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Authors
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Abstract(s)
A Educação Sexual é um processo de contínua aprendizagem, que visa a promoção do desenvolvimento de
crenças, atitudes e comportamentos saudáveis relacionados com a sexualidade humana. Este estudo pretendeu identificar os conhecimentos, atitudes e crenças face à sexualidade e à Educação Sexual em meio escolar
de adolescentes do 8º e 10º ano de escolaridade.
Os participantes foram 289 estudantes do 8º e 10º ano de duas escolas públicas de Santo Tirso, com idades
compreendidas entre os 12 e os 18 anos, que preencheram um questionário, em parte, baseado no do estudo
“A Saúde Dos Adolescentes Portugueses (HBSC)”.
Os resultados revelaram que a maioria dos alunos teve Educação Sexual na escola, avaliando-a como muito
importante.
Relativamente aos conhecimentos demonstrados pelos alunos sobre IST´s, os modos de transmissão do VIH/
SIDA, a utilização de métodos contracetivos e da pílula do dia seguinte/emergência, foram as raparigas e os
alunos do 10º ano que demonstraram níveis superiores de conhecimento. Os alunos que reportaram ter Educação Sexual na escola apresentaram também mais conhecimentos sobre as formas de transmissão do VIH/
SIDA e sobre o preservativo masculino.
Os alunos do 10º ano, comparativamente aos do 8º ano, demonstraram ainda atitudes mais positivas em
relação a comportamentos do tipo preventivo, como por exemplo, a aquisição de preservativos no Centro de
Saúde.
No que concerne às implicações deste estudo para a Educação Sexual em meio escolar, salienta-se a importância do desenvolvimento de um trabalho multidisciplinar, envolvendo os vários agentes de socialização e
da comunidade educativa, de modo a promover uma vivência holística da sexualidade.
Description
Keywords
Educação Sexual Crenças Atitudes
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Publisher
Escola Superior de Enfermagem do Porto