AM - CS - EGARH - Trabalho de Investigação Aplicada (TIA) - Mestrado Integrado
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing AM - CS - EGARH - Trabalho de Investigação Aplicada (TIA) - Mestrado Integrado by Subject "Administração militar"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- A importância da Manutenção Militar no fornecimento de alimentação ao ExércitoPublication . Oliveira, CarlosO presente trabalho, intitulado “A importância da Manutenção Militar no fornecimento de alimentação ao Exército”, tem como objectivo geral propor um novo modelo de fornecimento da Alimentação ao Exército, com base no levantamento de três hipóteses possíveis de implementação para uma melhor resposta às necessidades actuais. A amostra do estudo é constituída por 11 interlocutores privilegiados, responsáveis no actual modelo de fornecimento alimentar e potenciais responsáveis no sistema a propor. Os instrumentos utilizados foram a observação participante usufruindo do conhecimento dos participantes que se encontram a desempenhar funções; a análise documental, a pesquisa bibliográfica; entrevistas directivas; contacto com informadores privilegiados (interlocutores privilegiados da Manutenção Militar e do Exército / Orientador e Co-Orientadores deste Trabalho de Investigação). Utilizaram-se, ainda, como instrumento de recolha de dados as visitas ao Comando da Logística. Utilizou-se uma metodologia de abordagem qualitativa, possibilitando uma investigação profunda da realidade em estudo (sendo esta limitada). Após a análise dos resultados foi possível, desde logo, constatar que 64% dos entrevistados concordaram com o pressuposto inicial do trabalho: o actual modelo de fornecimento alimentar está esgotado e desadequado, não indo ao encontro da presente realidade do Exército. A proposta apresentada proporciona uma efectiva redução do pessoal empregue contribuindo, assim, para uma redução com os custos de pessoal. Considera-se por isso, que o modelo proposto é o que mais serve os interesses do Exército apesar das alterações efectuadas no dispositivo territorial deste, com consequências directas na qualidade e tipo de apoio logístico a prestar pela MM. É, ainda, importante referir que a proposta apresentada poderá ser aplicada ao Exército, não obstante a dimensão da estrutura deste constituir uma dificuldade à sua exequibilidade.
- Optimização da gestão de bares nas unidades do ExércitoPublication . Marques, AndréTendo em conta a conjuntura económica actual e o clima de instabilidade e crise financeira, é deveras importante para qualquer organização que se façam esforços no sentido de se seguir uma política de contenção de recursos. De facto, para minimizar os sintomas e minimizar as repercussões deste meio, a esfera de defesa deve ser de tal forma global, que deve albergar desde sujeitos singulares, até às maiores organizações. Assim, a referida política de contenção de recursos deve ser vista como um meio de sustento mais ou menos garantido. É neste âmbito de minimização de despesas e maximização de receitas que o objectivo deste trabalho surge. Mesmo sabendo que a organização, Exército, não tem fins lucrativos, não possui também a missão de criar prejuízos desnecessários. Assim, deve ter-se em mente que a crise abala qualquer sujeito, como já referido. Contudo, as actividades principais e vitais de qualquer entidade não devem ser postas em causa com o argumento da crise. Desta forma, é necessário verificar-se através de estudos qual ou quais as actividades que são fonte de despesas dispensáveis e, com esforço, transforma-las em lucro ou, pelo menos, em actividades não dispendiosas. No lote destas actividades, encontram-se os bares das unidades do Exército e, assim, este trabalho revela o que de possível poderá ser feito para atingir o seu objectivo: reduzir algumas verbas desnecessariamente desembolsadas pelo Exército e transformá-las em fonte de receitas. Provavelmente “uma gota no Oceano”, contudo “Roma não se fez num dia…”
- Optimização dos custos na Unidade Operacional Centro de Tropas de Operações EspeciaisPublication . Cardoso, FernandoVivemos numa sociedade onde a escassez de recursos faz com que seja imprescindível uma boa gestão dos mesmos. Cada vez se torna mais importante que os gestores optimizem os seus recursos ao máximo e reduzam os custos existentes. Neste âmbito, o presente trabalho visa a optimização dos custos na unidade Operacional CTOE, sendo seu principal objectivo saber se os custos da unidade estão optimizados bem como se o facto do CTOE ter várias subunidades dispersas pela cidade de Lamego se traduz num aumento de custos. Seguindo uma metodologia que assentou em diversas fases e métodos de investigação como análise documental, observação directa, inquéritos e entrevistas. A análise documental tornou-se essencial na revisão da literatura, onde se definem e classificam vários tipos de custo. Faz-se alocução à contabilidade analítica, à contabilidade de custos e de gestão e refere-se onde esta difere da contabilidade geral. No terceiro capitulo também são referidos os sistemas de custeio: o sistema de custeio por secções homogéneas e o sistema de custeio baseado nas actividades. A observação directa foi essencial para a realização deste trabalho, bem como a recolha de informação e o tratamento da mesma. No trabalho de campo, através da realização dos inquéritos e da entrevista, bem como a obtenção de um grande número de informação, foi possível concluir que o CTOE tem uma politica de contenção de custos quase ao máximo. De acordo com a estrutura do CTOE é difícil reduzir os custos desta unidade. Porém foi possível concluir que em termos financeiros o facto de o CTOE ter cinco aquartelamentos dispersos pela cidade se traduz num aumento de custos. Sabendo que os gastos em encargos com asinstalações representam uma enorme percentagem nos gastos totais, recomenda-se a abertura de um poço, bem como a possibilidade de instalação de energias renováveis (como painéis solares) para fazer face a estes custos. Numa vertente financeira e tendo em consideração a actual estrutura do CTOE recomenda-se a divisão da unidade em vários centros de custo para obter mais informação e mais detalhada a fim de poder tomar melhores decisões