ESEP - Comunicações
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Browsing ESEP - Comunicações by Subject "Atitudes"
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- Atitudes de estudantes de enfermagem finalistas sobre o envelhecimentoPublication . Nilza Caldevilla, Maria; Abreu, MargaridaIntrodução: Em Portugal existem aproximadamente dois milhões de idosos, o que representa 20% da população residente (PORDATA, 2013). Sendo as atitudes aprendidas socialmente, a formação e a educação representam o papel principal para a implementação de atitudes positivas e assertivas perante a velhice (Pinto, 2012). Metodologia: Estudo de natureza quantitativo, exploratório e descritivo. Duzentos e vinte e um estudantes de enfermagem do quarto ano, constituíram a amostra. O instrumento de colheita de dados utilizado foi o Inventário de Atitudes em Relação à Velhice, desenvolvido por Sheppard (1981). Na análise dos dados recorremos a medidas de frequência, tendência central e dispersão. Resultados: O estudo envolveu 29 estudantes do sexo masculino e 192 estudantes do sexo feminino, com uma idade média de 22,2 anos. A média das pontuações atribuídas pelos estudantes nos itens do Inventário de Sheppard foi de 2,03 (DP = 0,42). Em geral, este valor indica que as respostas foram positivas. A pontuação para cada fator do Inventário de Atitudes em Relação à Velhice estavam abaixo do ponto médio nas dimensões “ Expectativas quanto à atividade “ e “ Expectativas em relação a satisfação “ (= 1,70, DP = 0,51 e = 1,71, SD = 0, 65, respetivamente) e valor acima do ponto médio da escala dimensão “ A ansiedade sobre a morte” e “ Sentimentos em relação à velhice” ( = 2,07, DP=0,72 e = 2,70, DP = 0,50, respetivamente). Discussão: Estes resultados estão em consonância com os de Eltantawy (2013). Conclusão: Os estudantes de enfermagem do 4º ano demonstram atitudes positivas, em relação à velhice. Estes resultados sugerem a necessidade de continuar a enfatizar os conhecimentos teóricos acerca do processo de envelhecimento e a prestação de cuidados a idosos durante o percurso académico dos estudantes para promover a construção de atitudes positivas em relação à velhice e contribuir para melhorar a qualidade dos cuidados de enfermagem prestados aos idosos.
- O que pensam e o que sabem os adolescentes do 8.º e 10.º de escolaridade sobre educação sexual na escolaPublication . Lima, Ligia; Costa, SandraA Educação Sexual é um processo de contínua aprendizagem, que visa a promoção do desenvolvimento de crenças, atitudes e comportamentos saudáveis relacionados com a sexualidade humana. Este estudo pretendeu identificar os conhecimentos, atitudes e crenças face à sexualidade e à Educação Sexual em meio escolar de adolescentes do 8º e 10º ano de escolaridade. Os participantes foram 289 estudantes do 8º e 10º ano de duas escolas públicas de Santo Tirso, com idades compreendidas entre os 12 e os 18 anos, que preencheram um questionário, em parte, baseado no do estudo “A Saúde Dos Adolescentes Portugueses (HBSC)”. Os resultados revelaram que a maioria dos alunos teve Educação Sexual na escola, avaliando-a como muito importante. Relativamente aos conhecimentos demonstrados pelos alunos sobre IST´s, os modos de transmissão do VIH/ SIDA, a utilização de métodos contracetivos e da pílula do dia seguinte/emergência, foram as raparigas e os alunos do 10º ano que demonstraram níveis superiores de conhecimento. Os alunos que reportaram ter Educação Sexual na escola apresentaram também mais conhecimentos sobre as formas de transmissão do VIH/ SIDA e sobre o preservativo masculino. Os alunos do 10º ano, comparativamente aos do 8º ano, demonstraram ainda atitudes mais positivas em relação a comportamentos do tipo preventivo, como por exemplo, a aquisição de preservativos no Centro de Saúde. No que concerne às implicações deste estudo para a Educação Sexual em meio escolar, salienta-se a importância do desenvolvimento de um trabalho multidisciplinar, envolvendo os vários agentes de socialização e da comunidade educativa, de modo a promover uma vivência holística da sexualidade.