IPAM - Lisboa - Dissertação de Mestrado
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- O Impacto de Estratégias de Marketing Relacional na Conversão e Manutenção de Adeptos em Clubes de FutebolPublication . Meira, Ana Catarina Ribeiro; Martinez, Luísa; Ramos, FilipeNum contexto de consumo em que a preferência de marca e lealdade perante estas parece já não ser algo garantido, o mundo do futebol apresenta-se com um contexto completamente diferente. Neste mundo, os adeptos são guiados por paixões fervorosas e tendem a ser fiéis ao seu clube mesmo em momentos de derrotas, acompanhando o seu clube durante a vida, formando uma espécie de tribo que utiliza os símbolos do seu clube para auto-definição. Neste estudo, procura-se saber como é escolhido o clube por cada adepto e como se aprofundam estas paixões, respondendo à pergunta sobre se este sentimento é algo meramente emocional ou se poderá ser influenciado e aprofundado por estratégias de marketing desenhadas pelo clube. Este é um tema que não é frequentemente debatido na literatura procurando-se, normalmente, estudar a estratégia de marca de cada clube. Assim, utilizar-se-á questionários a adeptos de clubes de futebol para perceber qual a sua relação com o clube e o que o faz apoiar esse clube, chegando-se à conclusão que o grau de ligação ao clube aumenta na mesma proporção em que os adeptos se sentem integrados pelo seu clube. Percebe-se, assim, a elevada importância de uma boa comunicação por parte do clube e da tentativa de incluir os adeptos na vida diária do clube, uma vez que isso fará com que estes se sintam mais próximos do clube e queiram estar mais próximos deste (ir a jogos, adquirir merchandise…).
- O impacto dos adeptos no sucesso desportivo das equipas de futebol: análise dos períodos pré e pós-confinamento causado pelo Covid-19 na época de 2019/2020Publication . Gomes, Mariana Filipa Toipa; Martin D'Ávila, MiguelA presente dissertação de mestrado tem como objetivo investigar a época de futebol da Liga Portuguesa de 2019/2020 que, afetada pela pandemia causada pelo Covid-19, foi realizada (em grande parte das jornadas) à porta fechada e por isso sem qualquer apoio dos adeptos no interior do estádio. Colocando a hipótese de que esta medida possa ter tido impacto na dinâmica do jogo, foram recolhidos diversos dados estatísticos sobre os jogos realizados, sendo feita posteriormente uma comparação entre o período de jogos à porta aberta e, por isso, com adeptos a assistir e o período de jogos à porta fechada e, por isso mesmo, sem adeptos no estádio. O objetivo geral desta dissertação de mestrado é poder contribuir para que o potencial da área de Gestão de Marketing ao serviço do desporto, seja maximizado e aproveitado dentro dos clubes de futebol e suas organizações, influenciando as suas diretrizes, estratégias e o seu desempenho, trazendo ao mundo do futebol um valor acrescentado. O presente trabalho constitui uma sólida base para estudos futuros sobre a mesma questão: o impacto dos adeptos na dinâmica de um jogo de futebol.
- A percepção dos adeptos de futebol em relacão aos investimentos dos patrocínios sobre as organizações desportivasPublication . Sobral, João; Cascão, FerreiraA oportunidade que me foi oferecida, de fazer parte da direção de um clube de futebol da primeira divisão portuguesa, despertou em mim um especial interesse em estudar a vertente dos patrocínios nos clubes de futebol. A minha função seria efetuar uma análise financeira e comercial no peso dos patrocínios, da sua estrutura através dos seus valores de investimento e encontrar novas fontes de financiamento para este tipo de organização, ou seja, gerir as parcerias com os patrocínios. Nos dias de hoje, os clientes tornaram-se cada vez mais exigentes e na indústria do futebol a exigência esteve sempre presente, especialmente em relação aos adeptos, também muito por culpa das redes sociais. Este facto deve-se ao ambiente que é vivido no mundo do futebol. Assim sendo, decidi estudar a percepção dos adeptos perante o peso financeiro de todos os tipos de patrocinadores nas organizações desportivas, porque são eles o principal target das organizações e dos patrocínios neste ramo de atividade. Verificamos que os adeptos estão conscientes dos investimentos dos patrocínios nas organizações desportivas no seio dos seus clubes de futebol, isto porque, apesar de apoiarem o seu investimento, os mesmos reagem favoralmente quando são confrontados diretamente pelas marcas. Consequentemente, as organizações desportivas exploram, cada vez mais esta oportunidade de investimento, pois ajudam os clubes a criar melhores condições na sua estrutura física, ficam com uma melhor saúde financeira e possibilitam a garantia da sua sustentabilidade.