ANSO – Academia Nacional Superior de Orquestra
Permanent URI for this community
A Academia Nacional Superior de Orquestra, que abriu em outubro de 1992 e foi oficialmente reconhecida pelo Ministério da Educação em 15 de novembro de 1993 (Portaria n.º 1202/93), constitui uma das vertentes do projeto da AMEC / Metropolitana, que integra a ação musical e o ensino da música. As outras vertentes do projeto incluem a Orquestra Metropolitana de Lisboa, o Conservatório de Música da Metropolitana e a Escola Profissional Metropolitana. A AMEC/ Metropolitana – associação cultural sem fins lucrativos e declarada de utilidade pública – assegura a gestão das entidades acima referidas.
Browse
Browsing ANSO – Academia Nacional Superior de Orquestra by Title
Now showing 1 - 10 of 168
Results Per Page
Sort Options
- 15ª Edição da NATALIS na FIL - Jovens Solistas da MetropolitanaPublication . Caeiro, Alexandra; Ponte, André; Gabriela, Helena; Gonçalves, Tomás; Cortes, TiagoBrochura de sala do concerto realizado pelos Jovens Solistas da Metropolitana a 25 de Novembro de 2021 integrado na 15ª Edição da NATALIS na FIL, Parque das Nações em Lisboa no âmbito da Temporada 2021/2022 da Metropolitana. O programa do concerto foi preenchido com obras de Tielman Susato, Ludwig Maurer, Leonard Bernstein, Isaac Albeniz, Giocomo Puccini, Sonny Kompanek e Dennis Armitage. Desenvolvendo uma ponte pedagógica inédita entre a prática e o ensino musical, a ANSO é a única escola do país que forma maestros, instrumentistas de orquestra e pianistas vocacionados para música de câmara. Ao longo dos seus quase 30 anos, mudou o panorama cultural em Portugal, sendo muitos os seus alunos a entrar nas mais exigentes instituições de ensino e formações internacionais. Mais premiada escola nacional desta área, as novas gerações de intérpretes e diretores musicais que lança são reconhecidas pela qualidade. A música de câmara é uma das vertentes fundamentais da Academia Nacional Superior de Orquestra, que todos os anos apresenta o ciclo Jovens Solistas da Metropolitana.
- Abertura solene do Ano Letivo 2019-2020 da Universidade Alcântara Sénior - Jovens Solistas da MetropolitanaPublication . Esteves, Diana; Pires, Pedro; Martins, Laura; Hespanha, AnaBrochura de sala do concerto realizado pelos Jovens Solistas da Metropolitana a 11 de Outubro de 2019 no SALÃO da JUNTA de FREGUESIA de ALCÂNTARA em Lisboa no âmbito da Temporada 2019/2020 da Metropolitana. O programa do concerto foi preenchido com a obra de Felix Mendelssohn. Desenvolvendo uma ponte pedagógica inédita entre a prática e o ensino musical, a ANSO é a única escola do país que forma maestros, instrumentistas de orquestra e pianistas vocacionados para música de câmara. Ao longo dos seus quase 30 anos, mudou o panorama cultural em Portugal, sendo muitos os seus alunos a entrar nas mais exigentes instituições de ensino e formações internacionais. Mais premiada escola nacional desta área, as novas gerações de intérpretes e diretores musicais que lança são reconhecidas pela qualidade. A música de câmara é uma das vertentes fundamentais da Academia Nacional Superior de Orquestra, que todos os anos apresenta o ciclo Jovens Solistas da Metropolitana.
- O ANO DA MORTE DE RAVEL - ORQUESTRA ACADÉMICA METROPOLITANAPublication . Leitão, Rui Campos; Burfin, Jean-Marc; Mata, MartaBrochura de sala do concerto realizado pela Orquestra Académica Metropolitana a 20 de Outubro de 2019 no Grande Auditório do CINETEATRO da ACADEMIA ALMADENSE em Almada no âmbito da Temporada 2019/2020 da Metropolitana. O programa do concerto foi dedicado ao Prémio Fundação Inatel 2019 - 9.ª edição, tendo como a vencedora a aluna da ANSO, Marta Mata, Piano. O programa do concerto foi preenchido com obras de Szymanowski, Roussel, Pierné e Ravel. O concerto foi dirigido pelo Maestro Jean-Marc Burfin, Maestro Titular da Orquestra Académica Metropolitana.
- António Vivaldi, Concerto em Lá menor para Fagote e Orquestra RV 498Publication . Dias, Vera Patrícia da SilvaVivaldi, Mozart e Poulenc tiveram todos algo em comum na sua escrita para fagote, nomeadamente um domínio e conhecimento intrínseco das capacidades virtuosas e líricas do instrumento. Apresentando estilos diferentes, abordagens distintas ao instrumento, a dificuldade em chegar ao nível mais puro da beleza do som, a mestria da articulação e o domínio das linhas melódicas, a música destes compositores proporciona oportunidades pedagógicas únicas para abordar detalhes e conceitos importantes em aula.
- Bartók & Schubert - Orquestra Académica MetropolitanaPublication . Leitão, Rui Campos; Burfin, Jean-Marc; Duarte, HenriqueBrochura de sala do concerto realizado pela Orquestra Académica Metropolitana a 10 de Novembro de 2023 no AUDITÓRIO DA REITORIA DA UNIVERSIDADE NOVA, CAMPUS DE CAMPOLIDE, em Lisboa, no âmbito da Temporada 2023/2024 da Metropolitana. O programa do concerto foi preenchido com obras de Bártok e Schubert. O concerto foi dirigido pelo Maestro Jean-Marc Burfin, Maestro Titular da Orquestra Académica Metropolitana e pelos alunos de Direção de Orquestra da Licenciatura em Música da ANSO.
- Bartók & Schubert - Orquestra Académica Metropolitana (Lourinhã)Publication . Leitão, Rui Campos; Burfin, Jean-MarcBrochura de sala do concerto realizado pela Orquestra Académica Metropolitana a 12 de Novembro de 2023 na ASSOCIAÇÃO MUSICAL E ARTÍSTICA LOURINHANENSE em Lourinhã, no âmbito da Temporada 2023/2024 da Metropolitana. O programa do concerto foi preenchido com obras de Bártok e Schubert. O concerto foi dirigido pelo Maestro Jean-Marc Burfin, Maestro Titular da Orquestra Académica Metropolitana.
- Beethoven, Chebotarian - Jovens Solistas da MetropolitanaPublication . Ramos, Clara; Correia, Ana Carolina; Russo, Ana; Leal, André; Mota, Rui; Rodrigues, AndréBrochura de sala do concerto realizado pelos Jovens Solistas da Metropolitana a 25 de Novembro de 2021 no MUSEU DA MÚSICA PORTUGUESA em Cascais no âmbito da Temporada 2021/2022 da Metropolitana. O programa do concerto foi preenchido com obras do Beethoven e Chebotarian. Desenvolvendo uma ponte pedagógica inédita entre a prática e o ensino musical, a ANSO é a única escola do país que forma maestros, instrumentistas de orquestra e pianistas vocacionados para música de câmara. Ao longo dos seus quase 30 anos, mudou o panorama cultural em Portugal, sendo muitos os seus alunos a entrar nas mais exigentes instituições de ensino e formações internacionais. Mais premiada escola nacional desta área, as novas gerações de intérpretes e diretores musicais que lança são reconhecidas pela qualidade. A música de câmara é uma das vertentes fundamentais da Academia Nacional Superior de Orquestra, que todos os anos apresenta o ciclo Jovens Solistas da Metropolitana.
- Brass Ensemble ANSO - Jovens Solistas da MetropolitanaPublication . Conde, AndréBrochura de sala do concerto realizado pelo Brass Ensemble ANSO - Jovens Solistas da Metropolitana a 20 de Abril de 2022 no AUDITÓRIO do CENTRO DE MEDICINA DE REABILITAÇÃO DE ALCOITÃO em Cascais no âmbito da Temporada 2021/2022 da Metropolitana. O programa do concerto foi preenchido com obras de Strauss, Andresen, Terracini, Raum e Forbes com a direção musical de André Conde. Este concerto cumpre um dos objetivos estabelecidos nos estatutos da ANSO - o serviço sociocultural às comunidades, nomeadamente através de animações, audições musicais e concertos públicos, tendo a instituição tem um papel importante na promoção da cooperação e ligação com a sociedade. Desenvolvendo uma ponte pedagógica inédita entre a prática e o ensino musical, a ANSO é a única escola do país que forma maestros, instrumentistas de orquestra e pianistas vocacionados para música de câmara. Ao longo dos seus quase 30 anos, mudou o panorama cultural em Portugal, sendo muitos os seus alunos a entrar nas mais exigentes instituições de ensino e formações internacionais. Mais premiada escola nacional desta área, as novas gerações de intérpretes e diretores musicais que lança são reconhecidas pela qualidade. A música de câmara é uma das vertentes fundamentais da Academia Nacional Superior de Orquestra, que todos os anos apresenta o ciclo Jovens Solistas da Metropolitana.
- Centenário do Nascimento de Iannis XenakisPublication . Fernandes, Marco; Llopis, Fernando; Moital, Tomás; Cipriano, Francisco; Louro, Rafael; Rocha, TiagoBrochura de sala do concerto realizado pelo Percussões da Metropolitana a 18 de Novembro de 2022 no MUSEU NACIONAL DE ARTE ANTIGA em Lisboa no âmbito da Temporada 2022/2023 da Metropolitana dedicada a 30º aniversário da instituição. O programa do concerto foi preenchido com obras de Iannis Xenakis. O apelo das percussões é óbvio junto de todos os públicos, especialmente dos mais jovens. Mas, por trás das exibições de maestria e dos efeitos gestuais, há todo um estudo e uma prática que não podem ser descurados e marcam a diferença. As Percussões da Metropolitana são a prova disso mesmo. Juntando alunos da Escola Profissional da Metropolitana, do Conservatório de Música da Metropolitana e da Academia Nacional Superior de Orquestra, esta formação tem procurado como desafio a apresentação de reportórios bem diversificados, que passam do erudito à pop e às músicas do mundo. Mistura unificada essencialmente pela qualidade, mas também pela ousadia que dá sempre uma nota de espetacularidade às interpretações. A divulgação musical é um dos objetivos deste agrupamento, pelo que faz muitas apresentações para público escolar, mas realiza também concertos de maior fôlego em salas como o CCB ou o Cinema São Jorge, com solistas convidados como Anders Åstrand, Pedro Carneiro, entre muitos outros. Tem-se apresentado igualmente em alguns dos principais festivais de rua de Lisboa. Em 2011 e 2014 o grupo foi galardoado com o 1.º Prémio na categoria de Música de Câmara, nível médio, do Prémio Jovens Músicos, da RDP – Antena 2 e, em fevereiro de 2015, foi distinguido internacionalmente como Grand Prix Winner no «21st Century Art competition for young performance», que se realizou no Funchal. Este jovem grupo evidencia como a ponte entre a formação pedagógica e a prática artística musical tem dado frutos neste projeto inovador da Metropolitana. Uma descoberta constante dos sons e dos ritmos, dirigida pelo professor Marco Fernandes. As Percussões da Metropolitana tocam exclusivamente com produtos da marca Yamaha e Zildjian.
- A CHEGADA DO HOMEM À LUA - ORQUESTRA METROPOLITANA DE LISBOAPublication . Leaper, Adrian; Alves, Jorge Carvalho; Leitão, Rui CamposBrochura de sala do concerto realizado pela Orquestra Metropolitana de Lisboa com a participação de alunos da Academia Nacional Superior de Orquestra e do Coro Sinfónico Lisboa Cantat a 17 de Novembro de 2019 no CENTRO CULTURAL DE BELÉM em Lisboa no âmbito da Temporada 2019/2020 da Metropolitana. O programa do concerto foi preenchido com as obras de Mahler e Holst. O concerto foi dirigido pelo Maestro Adrian Leaper. A integração dos alunos da Orquestra Académica da Metropolitana à Orquestra Metropolitana de Lisboa, formando uma orquestra sinfónica, permite aos alunos da ANSO beneficiarem de uma experiência regular de trabalho, lado a lado com profissionais que guiam o desempenho do aluno, sob a direção de maestros de referência no panorama nacional e internacional.