ESAP - Mestrados : Dissertações
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ESAP - Mestrados : Dissertações by Field of Science and Technology (FOS) "Arquitectura"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- Eixo Mouzinho − FloresPublication . Carapuço, Susana; Flores, JoaquimÉ inegável que o centro histórico do Porto é o palco de uma transformação radical num curto espaço de 6 anos (2009 – 2015). Ela está à vista de todos aqueles que circulam pelas suas ruas e utilizam os seus edifícios. O foco desta tendência encontra-se na área delimitada eixo Mouzinho-Flores - que corresponde à maior operação feita até à data – sendo assim o exemplo mais ilustrativo das novas dinâmicas de reabilitação urbana. Estudar estas dinâmicas é um trabalho de investigação essencial na medida em que, não só se compila informação diversa registando a última fase da evolução do território mas também se reflete sobre o futuro e orientação que esta está a tomar, assim como sobre a qualidade, pertinência e sustentabilidade do que se fez até então.
- A Paisagem de LuandaPublication . Costa, Jandira; Silva, FilipeEste trabalho propõe o estudo de uma unidade de paisagem urbana localizada no centro da cidade de Luanda. A definição de paisagem torna-se fundamental para a compreensão e reconhecimento das características físicas e simbólicas da área de estudo. No âmbito da investigação, a definição de paisagem é dada pelos fundamentos de base da Convenção Europeia da Paisagem, a qual define de forma clara o seu significado. Neste sentido, entendese a paisagem intrínseca à atividade humana (pelos seus factores humanos) e como factor que agrega as formas naturais da terra (pelos seus factores naturais). Escreve-se sobre paisagem do ponto de vista espacial; o ponto de vista do arquiteto. É nesta condição que persiste o desejo de conciliação entre paisagem e arquitetura, agregada à clara consciência da necessidade de partilha de propósitos. O trabalho passa por duas fases distintas em que, na primeira, faz-se uma breve apresentação do lugar. Na segunda fase, definem-se os conceitos chave associados a esta temática, partindo para uma análise mais detalhada da paisagem, segundo a sua estrutura, identidade e significado. A análise conduznos ainda para a construção de uma ideia de cidade que prevalece no imaginário colectivo. Para onde nos transporta a paisagem do centro de Luanda? Nesta acepção, a memória é vista como uma continuidade temporal, uma linha que nos conduz à estrutura urbana do centro cidade de Luanda, através de vínculos identitários que se estabelecem pelo reconhecimento e apropriação de lugares marcados na memória. É sobre estes contextos que será analisada a paisagem da área de estudo como um símbolo de cultura, memória e história.
- Sistema Modular para uma Habitação Evolutiva a Custos ControladosPublication . Fernandes, Alexandre; Cannatà, MicheleO âmbito desta investigação prende-se com a necessidade de investigação acerca do uso de sistemas modulares como estratégia para a conceção de habitação evolutiva no sentido de responder às necessidades de construção a custos controlados. Neste sentido, analisa se o programa/projeto evolutivo tendo em consideração os agentes intervenientes num processo desta natureza e as eventuais condicionantes que possam restringir o seu desenvolvimento. O papel do arquiteto é de um mediador entre as diferentes entidades envolventes num projeto evolutivo. Através da análise, dos casos de estudo do Bairro da Malagueira e a Quinta Monroy do Elemental, procurou se perceber como se desenvolveram as fases do projecto evolutivo, as vantagens confirmadas das transformações das habitações e as implicações que estes casos sofreram ao longo do tempo. A habitação evolutiva é um programa que se adapta de forma positiva não só ao problema da carência habitacional, já que possibilita a partilha de responsabilidade (arquiteto/promotor/construtor/usuário), e assume um projeto faseado, facilitando todo o processo que envolve este tipo de construção, não só burocrático, mas também (e principalmente) económico.