ESEIMU - Mestrado em Educação Pré-Escolar
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ESEIMU - Mestrado em Educação Pré-Escolar by Subject "Aprendizagem das Ciências"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- Aprendizagem das ciências em contexto outdoor em Jardim de InfânciaPublication . Marques, Vânia; Malhão, VeraO presente Relatório Final emerge da unidade curricular da Prática de Ensino Supervisionado. A investigação realizada para a sua execução, foi efetuada em contexto de jardim de infância, com crianaçs da faixa etária dos 3, 4 e 5 anos, na EB1/JI de Santa Cruz. O tema incide sobre a aprendizagem das ciências em contexto outdoor, problema que emergiu do contexto de estágio, e que será o objeto de estudo do presente trabalho, que consiste na descoberta das potencialidades do ensino das ciências em contexto exterior no jardim de infância. A metodologia para realizar esta investigação foi de carater qualitativo, sendo que os instrumentos utilizados para a recolha de dados foram a observação, neste caso, as notas de cmpo e o registo fotográfico, e o inquérito aplicado aos pais/encarregados de educação. Para que as questões associadas ao problema identificado pudessem ser respondidas, foi necessário fazer uma pesquisa, foi também necessário refletir sobre os processos de aprendizagem efetuados com as crianças nas atividades propostas e proceder à análise de conteúdo das respostas aos inquéritos efetuados aos pais/encarregados de educação das crianças com quem estagiei.
- Aquisição de literacia científica através da descoberta do sistema solar numa sala do pré-escolarPublication . Santos, Filipa; Malhão, VeraO presente relatório final intitulado “Aquisição de literacia científica através da descoberta do sistema solar numa sala do pré-escolar”, realizado no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionado, apresenta como principal intencionalidade a perceção da aquisição de linguagem científica numa sala de pré-escolar. Para a realização deste trabalho, todas as atividades propostas para o grupo foram de encontro ao projeto curricular de sala “Terra meu Planeta azul” e assim como o tema, “O Sistema Solar”.. Desta forma, foram realizadas atividades que se dividem em três grupos: Os Planetas e as suas características, Planeta Terra os Movimentos e as Fases da Lua e o ultimo grupo, a construção de uma maqueta do Sistema Solar. Com o desenvolvimento desta investigação, pude concluir que é possível fazer a adaptação de termos e conhecimentos científicos numa sala com idades diferenciadas através da realização de atividades, promovendo-se, desta forma, o desenvolvimento da literacia científica. A investigação utilizada foi de caráter qualitativo, onde se interpretaram informações recolhidas durante a PES, como notas de campo, registos fotográficos e reflexões diárias, aquando o desenvolvimento das atividades realizadas com os alunos.
- Como pode o educador, promover uma introdução às ciências e iniciar uma consciência ecológica?Publication . Rocha, Arizlaine; Malhão, VeraO presente relatório enquadra-se no âmbito do mestrado em Educação Préescolar para a profissionalização do docente e visa apresentar um estudo sobre a problemática do meio ambiente como recurso educativo no processo do desenvolvimento de competências ao nível do pré-escolar. A problemática escolhida visa a exploração de histórias infantis e dos elementos da natureza para a aprendizagem das ciências e simultaneamente sensibilizar as crianças para uma consciência mais ecológica. A partir de uma proposta de atividades, pretende-se contribuir para a reflexão de estratégias de ensino que proporcionem às crianças aprendizagens significativas e diferenciadas com os elementos que a natureza oferece, de modo divertido e lúdico. Com esta abordagem pretende-se fomentar nas crianças uma consciência ecológica, ligação ao meio ambiente e paralelamente desenvolver a cidadania, e a ideia de preservação ambiental, responsabilidade, a imaginação, a criatividade e espirito critico, nos diferentes temas escolhidos pelo Educador, em conjunto com as crianças, outros profissionais, em sala e no exterior A metodologia adotada para a realização deste estudo foi de caráter qualitativo, e os instrumentos utilizados para a recolha de dados foram: a observação participativa, as notas de campo e o registo fotográfico das atividades realizadas.