Browsing by Issue Date, starting with "2016-11-25"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- DISH in an individual from the Portuguese Navy (18th-19th centuries)Publication . Antunes-Ferreira, Nathalie; Marques, Carina; Prates, Carlos; Alves-Cardoso, FranciscaIn 2005 the crypt of Espírito Santo Chapel (Loures, Portugal) was excavated. Forty-nine primary inhumations, comprising 37 adults (27 females; 10 males) and 12 non-adults were identified. Inhumations took place between 1561 and 1834. An adult male (> 35 years old) (Burial 1-Crypt 3) was individualized as belonging to the Portuguese Navy, based on the recovery of an uniform button associated with the burial. This individual exhibited exuberant bone lesions, affecting the vertebral region, sacroiliac joint, and extraspinal entheses. Bone changes were recorded macroscopically and complemented with radiological exam. The bone alterations are compatible with a diagnosis of diffuse idiopathic skeletal hyperostosis (DISH), according to Rogers and Waldron criteria.
- A relação escola-família:Publication . Lopes, Andreia; Nogueira, ClementinaO presente relatório final apresenta uma caracterização das práticas profissionais desenvolvidas no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico. Na prática profissional em Educação Pré-Escolar que se desenvolveu numa sala com crianças de 3, 4 e 5 anos elaborou-se um projeto em torno das histórias que pretendia que estas aparecessem como introdutórias a temas semanais delimitados pela estagiária e pela educadora. Em relação à prática profissional no 1º CEB, a qual foi desenvolvida numa turma legalmente constituída por alunos 2º e 3º ano, foi elaborado um novo projeto de intervenção partindo das necessidades proeminentes da turma. Estas necessidades prendiam-se com a temática da cidadania/formação cívica. Foi a partir das práticas profissionais que surgiu a problemática do estudo realizado que teve como principal objetivo analisar e caracterizar as perceções de encarregados de educação da educação pré-escolar, encarregados de educação do 1º CEB, de educadores e de professores do 1º CEB acerca da relação escola-família. Uma vez que ambas as práticas profissionais decorreram na mesma instituição, optou-se por realizar um estudo de caso. Foram inquiridos 84 encarregados de educação através de um questionário, dois educadores e dois professores através de entrevistas. Definida a problemática segue-se uma fundamentação teórica com os conceitos considerados importantes para o estudo. É enunciado o objetivo principal e consequentes objetivos que partem do mesmo, a metodologia e os instrumentos de recolha de dados utilizados. Os resultados da investigação sugerem que tanto os encarregados de educação da educação pré-escolar como os encarregados de educação do 1º CEB atribuem grande valor à relação escola-família e participam ativamente na vida escolar, não sendo possível afirmar que uns dão mais valor do que os outros. Também educadores e professores partilham esta ideia considerando-se mesmo iniciadores e incentivadores da mesma. Encarregados de educação e educadores/professores mostram estabelecer uma boa relação entre eles e agem de forma a tentar melhorá-la diariamente com um objetivo comum, o desenvolvimento da criança.
- A música como estratégia de motivação para trabalhar as diferentes áreas curriculares no pré-escolar e no 1.º ciclo do ensino básicoPublication . Branco, Lúcia; Rebolo, Maria AmáliaO presente relatório enquadra-se no âmbito do Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, nomeadamente nas unidades curriculares de Práticas Supervisionadas em contexto de Educação Pré-escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico. A principal escolha desta temática provém de uma determinação e curiosidade pessoal, em que pretendo entender o porquê da área da música não ser tão desenvolvida no pré-escolar, e principalmente no 1º Ciclo do Ensino Básico, como as áreas do português, da matemática e do estudo do meio. O relatório visa fortalecer a abordagem da Expressão Musical em contextos interdisciplinares e na sua articulação em conteúdos/domínios. Garantindo os principais contributos da Expressão Musical, tais como, ritmo e movimento para o desenvolvimento global da criança em idades pré-escolar e escolar. Neste sentido, pretende-se analisar e descrever criticamente as ações em contexto de sala de aula. Para o desenvolvimento deste relatório recorreu-se à investigação qualitativa como metodologia de investigação-ação. Desenvolveu-se, assim, uma atitude de pesquisa, experimentação, análise e reflexão, ações que são fundamentais para melhorar a prática educativa e facultar às crianças uma educação de qualidade.