ESSCVP - Mestrado em Enfermagem de Reabilitação - Dissertações / Relatórios de estágio / Trabalhos de Projeto
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- Na escola (com)postura: educação postural em estudantes do 5.º ano de escolaridade - a intervenção do enfermeiro especialista em enfermagem de reabilitaçãoPublication . Jesus, Ana; Marques, JoanaA postura corporal em contexto escolar é um determinante de saúde relevante no incremento da saúde na comunidade escolar.Intervir com estudantes de 5.º ano, famílias e docentes, permite o desenvolvimento de estratégias promotoras de hábitos posturais saudáveis e preventivas do aparecimento de lesões musculoesqueléticas a curto, médio e longo prazo. A enfermagem de reabilitação reúne competências essenciais de promoção da literacia em saúde em educação postural. Promover a literacia em saúde sobre educação postural junto de estudantes do 5.º ano de escolaridade, encarregados de educação/pais/tutor legal e docentes, de uma escola da zona oriental de Lisboa é o objetivo geral definido, originando atividades operacionais, organizadas em 6 etapas: (1) preparação do diagnóstico da situação com revisão da literatura e procedimentos éticos; (2) diagnóstico da situação e formulação do problema com a aplicação dos instrumentos de recolha de dados a 9 docentes, 17 encarregados de educação/pais/tutor legal e 50 estudantes; (3) planificação e elaboração de sessões de educação para a saúde presenciais, digitais assíncronas e outros materiais informativos como marcador de livro e cartazes; (4) operacionalização do projeto “Na Escola (com)Postura”; (5) avaliação da intervenção com a replicação das avaliações dos estudantes e reformulação de atividades/estratégias para cumprimento dos objetivos delineados; terminando com (6) a divulgação de resultados à comunidade. Os resultados evidenciam a importância de projetos de educação postural na escola, com o aumento da percentagem de estudantes que passaram a ter um ajuste correto da mochila (42%), uma arrumação correta da mochila (54%) e uma postura correta na posição de sentado (8,7%). A redução do peso da mochila em 10% do peso corporal do estudante, mantém-se ainda um desafio de intervenção, beneficiando do envolvimento de estruturas escolares, articulações na comunidade e intervenções prolongadas e consertadas com agentes educativos multidisciplinares.