Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

O impacto dos influenciadores digitais no instagram na decisão de compra do consumidor português

Use this identifier to reference this record.

Abstract(s)

Atualmente, as redes sociais desempenham um papel importante na área do Marketing, desenvolvendo-se nelas novas formas de comunicar, de publicitar e de vender produtos e serviços. Por esta razão, as marcas têm vindo a investir cada vez mais em estratégias de Marketing que potenciem os recursos destas plataformas, entrando numa nova era digital. Os consumidores utilizam as redes sociais para partilhar interesses, opiniões e experiências, mas também para obter informações sobre marcas, produtos e serviços. É nas redes sociais que se desenvolvem importantes campanhas de divulgação e de publicidade, considerando que é nestas plataformas que os consumidores passam uma grande parte do seu tempo online. É neste contexto que surge o Marketing de Influência e os influenciadores digitais, figuras importantes e influentes no meio digital. O presente estudo foi realizado para analisar o impacto que as campanhas feitas por influenciadores digitais no Instagram têm na decisão de compra do consumidor português. O trabalho de pesquisa foi realizado com foco no Instagram, por ser a rede social de eleição no que concerne o Marketing de Influência. Os dados foram recolhidos através de uma análise qualitativa, em que foram observadas e analisadas as páginas de três influenciadoras no Instagram, e uma análise quantitativa sob a forma de inquérito. Este estudo poderá contribuir para uma melhor compreensão do processo de Marketing de Influência no mercado português e, posteriormente, utilizado para a realização de uma investigação em maior escala. Por fim, os resultados poderão ser aplicados por profissionais de Marketing e empresas que pretendam investir em publicidade através de Marketing de Influência e influenciadores digitais no Instagram.

Description

Keywords

Marketing de Influência Influenciadores Digitais Redes Sociais Instagram Campanhas de Publicidade

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

CC License