AM - CS - EGARH - Economia, Gestão, Administração e Recursos Humanos
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- A Função do Administrador Hospitalar na Gestão Financeira das Unidades de Saúde do ExércitoPublication . Carneiro, RuiA escassez de recursos na Administração Pública, e consequentemente no Ministério da Defesa Nacional, é cada vez mais sentida, sendo a racionalização e eficiência um fator crítico de sucesso. Nos hospitais, como organizações diferenciadas que movimentam uma grande diversidade de recursos, torna-se imprescindível, a utilização de sofisticados métodos de gestão, de forma a permitir a melhor racionalização possível. Os Hospitais Militares não são exceção, pelo que devem ser administrados de forma a gerar os serviços de saúde com a excelência indispensável, com o mínimo de custos e desperdício possível, mas com a máxima qualidade e excelência, ou seja, sob os princípios da economia, eficiência e eficácia. Quando analisamos as competências do Adjunto/Subdiretor para Administração, verificamos que ao nível financeiro, este não tem competências atribuídas. Quanto à formação exigida para o desempenho de funções, apenas é obrigado a deter o Curso em Administração Militar. Este estudo procura verificar se as competências do Adjunto/Subdiretor para Administração estão adequadas às necessidades dos Hospitais Militares do Exército. Tendo por base esse objetivo foi feita uma análise, de quais as competências detidas pelos seus congéneres civis a desempenhar funções no Sistema Nacional de Saúde, que tem competência financeira e formação de base na área de administração hospitalar, e qual o impacto destas funções nos Hospitais Militares. A formação em administração hospitalar garante os conhecimentos na área da saúde que possibilita tomar decisões mais acertadas, assim como a implementação de técnicas de gestão mais eficientes. Quanto à competência financeira, permite tomar decisões mais rápidas e oportunas, ficando com a responsabilidade de gerir quem tem os conhecimentos técnicos na área da gestão.