da Cavalaria está a responder aos desafios relacionados com as novas tecnologias, nomeadamente com a presença da mesma nas redes sociais e no seu próprio sítio online. Para tal, além da revisão de literatura, foram efetuadas três tipos diferentes de entrevistas a membros que estão/estiveram ligados à Revista da Cavalaria, e também foi efetuado um inquérito direcionado a associados da revista, sendo por isso um estudo baseado numa estratégia de investigação quantitativa e qualitativa. Conclui-se que o grande desafio para o futuro da revista será o de incentivar todos os associados, e até mesmo leitores não associados, a interagir com a revista, seja na contribuição com artigos, seja na sugestão de melhorias. Outros desafios relevantes serão a sustentabilidade financeira, a divulgação da Revista da Cavalaria, a maximização da sua página na rede social Facebook, o acompanhamento das unidades de Cavalaria, tornar os meios online mais apelativos, a organização de eventos por parte da Associação Revista da Cavalaria, e por fim, o desafio de voltar ao suporte papel. O projeto da Revista da Cavalaria tem de ser de todos e não apenas de um grupo restrito de militares que tentam a todo o custo suportá-lo.
- A integração de profissionais dos Órgãos de Comunicação Social nas missões táticas das unidades de InfantariaPublication . Monteiro, CristianoO presente Trabalho de Investigação Aplicada está subordinado ao tema “A integração de profissionais dos Órgãos de Comunicação Social nas missões táticas das unidades de Infantaria”. Teve como objetivo geral descrever a integração dos jornalistas em operações das Forças Nacionais Destacadas e captar elementos relevantes para a potencialização das missões operacionais das unidades de Infantaria. Para a concretização deste o objetivo, delimitou-se o trabalho ao Teatro de Operações do Kosovo (1999-2014). A investigação adota uma perspetiva descritiva, com base em metodologias qualitativas, designadamente análise de documentos disponíveis e envolve técnicas padronizadas de recolha direta de informação. Foram aplicados inquéritos por entrevista a três militares, nomeadamente ao atual porta-voz do Exército e aos comandantes das forças militares portuguesas em 2013 e 2014, e a oito jornalistas que acompanharam os militares portugueses no Kosovo de 1999 a 2014. O método de abordagem utilizado na investigação é o hipotético-dedutivo. Para tal, foram elaboradas hipóteses de investigação, que são respostas provisórias ao problema, que no final do processo de investigação vão ser confirmadas ou refutadas, com o intuito de atingir o objetivo principal da investigação e por fim responder à questão central. Os resultados indicam que, o Exército tem evoluído positivamente na relação que mantém com os Órgãos de Comunicação Social, especificamente no Teatro de Operações do Kosovo. Contudo, verifica-se ainda resíduos de desconfiança de parte a parte, relativamente a informações que são mantidas em confidencialidade pelos militares. Consequentemente, esta salvaguarda da informação causa alguma consternação nos Órgãos de Comunicação Social, ou até mesmo desentendimentos entre estes e os militares, por ambicionarem o acesso a certas informações. Dos resultados conclui-se que o respeito mútuo, a responsabilidade, a honestidade são elementos importantes, já que eliminam na sua maioria a falta de credibilidade que poderá haver entre as duas partes. Valoriza-se igualmente a existência de disciplina e de um conjunto de regras pelas quais os jornalistas se devem reger, quando estão integrados com forças militares em Teatros de Operações. Isto para permitir salvaguardar tanto a segurança destes como a dos militares e para o êxito da atividade operacional. Deste modo, realça-se a importância de reforçar o investimento em ações de formação que promovam o intercâmbio entre os militares e os jornalistas para desenvolver uma melhor perceção das limitações e as possibilidades de cada um no Teatro Operações em que vão interagir.
- Opinião Pública sobre as Forças Armadas na atual conjuntura nacionalPublication . Fragosa, PedroO presente Trabalho de Investigação Aplicada versou a “Opinião Pública sobre as Forças Armadas na atual Conjuntura Nacional”. Tendo como objetivo principal contribuir para a criação de medidas que ajudem na melhoria da imagem das Forças Armadas como um todo. Para o estudo foi realizada uma entrevista exploratória à Professora Doutora Helena Carreiras, por forma a perceber qual o estado atual da arte, bem como um Inquérito por Questionário aplicado a uma amostra de trezentos e oitenta e quatro indivíduos de ambos os sexos, habitantes no Distrito de Aveiro. Com base nas respostas obtidas nos Inquéritos por Questionário, efetuou-se o tratamento e análise estatística com recurso a programas estatísticos como Statistical Package for Social Sciences e Microsoft Excel Office 2010. Após a análise de dados conclui-se que a Opinião Pública sobre as Forças Armadas é bastante positiva, muitas vezes influenciada pelos Media. Entre os dados obtidos, destacamos os seguintes: A maior parte dos inquiridos entendem que as Forças Armadas são necessárias para o País, assim como consideram serem importantes para a Defesa Nacional. Em relação à confiança que os inquiridos têm nas Forças Armadas, mais de metade dos inquiridos consideram os militares pessoas sérias e honestas e aconselham o ingresso de familiares e amigos nas Forças Armadas. No que concerne ao efetivo das Forças Armadas, os inquiridos têm uma percepção muito próxima da realidade do total do efetivo das Forças Armadas, concordando que o efetivo atual é o suficiente. De treze instituições apresentadas, as Forças Armadas são aquelas em que a maior parte dos inquiridos confia, tendo obtido uma média positiva, os Partidos Políticos é a instituição que menos confiança transmite aos inquiridos. Uma parte significativa dos inquiridos concordam que a atuação das Forças Armadas contribui muito para o prestígio internacional do País, assim como entendem que as Forças Armadas são eficazes no cumprimento das suas missões.
- A utilização das redes sociais online pelas Forças Armadas Portuguesas enquanto instrumento de comunicação institucionalPublication . Santos, Pedro Miguel da Silva Coelho dosEstão as Forças Armadas Portuguesas a fazer um uso das redes sociais, enquanto ferramenta de Comunicação Institucional, de acordo com as boas-práticas? Através de entrevistas realizadas com os Serviços de Relações Públicas dos três ramos militares das Forças Armadas Portuguesas e da observação direta das suas páginas oficiais nas redes sociais online procurou responder-se a essa questão com esta Dissertação de Mestrado em Competitive Intelligence / Guerra da Informação na Academia Militar. Assumindo atualmente um papel relevante na forma de interação dos cidadãos uns com os outros e dos cidadãos com as mais variadas Instituições, as redes sociais online são uma ferramenta de comunicação que não pode ser ignorada por quem pretenda fazer chegar a sua mensagem junto de vastas franjas da população. Este estudo analisou a utilização deste recurso no âmbito da Comunicação Institucional e aplicou essa análise à prática quotidiana do Exército, Força Aérea e Marinha. Perante a necessidade de melhorar a comunicação estratégica das Forças Armadas e de promover o conhecimento e a utilidade da organização militar e dos restantes instrumentos da estratégia de segurança e defesa nacional, pretendeu-se concluir de que forma a presença nestes novos media está a contribuir para que esses objetivos sejam alcançados. Are the Portuguese military making use of social networks, as an institutional communication tool, according to the good practices? Through interviews with the Public Relations Services of the three military branches of the Portuguese Armed Forces and the direct observation of their official pages on online social networks, this Dissertation in Competitive Intelligence / Information Warfare in Military Academy sought to respond to this question. Currently taking an important role in how people interact with each other and with the most diverse institutions, social networks are a communication tool that can not be ignored by those who want to send their message along vast sections of the population. This study analyzed the importance of using this resource within the Corporate Communications and applied this analysis to the daily practice of the Army, Air Force and Navy. Given the need to improve the strategic communication of the armed forces and to promote the knowledge and the usefulness of the military organization and other instruments of national security and defense strategy, this work intended to conclude how this new media presence is contributing to achievement of these objectives.