IP - IPJPS - Escola Superior de Educação Jean Piaget de Almada
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- A afetividade na transição do pré-escolar para 1.º ciclo do ensino básicoPublication . Jorge, Ana Cláudia; Campos, Maria OrquídeaO presente estudo intitulado de “A Afetividade na Transição do Pré-escolar para o 1.º Ciclo do Ensino Básico”, procura sensibilizar todos os profissionais e intervenientes na transição de uma criança do Pré-escolar para o 1.º Ciclo do Ensino Básico. Neste relatório é apresentado um estudo de natureza qualificativa-interpretativa, com base na problemática, que teve como pergunta de partida: “Porquê a diferença na relação afetiva entre o Educador e o Professor de 1.º Ciclo com as suas crianças?” O instrumento utilizado para a recolha de dados foi baseado em quatro entrevistas com duas Educadoras de Infância e dois Professores de 1.º Ciclo do Ensino Básico, sendo estes de escolas diferentes para haver assim uma maior variedade na amostra. Ao longo de todo o relatório, queremos dar resposta à questão acima colocada, acreditando, assim que uma boa relação afetiva é a base para uma boa relação pedagógica, e isso será aqui espelhado assim como a preocupação e convicção que uma educação com base na relação afetiva é uma mais-valia para todos os intervenientes. A transição de ciclo, deve ser olhada pelos profissionais como um tema importante para as nossas crianças, tanto no Pré-Escolar como no 1.º Ciclo, o Afeto deve estar presente em todo este processo para torná-lo assim mais calmo e sereno para todas as crianças que vivenciam esta fase tão importante das suas vidas.
- Afetividade no processo ensino-aprendizagem:Publication . Costa, Joana; Silva, MarleneO presente relatório, realizou-se em contexto do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, destina-se à obtenção do grau de mestre e teve como objetivo estudar as perceções dos docentes acerca da afetividade e do seu contributo para o processo ensino-aprendizagem. Este tema tem sido alvo de crescente reflexão e estudo uma vez que está na base das relações humanas, atualmente tão comprometidas. No campo educacional, a afetividade é um fator determinante na relação educativa/pedagógica, permitindo que esta seja motivadora, desafiadora e baseada na confiança, potencie um clima de aprendizagem benéfico e capaz de promover aprendizagens significativas. O educador/professor e a criança/aluno são parceiros de aprendizagem. O presente Relatório Final é um estudo interpretativo com uma abordagem mista (quantitativa e qualitativa), por isso, de forma a dar resposta ao problema em estudo, forma realizadas entrevistas aos docentes (educadores e professores do 1º ciclo do ensino básico) e foram realizados questionários aos docentes destas valências. Os resultados do presente estudo evidenciam uma preocupação crescente sobre a afetividade como fator imprescindível na relação educativa/pedagógica e consequentemente como contributo para o desenvolvimento de aprendizagens significativas.