ISEC Lisboa - Mestrado em Gestão Autárquica - Área de Especialização em Gestão e Administração
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ISEC Lisboa - Mestrado em Gestão Autárquica - Área de Especialização em Gestão e Administração by Subject "Angola"
Now showing 1 - 2 of 2
Results Per Page
Sort Options
- Estudo da motivação na administração pública de Angola - Estudo do município de SaurimoPublication . Ambrósio, Hamilton Txicolassonhi Joaquim; Brazinha, Manuel FirminoO Município de Saurimo integra o conjunto dos quatros Municípios que a Província da Lunda-Sul possui, tendo a sua localização na parte leste do Território Nacional do País. O Estado angolano é visto nos dias de hoje como um País em fase de crescimento a nível económico, social e político, tendo em conta o clima de paz e de estabilidade que o País vive, após o fim da guerra civil em 2002. A motivação é, hoje, o objeto de estudo de muitos, tantos os estudiosos como os gestores das instituições públicas e privadas. É um facto que a motivação constitui uma das preocupações dos gestores desde sempre. Para estes, saber gerir e motivar as suas equipas é sinónimo de conseguir alcançar vantagens competitivas e desempenhos acima da média. Este trabalho visa analisar os aspetos motivacionais na administração Pública de Angola, em particular na Administração do Município de Saurimo. Concluímos que, a Administração do Município de Saurimo, deve valorizar as relações afetivas e emocionais de seus trabalhadores, através da motivação e das relações interpessoais entre o topo e a base.
- Poder local público e as autoridades tradicionais em Angola, caso particular do CunenePublication . Miguel, Justina Carlos; Rodrigues, Cristina Udelsmann; Louro, PauloO Cunene integra o conjunto das 18 Províncias que constituem o território angolano, sendo a mesma situada na região mais ao sul do país. Angola vive atualmente um clima de paz e de estabilidade política após o fim da guerra civil em 2002. Assim sendo, o estado angolano, tem vindo de forma gradual a implementar a descentralização dos serviços administrativos, no intuito de maior coesão e diminuição das assimetrias a nível das localidades. Para tal, a incorporação das autarquias, autoridades tradicionais e organizações sociais é imprescindível para o desenvolvimento que se pretende. Porém, enquadrá-las no processo de desenvolvimento do Estado, sobretudo a nível local, constitui um desafio. Este trabalho visa analisar a relação existente entre o poder local público e as autoridades tradicionais no Cunene, nomeadamente como as mesmas autoridades advogam os interesses das comunidades locais junto das administrações municipais e a sua participação e influência na vida sociopolítica e cultural das comunidades rurais na província do Cunene. Concluímos que embora não exista uma lei que regule as áreas de atuação, ou seja, o papel efetivo de tais autoridades, a colaboração entre ambas as instâncias existe nas mais diversas áreas sociopolíticas e económicas, estruturando e reforçando os serviços de governação administrativa local.