IPAM - Porto
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Browsing IPAM - Porto by Subject "Abstenção"
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- Influência da comunicação digital no exercício do direito de votoPublication . Pinto, Maria de Fátima de Sousa Brito Coelho; Carvalho, NinoEste estudo investiga e tenta alcançar a compreensão da influência da comunicação digital na decisão do exercício do direito de voto, junto dos eleitores, entre os 18 e 34 anos, nas eleições legislativas de 2024. Nos últimos anos, a abstenção eleitoral tem sido uma preocupação em Portugal, especialmente entre os eleitores mais jovens, que mostram menos interesse pela participação política, na sua forma mais tradicional. Este fenómeno pode ser atribuído a diversos fatores, incluindo o descontentamento com o sistema político e a falta de identificação com os partidos políticos. A revisão da literatura revela que o marketing político evoluiu significativamente, adaptando-se às novas tecnologias e preferências dos eleitores. O novo conceito de marketing político emergiu, o marketing político digital, com o uso de plataformas digitais a ocuparem a centralidade da cena política. São, agora, uma ferramenta crucial para envolver os eleitores, em especial os mais jovens, que são mais propensos a consumir informações políticas online e a participar de discussões políticas nas redes sociais. Estratégias eficazes de marketing político devem, portanto, considerar a integração destas plataformas para alcançar e influenciar este segmento. O estudo visa identificar as plataformas digitais mais utilizadas para obtenção de informações políticas, avaliar a credibilidade percebida dessas informações, compreender o papel da comunicação política digital no envolvimento político dos jovens e analisar como essa comunicação influencia as decisões de participação nos atos eleitorais. Utilizando uma abordagem quantitativa, os dados foram coletados por meio de um questionário online distribuído online e, alcançando uma amostra de 199 respondentes. Os dados foram analisados com o auxílio do software JAMOVI, aplicando técnicas estatísticas descritivas para fornecer uma visão geral dos padrões de respostas dos participantes. Os resultados mostram que a qualidade da comunicação digital é um fator determinante na participação política entre os eleitores das faixas etárias em estudo. Especificamente, constatou-se que a frequência de uso das plataformas digitais e a credibilidade percebida das informações políticas influenciam significativamente as decisões de participação. Considera-se que este estudo fornece insights valiosos para o desenvolvimento de campanhas políticas digitais mais eficazes e contribui para uma compreensão mais profunda das dinâmicas eleitorais modernas. As conclusões destacam a importância de estratégias de comunicação digital bem estruturadas de forma a aumentar a participação eleitoral entre os jovens eleitores, nomeadamente entre os 18 e 34 anos, enfatizando a necessidade de adaptar os métodos de campanha tradicionais às novas realidades digitais.
- A obstenção em Portugal como fenómeno de não consumo político: diagnóstico das causas numa perspetiva de marketingPublication . Marques, Nuno; Ferreira, Mafalda
- Papel do marketing político na participação eleitoral na geração z: Um estudo comparativo do consumo político entre votantes e abstencionistasPublication . Madureira, Daniel Filipe Carvalho; Mena, RicardoA expressão de que o maior partido em Portugal é o partido da abstenção, está cada vez mais em voga e tem sido a realidade patente nos últimos atos eleitorais. Estima-se que os jovens sejam os principais responsáveis e representem a maior porção da abstenção, apesar de não existirem meios concretos que o possam afirmar. Nesse sentido, desenvolveu-se uma investigação que visa fornecer insights aos decisores políticos, relativamente às características e comportamentos políticos da Geração Z, oferecendo pontos de partida para a definição de estratégias de marketing direcionadas a este segmento. Para isso, realizou-se um estudo através de uma metodologia quantitativa de natureza aplicada e do tipo descritiva, através de um método dedutivo. Assim, adotou-se uma amostragem não probabilística por quotas e por bola de neve, que foi materializada através de um inquérito por questionário aplicado a 300 jovens pertencentes à Geração Z com idade legal para ter votado nas eleições legislativas de 2019 (entre os 19 e 26 anos) e com residência fixa em Portugal Continental. Com isto, concluiu-se que o perfil sociodemográfico dos abstencionistas pertencentes à Geração Z assentou essencialmente em indivíduos residentes em zonas do interior do país e sem um posicionamento político definido. Denotou-se também que políticas relacionadas com questões de assédio sexual explicavam positivamente a participação eleitoral, assim como a influência positiva dos líderes de opinião. Contrariamente, as sondagens constataram-se como meios de influência negativa na participação eleitoral. Por fim, verificou-se que as medidas institucionais de combate à abstenção de introdução de eleições simultâneas e do voto alargado reuniram uma opinião mais positiva juntos dos abstencionistas. Diversamente, as medidas da introdução do voto obrigatório e do voto antecipado e em mobilidade, reuniram opiniões mais negativas por parte dos abstencionistas.