Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

A música como estratégia de motivação para trabalhar as diferentes áreas curriculares no pré-escolar e no 1.º ciclo do ensino básico

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
Lúcia Branco I.pdf21.22 KBAdobe PDF Download
Lúcia Branco II.pdf1.19 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

O presente relatório enquadra-se no âmbito do Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, nomeadamente nas unidades curriculares de Práticas Supervisionadas em contexto de Educação Pré-escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico. A principal escolha desta temática provém de uma determinação e curiosidade pessoal, em que pretendo entender o porquê da área da música não ser tão desenvolvida no pré-escolar, e principalmente no 1º Ciclo do Ensino Básico, como as áreas do português, da matemática e do estudo do meio. O relatório visa fortalecer a abordagem da Expressão Musical em contextos interdisciplinares e na sua articulação em conteúdos/domínios. Garantindo os principais contributos da Expressão Musical, tais como, ritmo e movimento para o desenvolvimento global da criança em idades pré-escolar e escolar. Neste sentido, pretende-se analisar e descrever criticamente as ações em contexto de sala de aula. Para o desenvolvimento deste relatório recorreu-se à investigação qualitativa como metodologia de investigação-ação. Desenvolveu-se, assim, uma atitude de pesquisa, experimentação, análise e reflexão, ações que são fundamentais para melhorar a prática educativa e facultar às crianças uma educação de qualidade.

Description

Keywords

Expressão musical Educação pré-escolar 1º Ciclo do ensino básico Articulação

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

CC License