AM - CS - CSC - Ciências Sócio-Comportamentais
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- O Processo de Emergência da Liderança na Academia MilitarPublication . Zaqueu, MisselisContrariando as abordagens tradicionais de liderança, segundo as quais os traços de personalidade não parecem predizer a liderança, as perspetivas mais recentes sublinham a importância destas variáveis ao nível da influência e da sua relação como preditores no processo de emergência da liderança nos indivíduos, em especial nos grupos de trabalho. O presente trabalho de investigação aplicada procura contribuir para uma melhor compreensão e explicitação das variáveis que estão na base da emergência da liderança nos cadetes da Academia Militar de Portugal. Em particular, analisa de que forma a estabilidade emocional (resiliência emocional e limite de desordem emocional), o conflito intragrupal (conflito de relacionamento e o conflito de tarefa) e os cinco grandes fatores de personalidade Big Five (extroversão, amabilidade, conscienciosidade, neuroticismo e abertura à experiência) explicam a emergência da liderança. De forma adicional explora-se o comportamento evolutivo, destes fatores/traços, ao longo de quatro anos de formação na Academia Militar de Portugal. Participaram no nosso estudo trezentos e vinte e dois cadetes das várias armas e serviços do Exército e da Guarda Nacional Republicana, com idades compreendidas entre os dezassete e os vinte e quatro anos. Para a prossecução deste estudo foram utilizados o NEO-Five-Factor (Costa & McCrae, 1992), para a avaliação das cinco dimensões do Big Five. Para medir o limite de desordem e a resiliência emocional, recorremos ao Questionário de Estabilidade Emocional (Li, Chun, Ashkanasy e Ahlstrom, 2012). Para a avaliação da liderança emergente, foi utilizada a Escala de Controlo Sociopolítico desenvolvida por Zimmerman e Zahnister (1991). Por fim recorremos à Escala de Avaliação do Conflito Intragrupal (Jehn 1997; Pearson, Ensley & Amason, 2002), constituída por duas subescalas, o conflito de tarefa e o conflito de relacionamento. Os resultados apoiam a ideia de que a estabilidade emocional, o conflito de relacionamento, a extroversão e a abertura à experiência estão positivamente relacionados com a emergência da liderança dos futuros líderes militares. As análises realizadas permitiram também concluir que o desenvolvimento dos conflitos é diferente, ao longo da permanência dos cadetes na Academia Militar de Portugal.