AM - TIA - ADMIL - M - Mestrado em Ciências Militares na Especialidade de Administração Militar
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- Liderança e Co-Liderança: A Gestão do Comando das Companhias de Alunos num Estabelecimento Militar de EnsinoPublication . Camará, BilahalO presente Trabalho de Investigação Aplicada está subordinado ao tema: “Liderança e Co-liderança: A Gestão do Comando das Companhias de Alunos num Estabelecimento Militar de Ensino”. O conceito de Liderança sempre esteve presente desde o princípio da Humanidade, mesmo que de forma implícita. Atualmente, torna-se ainda mais relevante a abordagem e o esclarecimento deste conceito. Nos Estabelecimentos Militares de Ensino, e neste caso no Instituto dos Pupilos do Exército, é pertinente instruir os alunos sobre a forma como se deve desenvolver a capacidade de liderança. De certa forma, devido à faixa etária dos alunos, o processo torna-se moroso e mais complicado. A Liderança e a Co-liderança, no Instituto dos Pupilos do Exército, são dois conceitos que sempre têm estado presentes. Isto é, existe um conjunto de Oficiais que exercem funções de comando no Corpo de Alunos, colocando, desta forma, em prática o conceito de Liderança, visto que terão que liderar os alunos. Por sua vez, os alunos com funções de comando, designados por Alunos Graduados, põem em prática a Co-liderança, ou seja, uma Liderança dividida entre os alunos e que é controlada pelos monitores, designadamente os Oficiais. O objetivo definido para este trabalho visa a indagação de respostas às questões de investigação com o intento último de responder à questão seguinte: “No domínio da estrutura de alunos graduados, quais são os mais significativos desafios de liderança ao nível do comando das Companhias de Alunos?” No que concerne à metodologia utilizada, é importante referir que foram seguidas as etapas esquematizadas por Marie-Fabienne Fortin, sendo a recolha de informações feita com base em inquéritos por entrevistas, inquéritos por questionários, pesquisas bibliográficas e documentais, assim como observações diretas. Este Trabalho de Investigação Aplicada encontra-se organizado em seis capítulos. No primeiro é realizado um enquadramento teórico, relativamente ao estudo. No segundo é feita a revisão de literatura. No terceiro é feita uma abordagem sobre o Instituto dos Pupilos do Exército. No quarto é feita uma descrição dos métodos e procedimentos utilizados no decorrer da investigação. No quinto é feita a apresentação e análise dos resultados. No último capítulo são retiradas as respetivas ilações e feitas as recomendações. Conclui-se que existem mecanismos de ensino no Instituto dos Pupilos do Exército que permitem o desenvolvimento da capacidade de liderança nos alunos. As principais dificuldades que os alunos enfrentam, neste caso os denominados Alunos Graduados,aquando do exercício das funções de liderança, são, principalmente, a falta de cooperação de alguns dos alunos que fazem parte da cadeia de comando, mas que são subordinados. Verifica-se que os estilos de liderança que são mais usados no seio do Corpo de Alunos do Instituto são o estilo liberal, do Aluno Comandante de Batalhão para os Alunos Comandantes de Companhia, e o estilo democrático, entre os Alunos Comandantes de Companhia e os Alunos Comandantes de Pelotão.