AFA - DA - Departamento de Aeronáutica
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- Avaliação da qualidade do Curso de Mestrado em Aeronáutica Militar: estudo prático à especialidade de Piloto AviadorPublication . Monteiro, VascoVoar é, na sua essência, a ação de livre mobilidade na atmosfera. Consiste num movimento nos três eixos de direção: longitudinal, transversal, vertical. Voar é um movimento anómalo para o Homem já que ele só está habituado a movimentar-se nos eixos transversal e vertical. Voar é também a habilidade de tomar decisões num curto espaço de tempo. Voar envolve preparação prévia e treino de modo a resolver emergências que possam ocurrer, internas ou externas à aeronave. Dito isto, o desejo de ser um piloto, especialmente militar, não é suficiente. É necessário todo um conjunto de características físicas e psicológicas para o ser. Uma vez que as organizações modernas se deparam com ambientes muito difíceis e dinâmicos, é indiscutível afirmar que os seus recursos humanos precisam de estar previamente preparados. Um primeiro passo a implementar será a gestão de competências, que cada vez mais comprova sua importância na gestão de recursos humanos. A Força Aérea Portuguesa não é excepção. Modelos de competências podem ser aplicados no recrutamento, seleção, progressão na carreira, no entanto, a presente dissertação é uma tentativa de aplicar um modelo de competências na Academia de Força Aérea nomeadamente no Mestrado em Aeronáutica Militar, especialidade de Piloto Aviador. Utilizando um modelo de análise de qualidade baseado em competências, aliado ao conhecimento da Gestão de Competências, este trabalho procura dotar ferramentas de análise de qualidade inovadoras utilizando como caso prático o curso dos Pilotos Militares portugueses.
- Capital psicológico positivo como preditor do desempenho percebido: estudo aplicado aos alunos da Academia da Força AéreaPublication . Margarido, Gonçalo Filipe CantanteO presente estudo tem como principal objetivo analisar a influência do capital psicológico positivo no desempenho dos alunos da Academia da Força Aérea. Assim, foi analisada a relação entre estas duas variáveis, adicionando ainda o work engagement como variável mediadora nesta relação. Desta forma, o capital psicológico positivo promove o work engagement, que por consequência estimula a um melhor desempenho por parte dos alunos. Quanto à variável desempenho, esta foi analisada através do desempenho de tarefa, do desempenho contextual e dos comportamentos de trabalho contraproducentes. Para conduzir esta investigação, realizou-se um estudo de natureza correlacional, transversal, com uma metodologia quantitativa, através de um inquérito por questionário. A amostra foi composta por 242 alunos da Academia da Força Aérea. Os resultados confirmaram existir uma relação positiva e significativa entre o capital psicológico positivo e o work engagement, para com o desempenho individual. Relativamente às três vertentes de desempenho, à semelhança da literatura, provou-se existir uma relação positiva e significativa entre, tanto o capital psicológico positivo como o work engagement, para com o desempenho de tarefa e contextual, e negativa e significativa com os comportamentos de trabalho contraproducentes. Confirmou-se ainda a mediação parcial entre as três variáveis estudadas. Esta investigação permitiu expandir o conhecimento das variáveis que conduzem a melhores níveis de desempenho dos alunos da Academia da Força Aérea, fornecendo a informação necessária, para que com as ferramentas certas, tais como programas de desenvolvimento do capital psicológico positivo, se consiga investir esforços nos preditores do desempenho individual.
- A influência dos Big Five e da resiliência no desempenho dos alunos da Academia da Força Aérea PortuguesaPublication . Maria, Tomás; Palma, Patrícia; Farinha, AnaA literatura tem apontado a Personalidade como um importante preditor do desempenho. Esta investigação tem como objetivo compreender se existe influência dos Cinco Fatores da Personalidade e da Resiliência no Desempenho Académico, Físico e Militar nos alunos da Academia da Força Aérea (AFA). Paralelamente tenta-se identificar as dimensões da Personalidade (Big Five) e da Resiliência preditivas do Desempenho Académico, Físico e Militar dos alunos da AFA, perceber se a resiliência aumenta com a antiguidade dos alunos como também verificar se existem diferenças nos Cinco Fatores da Personalidade ao longo dos anos de curso. A amostra consiste em 77 alunos, com a idade máxima de 29 anos e uma mínima de 18 anos, perfazendo o total do universo populacional dos alunos da AFA no ano letivo de 2016/2017. Foi utilizada uma metodologia quantitativa de recolha e análise de dados, utilizando o Inquérito por Questionário como fonte para a obtenção dos dados. Foram utilizados dois instrumentos. O instrumento referente à Personalidade foi baseado no Modelo dos Cinco Fatores de Hutz et al (1998) que posteriormente foi reduzido para apenas 25 adjetivos divididos (Filho et al., 2012) em 5 subescalas (Extroversão, Amabilidade, Conscienciosidade, Neuroticismo e Abertura à Experiência). Relativamente ao instrumento da Resiliência baseia-se na Resilience Scale (RS) de Wagnild e Young (1993), tendo sido adaptada para a cultura portuguesa por Felgueira, Festas e Vieira (2010). Esta investigação conclui que a Conscienciosidade e a Resiliência são preditores do Desempenho Académico dos alunos da AFA, mais especificamente o item 11 – Dedicada dos Big Five, o item 4 (Manter-me interessado nas atividade do dia-a-dia é importante para mim) e o item 12 (vivo um dia de cada vez). De entre os modelos testados, o modelo que integra os itens 4 e 12 da Resiliência revelou-se um melhor modelo explicativo. Relativamente ao Desempenho Militar verificou-se que a Conscienciosidade e o Neuroticismo são os fatores que predizem o Desempenho Militar sendo que os itens preditores são o item 11 – Dedicada (Conscienciosidade) e o item 18 – Insegura (Neuroticismo). Na Resiliência verificou-se que o item 8 (Sou amigo de mim próprio), o item 12 (vivo um dia de cada vez), o item 17 (A confiança em mim próprio ajuda-me a lidar com situações difíceis) e o item 21 (A minha vida tem sentido) são preditores do Desempenho Militar. Os itens 11 – Dedicada e 18 – Insegura consideram-se o melhor modelo explicativo. Com esta investigação foi possível confirmar algumas conclusões verificadas noutros estudos referentes a esta temática. Com isto, é possível certificar estas conclusões na realidade da AFA. Para além da confirmação de algumas conclusões de outros estudos, foi possível verificar que os níveis de resiliência não aumentam com a antiguidade dos alunos, o que não vai ao encontro ao que deveria ser esperado. Verificou-se também que os níveis de Resiliência não têm influência no desempenho dos alunos, o que mais uma vez não vai ao encontro do esperado. A investigação termina com as limitações e as direções futuras.
- Questionando as virtudes da inteligência emocional e da metacognição na seleção e formação dos Pilotos Aviadores: impacto das duas variáveis no desempenho em vooPublication . Lopes, MariaEsta investigação tem como objetivo, estudar o impacto da Inteligência Emocional (IE) e da metacognição no desempenho em voo dos Pilotos Aviadores (PILAV’s), nas fases de seleção e formação. Simultaneamente, analisou-se a evolução dos níveis de IE e metacognição na Academia da Força Aérea (AFA), e o comportamento destas variáveis no contexto de entrada dos novos membros para a organização. A amostra do presente estudo corresponde à totalidade de candidatos que frequentaram o Estágio de Seleção de Voo (ESV) de 2018 e à totalidade de alunos PILAV da AFA no ano letivo 2018/2019, perfazendo um total de 101 participantes. Foi utilizada uma metodologia quantitativa de recolha de dados, utilizando um inquérito por questionário para obtenção destes. O instrumento utilizado para medir a IE foi o Emotional Quotient Inventory (EQ-i) de Bar-On (1997, 2000), e para medir a metacognição foi utilizado o Metacognitive Awareness Inventory (MAI), criado por Schraw e Dennison (1994) e adaptado ao contexto organizacional da população portuguesa por Bártolo-Ribeiro e Gomes (2017). Foi utilizado o programa estatístico Statistical Package for the Social Sciences (SPSS) versão 22.0 para o tratamento dos dados. No contexto de seleção, a IE e a metacognição revelaram resultados significativos na predição do desempenho em voo dos candidatos na missão C1-03. No contexto de formação da AFA, em particular no Centro de Atividades Aéreas (CAA), a metacognição revelou um efeito positivo no desempenho em voo dos alunos, indicando que os participantes com maior consciência metacognitiva obtêm melhores classificações de voo. No contexto de formação dos alunos tirocinantes, na Esquadra 101, não foi possível obter resultados conclusivos, muito provavelmente, devido à reduzida dimensão da amostra. Da análise da evolução dos níveis de IE e metacognição na AFA, concluiu-se que estes não aumentam progressivamente de ano para ano. No estudo longitudinal efetuado com os novos membros da organização, concluiu-se que os níveis de IE são afetados pela tática de desinvestidura, diminuindo. Os níveis de metacognição também diminuíram, mas as diferenças verificadas não foram estatisticamente significativas. Na análise da relação entre as variáveis preditoras, a IE e a metacognição revelaram estar fortemente correlacionadas, indicando que os participantes com elevados níveis de IE também apresentam níveis superiores de metacognição, e vice-versa. As contribuições do estudo para a literatura e para a organização em que está inserido, reforçam a importância de incluir estas competências na seleção e formação dos aviadores. Por último, são apresentadas as limitações desta investigação, assim como, propostas para estudos futuros nesta área.
- Relação entre a cultura organizacional e a liderança na formação de oficiais da Força AéreaPublication . Lopes, GermanoA presente investigação tem como objetivo estudar a cultura organizacional e o estilo de liderança junto de alunos, futuros oficiais, formados pelas duas escolas da Força Aérea – Academia da Força Aérea (AFA) e Centro de Formação Militar e Técnica da Força Aérea (CFMTFA) –, e verificar da existência, ou não, de diferenças de cultura e de liderança. Neste âmbito, foi analisada uma amostra de 173 alunos-militares (135 da AFA e 38 do CFMTFA) e utilizada uma metodologia quantitativa de recolha de dados. Os instrumentos utilizados foram o Multifactor Leadership Questionnaire (MLQ) e o Organizational Culture Assessment Instrument (OCAI). Ao nível dos resultados, e no que respeita à cultura organizacional, foram encontradas diferenças significativas: entre a AFA e o CFMTFA apenas na dimensão cultura de Mercado; entre os vários grupos da AFA (alunos do Curso de Mestrado em Aeronáutica Militar e alunos do Curso de Integração nos Quadros Especiais de Técnicos de Saúde dentro da AFA); e, ao nível do género, apenas na cultura de Mercado. No caso da liderança, foram igualmente encontradas diferenças significativas entre a AFA e o CFMTFA, mas diferentemente da Cultura, não se observaram diferenças significativas intra-AFA nem intra-género. Por último, foi demonstrada a existência de uma relação entre a cultura organizacional e a liderança nos estabelecimentos de ensino estudados, indo assim ao encontro da literatura existente.
- O stress e a sua influência no desempenho dos alunos da Academia da Força Aérea PortuguesaPublication . Bola, Pedro; Palma, Patrícia; Farinha, AnaEsta investigação tem como objetivos avaliar os níveis médios de stress percebido e analisar a associação existente entre o stress e o desempenho dos alunos da Academia da Força Aérea. Complementarmente, foram identificadas as fontes de stress com mais relevância para os alunos. A amostra consiste em 76 alunos, entre os 18 e os 29 anos, do Curso de Mestrado em Aeronáutica Militar do ano letivo 2016/2017. Foi utilizada uma metodologia quantitativa de recolha e análise de dados, através da aplicação de um Inquérito por Questionário. O instrumento utilizado é composto pela Perceived Stress Scale reduzida, de 10 itens, a versão portuguesa (Trigo et al., 2010), e por um questionário adaptado do Questionário de Vivências Académicas reduzido (Almeida, Ferreira e Soares, 1999) e do Student Stress Survey (Ross, Niebling e Heckert, 1999), denominado de Questionário de Vivências Diárias. Para o agrupamento e análise dos dados foi utilizado o Statistical Package for the Social Sciences (SPSS). Foi possível concluir-se que os alunos da Academia da Força Aérea percecionam níveis de stress significativamente mais elevados relativamente a outros estudantes universitários fora do âmbito militar. No entanto, não se pôde concluir com certeza que o stress influencie o desempenho, nem negativamente, nem positivamente. Conclui-se, porém, que os alunos mais novos percecionam maiores níveis de stress do que os mais velhos. A fonte de stress que mais foi identificada pelos alunos foi o ‘’Namoro’’. No entanto, foram as ‘’Mudanças na vida social’’ e as ‘’Responsabilidades acrescidas’’ que provaram ter a maior influência nos níveis médios de stress percebido dos alunos. Dos fatores identificados no Questionário de Vivências Diárias, concluiu-se que os alunos com maiores níveis de ‘’bem-estar psicológico’’ apresentam menores níveis de stress. Este estudo reforça conclusões semelhantes obtidas em investigações anteriores aplicadas tanto a contexto civil como militar, e tanto em estudantes universitários, como em trabalhadores. Foi, então, possível complementar o estado da arte relativamente a temática em estudo, acrescentando valor prático.
- O stress e a sua influência no desempenho dos alunos da Academia da Força Aérea PortuguesaPublication . Bola, PedroEsta investigação tem como objetivos avaliar os níveis médios de stress percebido e analisar a associação existente entre o stress e o desempenho dos alunos da Academia da Força Aérea. Complementarmente, foram identificadas as fontes de stress com mais relevância para os alunos. A amostra consiste em 76 alunos, entre os 18 e os 29 anos, do Curso de Mestrado em Aeronáutica Militar do ano letivo 2016/2017. Foi utilizada uma metodologia quantitativa de recolha e análise de dados, através da aplicação de um Inquérito por Questionário. O instrumento utilizado é composto pela Perceived Stress Scale reduzida, de 10 itens, na versão portuguesa (Trigo, Canudo, Branco, & Silva, 2010), e por um questionário adaptado do Questionário de Vivências Académicas reduzido (Almeida, Ferreira e Soares, 1999) e do Student Stress Survey (Ross, Niebling, & Heckert, 1999), denominado de Questionário de Vivências Diárias. Para o agrupamento e análise dos dados foi utilizado o Statistical Package for the Social Sciences (SPSS). Foi possível concluir que os alunos da Academia da Força Aérea percecionam níveis de stress significativamente mais elevados relativamente a outros estudantes universitários fora do âmbito militar. No entanto, não se pôde concluir com certeza que o stress influencie o desempenho, nem negativamente, nem positivamente. Conclui-se, porém, que os alunos mais novos percecionam maiores níveis de stress do que os mais velhos. A fonte de stress que mais foi identificada pelos alunos foi o ‘’Namoro’’. No entanto, foram as ‘’Mudanças na vida social’’ e as ‘’Responsabilidades acrescidas’’ que provaram ter a maior influência nos níveis médios de stress percebido dos alunos. Dos fatores identificados no Questionário de Vivências Diárias, concluiu-se que os alunos com maiores níveis de ‘’bem-estar psicológico’’ apresentam menores níveis de stress. Este estudo reforça conclusões semelhantes obtidas em investigações anteriores aplicadas tanto a contexto civil como militar, e tanto em estudantes universitários, como em trabalhadores. Foi, então, possível complementar o estado da arte relativamente a temática em estudo, acrescentando valor prático.
- Os valores humanos e o comprometimento organizacional na Academia da Força AéreaPublication . Brito, JoãoO presente estudo tem como objetivo medir o impacto que a antiguidade na Academia da Força Aérea tem nos valores humanos e no comprometimento organizacional com a Força Aérea. Procurou-se simultaneamente, averiguar se os valores influenciam o comprometimento, e quais estão associados ao mesmo. A amostra é composta por 153 militares da Academia da Força Aérea, dos quais 135 são alunos (ETM, 1ºano, 2ºano, 3ºano, 4ºano e 5ºano), do ano letivo 2018/2019, e 18 são oficiais. Foi utilizada uma metodologia quantitativa de recolha e análise de dados, sendo utilizado como instrumento de pesquisa um questionário constituído por três partes. A primeira parte visa caracterizar e identificar a amostra investigada. A segunda parte, desenvolvida com recurso ao Inventário de valores humanos de Schwartz (2003), procura indicar os valores, e a última parte, baseada no “Modelo da três Componentes” de Meyer e Allen (1997), pretende averiguar os aspetos relativos ao comprometimento organizacional. O seguinte estudo conseguiu demonstrar que a antiguidade tem uma influência significativa no comprometimento organizacional. No entanto, a mesma situação não foi verificada para os valores humanos, uma vez que apenas os valores de estimulação apresentavam diferenças significativas com a antiguidade. Não foi igualmente possível comprovar a existência de uma relação direta entre os valores humanos e o comprometimento organizacional.