ESSCVP - Mestrado em Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica – Dissertações / Relatórios de estágio / Trabalhos de Projeto
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ESSCVP - Mestrado em Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica – Dissertações / Relatórios de estágio / Trabalhos de Projeto by Subject "Anxiety"
Now showing 1 - 2 of 2
Results Per Page
Sort Options
- Intervenção Psicoterapêutica de Modificação do Comportamento na Pessoa Adulta com Ansiedade: Desenvolvimento de competências do Enfermeiro Especialista em Saúde Mental e PsiquiátricaPublication . Soqueiro, Maria do CarmoO presente Relatório, elaborado no âmbito da unidade curricular Estágio com Relatório do Curso de Mestrado em Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica destina-se a apresentação e discussão pública para obtenção do grau de Mestre/Enfermeiro Especialista. Tem como objetivos: (i) documentar o percurso formativo ao longo de três estágios; (ii) demonstrar o desenvolvimento das competências comuns do Enfermeiro Especialista e das Competências Específicas do Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica; (iii) apresentar a prática avançada e competências de mestre adquiridas durante o percurso. O trajeto formativo desenvolveu-se em três contextos assistenciais do Norte de Portugal—Unidade de Cuidados na Comunidade, Internamento de Psiquiatria de Agudos - Adultos e Contexto de Respostas Diferenciadas (Instituto para os Comportamentos Aditivos e Dependências - Centro de Respostas Integradas), os quais proporcionaram experiências complementares de complexidade crescente. No contexto de comunidade, reforçaram-se competências de promoção da saúde mental comunitária; no contexto de psiquiatria de agudos - adultos aprofundaram-se intervenções de gestão de crise e modificação do comportamento em ambiente de internamento; no contexto de respostas diferenciadas, consolidaram-se estratégias de redução de danos e prevenção de recaídas em adições, diretamente relacionadas com o projeto “Intervenção Psicoterapêutica de Modificação de Comportamento em Pessoas com Ansiedade”. Esta progressão permitiu articular teoria, prática e reflexão, espelhando a aquisição gradual de autonomia clínica e aquisição de competências. Metodologicamente, adotou-se uma abordagem descritiva, analítica e reflexiva: a prática clínica foi sustentada em evidência científica atual, normas profissionais e referenciais legais. O resultado traduz-se num documento que integra saberes teóricos, experiências clínicas e pensamento crítico, demonstrando a evolução ocorrida durante os estágios, na prossecução dos objetivos.
- Intervenções do EESMP na pessoa com diagnóstico de enfermagem “ansiedade”: desenvolvimento de competências especializadasPublication . Capela, CarlosO presente relatório constitui uma reflexão crítica sobre o percurso realizado no âmbito do Mestrado em Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica, evidenciando o desenvolvimento de competências comuns e específicas do EESMP. A vivência com doença mental, especialmente nos casos de ansiedade, pode comprometer significativamente a funcionalidade e a autonomia dos indivíduos, afetando as suas atividades de vida diária. Contudo, o papel do enfermeiro de saúde mental deve centrar-se nas respostas humanas ao sofrimento, reconhecendo a pessoa como um ser integral e singular em constante interação com o meio. As intervenções de enfermagem realizadas ao longo do estágio foram sustentadas por uma revisão da literatura, evidenciando a eficácia das intervenções especializadas em saúde mental. A Teoria das Transições de Afaf Meleis serviu como referencial teórico, orientando a prática e a abordagem ao cuidado. O processo formativo permitiu demonstrar um crescimento progressivo na aquisição, desenvolvimento e reconhecimento das competências do enfermeiro especialista em enfermagem de saúde mental. Estas competências foram consolidadas em três campos de estágio distintos: na comunidade, no internamento de doentes crónicos e no internamento de doentes agudos. As intervenções de enfermagem são direcionadas para a pessoa com ansiedade, abrangendo diferentes níveis de prevenção, reforçando a importância do papel do EE na promoção e prevenção da saúde mental e na qualidade dos cuidados prestados.
