ESEC – Trabalhos de Projeto | Relatórios de Estágio | Projetos de Investigação
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ESEC – Trabalhos de Projeto | Relatórios de Estágio | Projetos de Investigação by Subject "2.º Ciclo"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- A Lenda como recurso didático: uma abordagem interdisciplinar no ensino do português e da história e geografia de Portugal, no 5.º ano de escolaridadePublication . Simão, Inês Filipa Rodrigues; Ferreira, Ana Paula Ramos, 1970-Neste relatório final pretendo explorar duas abordagens pedagógicas distintas, isto é, o ensino tradicional e a Metodologia de Trabalho de Projeto em contexto interdisciplinar. O projeto desenvolveu-se com base na urgência de mudança na educação do século XXI, no sentido de capacitar os alunos para a mobilização de conhecimentos em vários âmbitos, relacionando as suas vivências com os conhecimentos adquiridos em sala de aula. A intervenção pedagógica ocorreu em duas turmas distintas e com recurso a abordagens pedagógicas igualmente distintas. Na primeira abordagem, as lendas foram utilizadas como recurso didático para sistematizar conhecimentos históricos, promovendo o interesse pela leitura e facilitando a aquisição transversal de conteúdos históricos. Na segunda abordagem, adotou-se a Metodologia de Trabalho de Projeto, que coloca o aluno no centro do processo de aprendizagem, promovendo um papel ativo na construção do conhecimento, com ênfase na autonomia e na integração interdisciplinar