ESEIMU - Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico
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- A importância da afetividade na aprendizagem da leitura e da escrita na cooperativa "A Torre"Publication . Vicente, Joana; Garcia, MariaO presente Relatório Final emerge da unidade curricular da Prática de Ensino Supervisionado. A investigação realizada para a sua execução foi feita numa turma de 1° ano de escolaridade, envolvendo crianças com idades compreendidas entre os seis e os sete anos. O tema deste relatório final, a Importância da Afectividade na Aprendizagem da Leitura e da Escrita, resulta da necessidade de compreender qual a importância, qual o valor e quais as consequências do afecto na aprendizagem. O objectivo deste estudo consiste na compreensão da importância e das consequências que o afecto, quando utilizado em contexto de sala de aula, traz à criança e às suas aprendizagens. A metodologia que me permitiu elaborar esta investigação foi de carácter qualitativo, tendo sido os instrumentos utilizados a observação, as notas de campo, recolha de dados e entrevistas semiestruturadas a professores. Para que as questões associadas ao problema identificado fossem respondidas, foi necessário proceder a uma pesquisa teórica perante a visão de vários autores. Para além da pesquisa, foi necessário também reflectir sobre as actividades realizadas com as crianças em contexto de sala, as notas de campo, assim como a entrevista realizada aos professores.
- A relação professor-aluno no processo de ensino aprendizagemPublication . Venâncio, Andreia; Barone, AntónioEste trabalho pretende descrever e interpretar a Prática de Ensino Supervisionada no âmbito da relação professor-aluno no processo de ensinoaprendizagem. Nas últimas décadas temos vindo a vivenciar uma mudança radical no que respeita à preocupação das relações mantidas dentro da sala de aula e na forma como estas influenciam os comportamentos e as relações sociais presentes e futuras no quotidiano. Problemas de comportamento, muitas vezes denominados de indisciplina, que condicionam a aprendizagem e as relações com os pares, podem ser contornados através da relação professor-aluno. A relação professor-aluno suplanta os limites profissionais e escolares, pois é uma relação que provoca sentimentos, deixando marcas positivas na vida futura dos alunos. O ensino e a aprendizagem em sala de aula são marcados por um tipo de relação que envolve o professor e o aluno na mediação e apropriação do saber. É importante enfatizarmos a posição do professor nesta mesma relação, tratando-se de um mediador e não de um portador/transmissor de conteúdos. Ao longo da Prática de Ensino Supervisionada, que ocorreu com uma turma do 3.º ano do Ensino Básico, foram realizadas diversas tarefas. No entanto, estas não foram desenvolvidas sob o tema da relação professor-aluno no processo de ensinoaprendizagem. Contudo, e após algumas tarefas, o conceito tornou-se mais visível, passando a ser o objeto a abordar e possibilitando uma observação mais direcionada conforme eram registadas as tarefas e práticas. Desta forma surge o presente relatório final, tendo como objetivo compreender a importância das relações dentro da sala de aula entre a professora titular de turma e o grupo de alunos/aluno como ser individual e responder às questões “Como manter uma relação afetuosa com o grupo?”; “Como a relação de afetividade está associada à construção do conhecimento e da aprendizagem?” e “ Será esta relação uma forma de motivar os alunos?” Em suma, foi possível constatar que a relação professor-aluno deve apropriar-se da afetividade e da comunicação entre ambos, como base de construção do conhecimento.