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Abstract(s)
Este trabalho pretende descrever e interpretar a Prática de Ensino
Supervisionada no âmbito da relação professor-aluno no processo de ensinoaprendizagem.
Nas últimas décadas temos vindo a vivenciar uma mudança radical no que
respeita à preocupação das relações mantidas dentro da sala de aula e na forma como
estas influenciam os comportamentos e as relações sociais presentes e futuras no
quotidiano.
Problemas de comportamento, muitas vezes denominados de indisciplina, que
condicionam a aprendizagem e as relações com os pares, podem ser contornados através
da relação professor-aluno.
A relação professor-aluno suplanta os limites profissionais e escolares, pois é
uma relação que provoca sentimentos, deixando marcas positivas na vida futura dos
alunos.
O ensino e a aprendizagem em sala de aula são marcados por um tipo de relação
que envolve o professor e o aluno na mediação e apropriação do saber. É importante
enfatizarmos a posição do professor nesta mesma relação, tratando-se de um mediador e
não de um portador/transmissor de conteúdos.
Ao longo da Prática de Ensino Supervisionada, que ocorreu com uma turma do
3.º ano do Ensino Básico, foram realizadas diversas tarefas. No entanto, estas não foram
desenvolvidas sob o tema da relação professor-aluno no processo de ensinoaprendizagem.
Contudo, e após algumas tarefas, o conceito tornou-se mais visível, passando a ser o objeto a abordar e possibilitando uma observação mais direcionada
conforme eram registadas as tarefas e práticas.
Desta forma surge o presente relatório final, tendo como objetivo compreender a
importância das relações dentro da sala de aula entre a professora titular de turma e o
grupo de alunos/aluno como ser individual e responder às questões “Como manter uma
relação afetuosa com o grupo?”; “Como a relação de afetividade está associada à
construção do conhecimento e da aprendizagem?” e “ Será esta relação uma forma de
motivar os alunos?”
Em suma, foi possível constatar que a relação professor-aluno deve apropriar-se
da afetividade e da comunicação entre ambos, como base de construção do
conhecimento.
Description
Keywords
Ensino Básico Relação professor-aluno Afetividade Processo ensino-aprendizagem