IP - ESEJPAlm - Escola Superior de Educação Jean Piaget de Almada
Permanent URI for this community
Browse
Browsing IP - ESEJPAlm - Escola Superior de Educação Jean Piaget de Almada by Subject "1º Ciclo do ensino básico"
Now showing 1 - 2 of 2
Results Per Page
Sort Options
- O mais importante é tratar os meninos como pessoas:Publication . Silva, Ana Teresa; Castro, HelenaO presente relatório foi realizado com vista a obter uma melhor percepção do que sentem as crianças na fase de passagem da Educação Pré-Escolar para o 1º. ano do Ensino Básico. É fundamental ouvir a opinião das crianças de forma a melhorar o processo de ensino/aprendizagem e proporcinar uma transição sem prejuízo para o sucesso educativo das mesmas. É essencial que educadores e professores, articulem saberes, planifiquem e saibam ‘trabalhar’ em conjunto. A forma como os docentes pensam sobre a articulação entre ciclos e agem de forma a facilitar esse processo é, também, um factor preponderante para o bom desenvolvimento das crianças e suas aprendizagens.Para melhor compreender esta temática recorri a entrevistas a crianças que transitaram para o 1.º ano e a docentes que leccionam o 1.º ano do Ensino Básico. A análise destas revelou que ainda existe um grande caminho a percorrer no sentido de uma articulação, sem prejuízo para as crianças, sendo que as professores me parecem bem atentas a esta transição, tentado minorar os seus efeitos ‘negativos’.
- A música como estratégia de motivação para trabalhar as diferentes áreas curriculares no pré-escolar e no 1.º ciclo do ensino básicoPublication . Branco, Lúcia; Rebolo, Maria AmáliaO presente relatório enquadra-se no âmbito do Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, nomeadamente nas unidades curriculares de Práticas Supervisionadas em contexto de Educação Pré-escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico. A principal escolha desta temática provém de uma determinação e curiosidade pessoal, em que pretendo entender o porquê da área da música não ser tão desenvolvida no pré-escolar, e principalmente no 1º Ciclo do Ensino Básico, como as áreas do português, da matemática e do estudo do meio. O relatório visa fortalecer a abordagem da Expressão Musical em contextos interdisciplinares e na sua articulação em conteúdos/domínios. Garantindo os principais contributos da Expressão Musical, tais como, ritmo e movimento para o desenvolvimento global da criança em idades pré-escolar e escolar. Neste sentido, pretende-se analisar e descrever criticamente as ações em contexto de sala de aula. Para o desenvolvimento deste relatório recorreu-se à investigação qualitativa como metodologia de investigação-ação. Desenvolveu-se, assim, uma atitude de pesquisa, experimentação, análise e reflexão, ações que são fundamentais para melhorar a prática educativa e facultar às crianças uma educação de qualidade.