IPAM - Lisboa - Dissertação de Mestrado
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing IPAM - Lisboa - Dissertação de Mestrado by Subject "[Gestão de Marketing"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Comunicação interna em processos de mudança organizacional: avaliação da satisfação dos colaboradores Caso de estudo: Procurement EDPPublication . Silva, Inês Tavares da; Barbosa, João Pinto; Abreu, RicardoO presente relatório refere-se ao estágio curricular realizado na EDP, no subdepartamento de Procurement Excellence, no âmbito do mestrado em Gestão de Marketing. O principal objetivo consistiu em avaliar a satisfação dos colaboradores com a comunicação interna no decurso de uma mudança organizacional estrutural significativa. Na revisão da literatura foram abordados temas como, mudança organizacional, Procurement, comunicação organizacional, comunicação interna, ferramentas de comunicação interna, satisfação dos colaboradores com a comunicação interna, e os temas respetivos às dimensões abordadas no questionário, sendo estas, clima organizacional, qualidade dos meios de comunicação digitais e comunicação nas reuniões. Para tal, foi desenvolvido um estudo de natureza quantitativa, através da aplicação de um questionário “Internal Communication Satisfaction Questionnaire” (ICSQ) de Tkalac Verčič et al. (2021), a colaboradores da organização (n=51). A análise dos dados foi realizada com recurso ao software SPSS, permitindo identificar níveis de satisfação e aspetos críticos no processo comunicacional. Os resultados revelam uma perceção globalmente positiva da comunicação interna nas diferentes áreas de Procurement, embora com margem para otimização. A homogeneidade observada sugere consistência nos processos comunicacionais estabelecidos, mas reforça a necessidade de estratégias mais direcionadas e específicas de forma a atender às necessidades de cada equipa. A predominância de níveis moderados a altos de satisfação indica oportunidade de melhoria contínua rumo à excelência comunicacional, como no fortalecimento do envolvimento dos colaboradores e na otimização dos momentos formais de partilha de informação.
