ICAD - Estudos
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ICAD - Estudos by contributor "ICAD"
Now showing 1 - 4 of 4
Results Per Page
Sort Options
- Comportamentos Aditivos aos 18 anos - Inquérito aos Jovens Participantes no Dia da Defesa Nacional 2024: Consumos de Substâncias PsicoativasPublication . Carapinha, Ludmila; Calado, Vasco; Neto, Helena; ICADO inquérito sobre comportamentos aditivos aplicado aos jovens participantes no Dia da Defesa Nacional teve a sua edição nacional em 2015, sendo o presente estudo resultante da nona edição do mesmo.
- Consumo de Psicadélicos em Portugal - 2024Publication . Carapinha, Ludmila; Calado, Vasco; ICADO estudo Consumo de Psicadélicos em Portugal - 2024 tem o objetivo amplo de acrescentar informação quanto ao consumo de psicadélicos em utilizadores residentes no país, tendo em consideração a diversidade de psicadélicos e um aprofundamento de aspetos de caracterização deste consumo e dos consumidores.
- ECATD-CAD. Estudo sobre o Consumo de Álcool, Tabaco, Drogas e outros Comportamentos Aditivos e Dependências - Portugal 2024.Publication . Lavado, Elsa; Calado, Vasco; ICADO Estudo sobre o Consumo de Álcool, Tabaco, Drogas e outros Comportamentos Aditivos e Dependências (ECATD-CAD) é um estudo transversal que se replica a cada quatro anos, embora, devido à pandemia da COVID-19, excecionalmente a presente edição tenho decorrido cinco anos depois da última. O estudo resulta da aplicação do questionário ESPAD em amostras representativas dos alunos do ensino publico com idades entre os 13 e 18 anos, sendo que a presente edição foi a primeira cuja recolha de dados se fez online. O estudo é implementado desde 2003 e durante as primeiras edições centrou-se quase exclusivamente no consumo de álcool, tabaco, drogas ilícitas e outras substâncias psicoativas, incluindo alguns tipos de medicamentos. Em 2015, o âmbito foi alargado também a outros comportamentos aditivos sem substâncias, como jogo (gaming e gambling) e a utilização da Internet e desde então o espaço concedido no questionário a este tipo de fenómenos tem aumentado consistentemente. Até 2015, o estudo foi implementado apenas em Portugal continental, sendo que, a partir de 2019, o âmbito foi alargado às Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira.
- Retrato de um Território Psicotrópico: Condições de Vida e Acesso a Serviços de Apoio em CAD no Porto OcidentalPublication . Rodrigues, Sónia; Castro, Diana; Miranda, Filipe; Valente, Corinne; ICADOs designados "territórios psicotrópicos" correspondem a espaços urbanos marcados por dinâmicas intensas de consumo, tráfico e presença visível de substâncias psicoativas. Estes territórios são frequentemente caracterizados por degradação socioespacial, desestruturação institucional e conflito entre práticas formais e informais de regulação do espaço urbano (Costa e Pinto, 2020; Silva e Cruz , 2020). A zona ocidental do Concelho do Porto, em particular os bairros Dr. Nuno Pinheiro Torres e Pasteleira Novo, enquadram-se nesta tipologia de território. Estes bairros têm sido palco de sucessivos alertas de moradores e entidades de intervenção local, face à designação de segurança, coesão social e qualidade do espaço público. A coexistência entre população residente, utilizadores de substâncias psicoativas e estruturas de apoio formal (como o Programa de Consumo Vigiado do Porto e a Equipa de Rua "Rotas com Vida"), tem vindo a revelar tensões e limites de atuação das respostas públicas existentes. Neste enquadramento, o presente estudo surge como resposta institucional a um pedido da Câmara Municipal do Porto, na sequência de uma comunicação da União de Freguesias de Lordelo do Ouro e Massarelos, transmitida pela associação de Moradores do Bairro Pinheiro Torres. A informação reportava a suspenção de atividades culturais no bairro, motivada por episódios recorrentes de insegurança, consumo visível de substâncias e ocupação do espaço público por redes de tráfico.