IPS - ESE - DCT - Capítulos em livros
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Browsing IPS - ESE - DCT - Capítulos em livros by Subject "1º Ciclo do ensino básico"
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- Uma experiência sobre utilização segura da internet com alunos de 1º ciclo do ensino básicoPublication . Rodrigues, Maria Rosário; Grácio, JoãoEste artigo refere uma experiência de educação para a segurança tecnológica que decorreu numa sala de 1.º Ciclo de Ensino Básico. O trabalho diário que os alunos efectuaram com as tecnologias obrigou a tratar os seus comportamentos face à manutenção do computador e à segurança online. A participação no programa SeguraNet foi um complemento natural a este trabalho e introduziu novas componentes relacionadas com os jogos online e os telemóveis. Ao longo do ano, o professor desta turma foi percebendo que estes temas eram desconhecidos por muitos dos professores e assumiu que o trabalho destes alunos seria divulgado, por eles, a outras turmas da escola. Esta experiência foi avaliada pelos intervenientes e já nos parecia interessante para ser divulgada. No entanto, esta ideia foi reforçada pela publicação das metas de aprendizagem que, não sendo obrigatórias, incluem a segurança na Internet como um tema a ser tratado neste ciclo de ensino.
- Integração didática dos portáteis Magalhães numa sala de 1º CEBPublication . Rodrigues, Maria Rosário; Moreira, AntónioNum contexto em que os alunos de 1.º Ciclo do Ensino Básico dispunham de computadores portáteis (os Magalhães) decidimos levar a cabo um estudo de caso com caraterísticas etnográficas, no ano letivo de 2009/2010, na sala de aula de um professor deste ciclo de ensino, habitual utilizador das TIC, com o objetivo de tentar inferir sobre os reflexos da integração educativa das TIC, não só nos resultados escolares dos alunos, mas também no desenvolvimento das suas competências tecnológicas. O sucesso dos resultados obtidos pelos alunos permite-nos pensar que deviam ser criadas condições de acesso a computadores de baixo custo para os alunos cujos professores desejassem desenvolver um trabalho assíduo e regular de utilização didática das tecnologias. Esta recomendação torna-se particularmente pertinente para os alunos pertencentes a agregados familiares mais desfavorecidos onde este pequeno computador é, muitas vezes, o único meio de contribuir para que o fosso digital não se agrave.