ESEJD - Educação especial – domínio cognitivo – motor (dissertação)
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ESEJD - Educação especial – domínio cognitivo – motor (dissertação) by Subject "Alcoolismo"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- Atitudes dos professores do ensino público face à síndrome alcoólica fetal, em função da idade e do tempo de serviço em educação especialPublication . Costa, Neuza Maria Jesus daA presente investigação tem como tema principal a Síndrome Alcoólica Fetal (SAF). O álcool ingerido pela mulher grávida espalha-se na corrente sanguínea e entra em contacto com o feto através da troca de nutrientes na placenta. Este ainda não tem os órgãos preparados para este tipo de acção nem mecanismos de defesa, portanto, a quantidade de álcool e a fase da gravidez podem contribuir para o aumento de risco de aparecimento da SAF. Esta caracteriza-se pela manifestação de irregularidades neonatais singulares de desenvolvimento, intelectuais e corporais associados ao consumo de álcool pela mãe durante a gravidez. Vários autores estudaram este assunto em variadas vertentes, chegando a diversificadas conclusões. O principal objectivo deste trabalho é analisar o conhecimento que os professores têm sobre a problemática da SAF, desde características físicas, cognitivas e sociais, passando por estratégias de intervenção e condições de apoio nas escolas a esta situação; analisar as atitudes dos professores do ensino público relativamente à SAF e verificar de que forma as mesmas variam em função da idade e do tempo de serviço em Educação Especial. Os resultados permitem verificar que o conhecimento dos professores com idade igual ou inferior a 30 anos é mais alargado quando comparado com o dos professores mais velhos. Da mesma forma as atitudes variam em função da idade e do tempo de serviço em EE. Os professores mais novos e os que têm experiência na EE revelam atitudes mais conscienciosas da problemática apresentada. Concluímos que é imperativa a aposta na formação dos profissionais da educação, por forma a potenciar as suas estratégias e metodologias com vista a intervir objectivamente e com resultados positivos junto dos alunos com SAF.
- A prevenção e minimização dos efeitos da síndrome alcoólica fetal - atuação da equipa local de intervenção de TaviraPublication . Bastos, Maria do Céu Monteiro; Castro, Jorge Manuel de AlmeidaEste trabalho é dedicado ao estudo da Síndrome Alcoolismo Fetal (SAF). O mesmo tem o propósito de percecionar de que forma atua o Sistema Nacional de Intervenção Precoce na Infância (SNIPI) perante a situação de crianças portadoras de SAF, no sentido de favorecer o seu desenvolvimento a nível académico, social e integração positiva dentro do seu contexto familiar. A intervenção do SNIPI representa o patamar de vanguarda de um longo processo, para a eficácia do mesmo é necessário numa primeira fase ter em conta a idade da criança, quanto mais cedo se intervir, terá todas as probabilidades de minimizar os danos causados pela SAF, passa também pelo envolvimento dos pais/família e por último a intensidade e/ou estruturação do modelo do programa de intervenção adotado. No desenrolar da pesquisa acerca desta problemática, não pude deixar de fazer uma análise sobre as Necessidades Educativas Especiais (NEE), as políticas educativas e a tipologia das NEE. Foram ainda abordados alguns aspetos concetuais sobre a SAF e as estratégias educativas a desenvolver pela equipa de intervenção/escola em colaboração com a família. A população alvo inclui elementos que constituem a Equipa Local de Intervenção (ELI), representada por três ministérios: o da solidariedade, emprego e segurança social, da saúde e da educação e ciência. O espaço será circunscrito à ELI de Tavira que abrange quatro concelhos (Tavira, Castro Marim, Alcoutim e Vila Real de Santo António). As respostas desta investigação conseguiram-se através da realização de um questionário a 23 profissionais da ELI anteriormente mencionada.
- O role playing game pedagógico e a socialização de alunos com síndrome alcoólica fetalPublication . Carvalho, Vera Lúcia LeiteO presente trabalho de investigação tem como objetivo estudar a Síndrome Alcoólica Fetal (SAF), analisando os transtornos de comportamento associados e a utilização do Role Playing Game (RPG) como estratégia pedagógica. Neste âmbito e a um nível mais específico pretende-se verificar as possibilidades de exploração do RPG quer como recurso quer como estratégia pedagógica e averiguar, segundo a prática dos docentes, a sua aplicação no processo de socialização de alunos portadores de Síndrome Alcoólica Fetal, assim como estabelecer uma relação entre aluno-escola-sociedade. A investigação foi sustentada por uma revisão de literatura onde se aborda o conceito de Síndrome Alcoólica Fetal, segundo vários autores e os transtornos comportamentais a ela associados. Focou-se também na aplicação do jogo como estratégia no processo ensino-aprendizagem; na definição do RPG e a sua certificação enquanto jogo de interpretação de personagens, a sua utilização como recurso pedagógico e a viabilidade de uma aplicação específica em crianças com SAF. Neste sentido, delineamos uma metodologia mista de investigação, recorrendo, numa primeira fase, ao questionário dirigido aos professores do Ensino Básico, da zona norte do país, com a finalidade de analisar se os professores estão conscientes e sensibilizados para a problemática da SAF, se legitimam o jogo baseado em regras como um instrumento facilitador de interação, integração e da consequente inclusão dos alunos com SAF; se conhecem o jogo RPG e a sua utilização como metodologia pedagógica; e finalmente, se reconhecem que as práticas educativas devem promover a consolidação do processo de socialização dos alunos. Numa segunda fase, fazendo recurso à entrevista semiestruturada, realizada a professores do Ensino Básico, Secundário e Universitário, de Portugal Continental, com a prática da aplicação do RPG em sala de aula e comparadas as opiniões acerca da sua aplicação