ESSCVP - Lisboa - Mestrado em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica - Dissertações / Relatórios / Trabalhos de Projeto
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ESSCVP - Lisboa - Mestrado em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica - Dissertações / Relatórios / Trabalhos de Projeto by Subject "attachment"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Antecipar para melhor cuidar: a intervenção do enfermeiro especialista em saúde infantil e pediátrica na parentalidade comprometidaPublication . Azevedo, Inês Nunes deA parentalidade entende-se como um papel que exige responsabilidades inerentes ao mesmo, associada ao desempenho de comportamentos destinados a facilitar a congregação da unidade familiar. Estes, visam otimizar o desenvolvimento saudável da criança e por esse motivo, são adotadas expectativas inconscientes, por parte dos próprios pais, família, amigos e sociedade, no que toca a comportamentos parentais, classificandoos como adequados ou inadequados. Por vezes, estas condutas parentais são afetadas, ameaçadas ou indevidas, tornando-se desadequadas para a criança e por esse motivo, podemos descrever o estado de Parentalidade Comprometida. Metodologia e Objetivo: Deste modo, utilizando a metodologia de projeto, o presente relatório tem como objetivo realizar uma análise crítica, objetiva e contextualizada de todo o percurso realizado, analisando as especificidades dos vários contextos de estágio e consequentemente das competências de Enfermeiro Especialista adquiridas. Resultados: Inerente ao conceito de parentalidade, surge a conexão direta à vinculação, neste caso aos laços afetuosos criados entre os pais ou cuidadores, com a criança. Constata-se que associado à evolução de um processo vinculativo insuficiente, está associada uma maior dificuldade em atingir a identidade parental, conduzindo a problemáticas mais extremas como o caso dos maus-tratos infantis. Conclusões: Neste sentido, a proximidade entre o enfermeiro e a díade (criança/família), em conjunto com a prática de cuidados humanizados, individualizados e com uma visão holística, proporciona o reconhecimento de diversas questões, mais complexas que apenas uma análise de dados antropométricos, como por exemplo, a identificação de situações de risco. No decurso da minha experiência profissional tenho constatado algumas situações que comprometem a parentalidade, destacando pela sua frequência, os de maus-tratos infantis, o nascimento de um recém-nascido pré-termo (RNPT) com consequente hospitalização na Unidade de Cuidados Intensivos Neonatal (UCIN) e a hospitalização da criança, (como uma das principais crises na vida e no quotidiano da mesma e da sua família).