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- O papel da responsabilidade social corporativa no valor da marca do setor de cosmética masculina e na intenção de compra em PortugalPublication . Moreira, Ana Catarina Pereira; Domingos, CatarinaObjetivo- A presente investigação tem como objetivo a compreensão do papel da responsabilidade social corporativa (RSC), no valor da marca do setor de cosmética masculina e na intenção de compra deste consumidor. Metodologia- A recolha de dados foi realizada através de um questionário online e presencial, testando as hipóteses da investigação que pretendem explicar a relação da RSC no modelo de consumer based brand equity e a influência da RSC na intenção de compra do consumidor de cosmética masculina. Esta recolha de dados permitiu a obtenção de uma amostra válida de 352 inquiridos. Resultados e principais conclusões- Do modelo conceptual testado, verificou-se que as dimensões do modelo de consumer based brand equity, relacionam-se positivamente com as iniciativas de RSC no setor de cosmética masculina. Quanto à intenção de compra de produtos de cosmética masculina de marcas socialmente responsáveis, esta é explicada em 59,10% pelo valor percebido das iniciativas de RSC e pela atitude dos consumidores em relação a marcas de cosméticos socialmente responsáveis. Contributos Práticos – Em termos de estratégia de marketing, o setor de cosmética masculina deverá criar programas eficazes de comunicação das iniciativas de RSC que demonstram de forma clara o os resultados dessas mesmas atividades. O foco será a educação continua do consumidor através de rótulos com elementos, selos ou legendas de certificação da área de responsabilidade social. Originalidade/ Valor- O facto de não ter sido realizado nenhum estudo cuja temática seja o papel das iniciativas de RSC e na resposta do consumidor no setor de cosmética masculina e na sua intenção de compra em Portugal revela a originalidade da investigação, trazendo implicações úteis para as empresas do setor da cosmética masculina.
- Comma: interface de aprendizagem à distância - a intervenção do designer no auxilio à situação de emergência social dos refugiadosPublication . Gomes, Teresa; Lemos, JoãoO presente relatório integra-se no plano de estudos do Mestrado em Design de Comunicação da Escola Superior de Artes e Design e visa a elaboração de um projeto de web design no âmbito do Design Social. O seu intuito é analisar a função social do design no Auxílio à Situação de Emergência Social da Crise dos Refugiados. O contexto de desenvolvimento decorre da apresentação Breaking Borders Through Art, um projeto lançado pela associação Humanity on the Move, que propôs a conceção de uma solução artística focada nas circunstâncias vividas pela comunidade de refugiados nas Ilhas do Mar Egeu, a partir da associação de um artista e um refugiado. No decorrer de uma conversa informal com Asad, refugiado afegão, surgiu a motivação e a oportunidade para a criação de uma interface de e-learning para refugiados designada “Comma”, que proporcionasse a refugiados ou a pessoas em situações similares a continuidade da formação académica (EaD), centrada em práticas de ensino assistidas e na rentabilização do tempo de espera nos campos de refúgio. A prática projetual abordada no âmbito deste mestrado analisa e estuda os conceitos relacionados com o design social e realiza uma aplicação de aprendizagem online, considerando as fases fundamentais de desenvolvimento de um projeto de design, do briefing à conceção, da ideia à produção da interface, abordando as questões seminais relacionadas
- Papel do marketing político na participação eleitoral na geração z: Um estudo comparativo do consumo político entre votantes e abstencionistasPublication . Madureira, Daniel Filipe Carvalho; Mena, RicardoA expressão de que o maior partido em Portugal é o partido da abstenção, está cada vez mais em voga e tem sido a realidade patente nos últimos atos eleitorais. Estima-se que os jovens sejam os principais responsáveis e representem a maior porção da abstenção, apesar de não existirem meios concretos que o possam afirmar. Nesse sentido, desenvolveu-se uma investigação que visa fornecer insights aos decisores políticos, relativamente às características e comportamentos políticos da Geração Z, oferecendo pontos de partida para a definição de estratégias de marketing direcionadas a este segmento. Para isso, realizou-se um estudo através de uma metodologia quantitativa de natureza aplicada e do tipo descritiva, através de um método dedutivo. Assim, adotou-se uma amostragem não probabilística por quotas e por bola de neve, que foi materializada através de um inquérito por questionário aplicado a 300 jovens pertencentes à Geração Z com idade legal para ter votado nas eleições legislativas de 2019 (entre os 19 e 26 anos) e com residência fixa em Portugal Continental. Com isto, concluiu-se que o perfil sociodemográfico dos abstencionistas pertencentes à Geração Z assentou essencialmente em indivíduos residentes em zonas do interior do país e sem um posicionamento político definido. Denotou-se também que políticas relacionadas com questões de assédio sexual explicavam positivamente a participação eleitoral, assim como a influência positiva dos líderes de opinião. Contrariamente, as sondagens constataram-se como meios de influência negativa na participação eleitoral. Por fim, verificou-se que as medidas institucionais de combate à abstenção de introdução de eleições simultâneas e do voto alargado reuniram uma opinião mais positiva juntos dos abstencionistas. Diversamente, as medidas da introdução do voto obrigatório e do voto antecipado e em mobilidade, reuniram opiniões mais negativas por parte dos abstencionistas.
- O impacto dos influenciadores digitais no instagram na decisão de compra do consumidor portuguêsPublication . Lima, Ana Margarida Oliveira; Menezes, KarlaAtualmente, as redes sociais desempenham um papel importante na área do Marketing, desenvolvendo-se nelas novas formas de comunicar, de publicitar e de vender produtos e serviços. Por esta razão, as marcas têm vindo a investir cada vez mais em estratégias de Marketing que potenciem os recursos destas plataformas, entrando numa nova era digital. Os consumidores utilizam as redes sociais para partilhar interesses, opiniões e experiências, mas também para obter informações sobre marcas, produtos e serviços. É nas redes sociais que se desenvolvem importantes campanhas de divulgação e de publicidade, considerando que é nestas plataformas que os consumidores passam uma grande parte do seu tempo online. É neste contexto que surge o Marketing de Influência e os influenciadores digitais, figuras importantes e influentes no meio digital. O presente estudo foi realizado para analisar o impacto que as campanhas feitas por influenciadores digitais no Instagram têm na decisão de compra do consumidor português. O trabalho de pesquisa foi realizado com foco no Instagram, por ser a rede social de eleição no que concerne o Marketing de Influência. Os dados foram recolhidos através de uma análise qualitativa, em que foram observadas e analisadas as páginas de três influenciadoras no Instagram, e uma análise quantitativa sob a forma de inquérito. Este estudo poderá contribuir para uma melhor compreensão do processo de Marketing de Influência no mercado português e, posteriormente, utilizado para a realização de uma investigação em maior escala. Por fim, os resultados poderão ser aplicados por profissionais de Marketing e empresas que pretendam investir em publicidade através de Marketing de Influência e influenciadores digitais no Instagram.
- Relatório da Unidade Curricular: Relatório sobre o programa, os conteúdos e os métodos de ensino da unidade curricular EstratégiaPublication . Rosado, David Miguel PascoalEste é um relatório sobre o programa, os conteúdos e os métodos de ensino da unidade curricular Estratégia, apresentado na Universidade Europeia com vista à obtenção do título académico de Agregado em Gestão. Neste documento aborda-se a Estratégia como um desafio para o ensino superior e para as organizações em geral, procede-se a uma explanação da organização científico-pedagógica da unidade curricular Estratégia e, finalmente, perfaz-se uma análise em domínio de lecionação desta disciplina. Alude-se à Estratégia em sentido extensivo, com referência à estreita ligação entre a estratégia militar e a estratégia empresarial, aos desafios da gestão estratégica moderna e à necessidade de uma administração criteriosa e eficiente de recursos. Sublinha-se a relevância dos recursos humanos nas organizações e destaca-se a urgência de contribuir, num ambiente sociocultural em mutação, para uma gestão intercultural mais efetiva e inclusiva.
- A construção de uma marca sustentável e a divulgação dos seus valores através de experiências reais e digitaisPublication . Silva, Mariana; Martins, VeraO presente relatório de estágio tem como objeto de estudo compreender a construção de uma marca sustentável e a divulgação dos seus valores, através de experiências reais e digitais, abordando um estudo de caso real de uma identidade visual corporativa desenvolvida em contexto de estágio curricular, no âmbito do Mestrado em Design de Identidade Digital (DID), da Escola Superior de Tecnologia e Gestão, do Instituto Politécnico de Portalegre (ESTG-IPP). Realizou-se a introdução ao tema, onde foi possível entender o seu enquadramento, a justificação, escolha e pertinência do mesmo, bem como a referência ao local de estágio, durante o período de quase quatro meses. A marca de moda sustentável, inserida no projeto de investigação, procura combater os desperdícios industriais, tornando-os matéria-prima da identidade, onde o upcycling se destaca neste setor. Após a definição dos objetivos gerais, objetivos específicos e das hipóteses a serem estudadas, procuraram-se metodologias adequadas para a análise das temáticas, através de um estudo exploratório com base na observação participante ativa e numa investigação intervencionista, com recurso a inquéritos por entrevista. Recorrendo a autores das áreas em estudo, de outras dissertações, teses, livros e pesquisa online, abordaram-se três temas fulcrais: marca, design emocional e divulgação e plataformas digitais. Através de uma metodologia qualitativa, procedeu-se a uma análise de conteúdo dos dados obtidos, permitindo, consequentemente, obter valores mais específicos para as conclusões do presente relatório. A investigação ajudou a compreender, mais aprofundadamente, a criação de uma marca, a construção de uma identidade visual corporativa; sentimentos, preocupações, valores, contribuições e influências da indústria de moda sustentável; importância das plataformas digitais e divulgação da identidade e valores de uma marca
- Stress (operacional/organizacional) e Burnout como preditores da Ideação Suicida nas Forças PoliciaisPublication . Leite, Rute Maria dos Santos Pereira; Silva, António Manuel Leitão da; Felgueiras, Sérgio Ricardo Costa ChagasO fenómeno do suicídio tem desencadeado preocupação, pois assiste-se ao aumento do número de suicídios, em geral, mas também em polícias, frequentemente com recurso à arma de serviço e no contexto de trabalho. Urge, então, estudar este fenómeno, que alguns estudos associam às consequências do burnout como resposta desadequada ao stress crónico no trabalho. Este trabalho tem como problema de investigação o stress/burnout e a ideação suicida nas forças policiais, colocando como questão de investigação: constituirão o stress operacional/organizacional e o burnout preditores da ideação suicida nas forças policiais? Tem como objetivos: identificar os níveis de stress operacional e organizacional, e de burnout numa amostra de polícias; conhecer a sua ideação suicida; verificar se stress, burnout e ideação suicida variam em função de características sociodemográficas e profissionais; e verificar se stress e burnout são preditores da ideação suicida. Aplicou-se online, entre fevereiro e outubro de 2021 um questionário anónimo e confidencial a 1802 polícias, após autorização institucional. Este questionário incluiu questões sociodemográficas e profissionais e as versões portuguesas do Operational Police Stress Questionnaire, Organizational Police Stress Questionnaire, Oldenburg Burnout Inventory e Adult Suicidal Ideation Questionnaire. Os resultados revelaram que os polícias apresentam médias moderadas de stress operacional, de stress organizacional e de burnout, e médias baixas de ideação suicida. Contudo, devido à dispersão dos resultados foi efetuada uma análise de níveis segundo pontos de corte dos autores, encontrando-se 72% da amostra com stress operacional elevado, 62% com stress organizacional elevado, 56% em burnout, apresentando 68% ideação suicida, dos quais 3% no último mês. As análises comparativas revelaram que os polícias do sexo masculino, com menos habilitações, na posição de agente/guarda, a trabalhar por turnos, e que fazem serviço operacional são os que apresentam níveis mais elevados de stress/burnout. Na ideação suicida não se encontraram diferenças significativas. Existem correlações significativas entre stress, burnout e ideação suicida, sendo esta explicada em 20% pelas restantes variáveis, nomeadamente em 7,3% pelo burnout, 6,5% pelo stress operacional, 3,3% pelo stress organizacional e 2,1% pelas variáveis profissionais, sem contributo explicativo significativo das variáveis sociodemográficas. É, então, necessário adotar estratégias de gestão do stress de forma a este não evoluir para burnout, bem como de refletir sobre a ideação suicida, pois esta surge frequentemente associada a comportamentos suicidas e ao suicídio per si.
- Interpretabilidade em modelos de avaliação de risco cardiovascularPublication . Figueiredo, Maria Inês Dias; Paredes, Simão Pedro Mendes Cruz ReisSegundo a World Health Organization, as doenças cardiovasculares representam uma das principais causas de morte a nível mundial. Para tentar contrariar esta tendência, as medidas passam bastante pela prevenção. Neste campo, a análise de dados clínicos tendo por base vários modelos Machine learning de previsão de risco tem vindo a ser implementada, com o objetivo de prever o risco de ocorrência de um determinado evento (doença, morte, etc.). No entanto, os modelos apresentam algumas fragilidades, entre as quais é possível destacar a falta de interpretabilidade, pois alguns são modelos black-box. Estes, apesar dos elevados desempenhos que apresentam, nem sempre conseguem explicar as suas previsões ao utilizador final. No entanto, em áreas tão críticas como a da saúde, o aumento da interpretabilidade é fundamental para criar a confiança necessária nos clínicos e permitir a efetiva incorporação deste tipo de ferramentas na prática clínica. Desta forma, têm tentado desenvolver-se modelos cada vez mais white-box que, ao fornecerem explicações sobre os resultados que apresentam, transmitem essa confiança aos utilizadores. O objetivo principal do trabalho é analisar modelos Machine learning, de entre os selecionados, e o modelo GRACE, para perceber qual consegue transmitir o melhor compromisso entre interpretabilidade e performance. Escolheu-se o modelo GRACE por ser, atualmente, um modelo de previsão de risco bastante utilizado por profissionais da área clínica para avaliar pacientes com doenças cardíacas agudas. Os algoritmos escolhidos são Árvore de decisão, Naïve Bayes e Clustering. A Árvore de decisão é aplicada visto ser bastante interpretável e permitir facilmente a extração de regras. O modelo Bayesiano permite calcular relações probabilísticas entre classes, neste caso entre sintomas e possibilidade de morte ou sobrevivência. Por último o Clustering, dado que permite agrupar pacientes com caraterísticas semelhantes. Os modelos referidos são executados com um dataset composto por dados clínicos de pacientes dos Hospitais de Santa Cruz e de Leiria. Para cada um dos modelos são calculadas métricas demonstrativas da respetiva performance. Simultaneamente, são extraídas regras a partir de cada um deles e tenta-se verificar a veracidade das mesmas com recurso a dados reais. Por fim, todos os modelos são comparados em termos das performances obtidas, tendo-se concluído que o GRACE é o que consegue obter o melhor compromisso entre a performance e a interpretabilidade que fornece. Isto acaba por revelar um equilíbrio com a realidade, visto que este é um modelo bastante aplicado na prática clínica.
- Recém-nascida prematura : um estudo de casoPublication . Almeida, Rafael; Loureiro, Fernanda
- QUARTA DE SCHUMANN - ORQUESTRA ACADÉMICA METROPOLITANAPublication . Leitão, Rui Campos; Burfin, Jean-Marc; Cortez, Daniela; Silva, Francisco Lima daBrochura de sala do concerto realizado pela Orquestra Académica Metropolitana a 29 de Abril de 2022 no AUDITÓRIO da REITORIA da UNIVERSIDADE NOVA de LISBOA no âmbito da Temporada 2021/2022 da Metropolitana dedicada a 30º aniversário da instituição. O programa do concerto foi dedicado ao Prémio Fundação Inatel 2022 - 11.ª edição, tendo como a vencedora ex-aequo a aluna da ANSO, Daniela Cortez, Fagote. Neste concerto foi estreada a obra Reminiscência do ex-aluno da ANSO, Francisco Lima da Silva. O concerto foi dirigido pelo Maestro Jean-Marc Burfin, Maestro Titular da Orquestra Académica Metropolitana, e pelos alunos da Licenciatura em Música da ANSO.