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- A Paisagem de LuandaPublication . Costa, Jandira; Silva, FilipeEste trabalho propõe o estudo de uma unidade de paisagem urbana localizada no centro da cidade de Luanda. A definição de paisagem torna-se fundamental para a compreensão e reconhecimento das características físicas e simbólicas da área de estudo. No âmbito da investigação, a definição de paisagem é dada pelos fundamentos de base da Convenção Europeia da Paisagem, a qual define de forma clara o seu significado. Neste sentido, entendese a paisagem intrínseca à atividade humana (pelos seus factores humanos) e como factor que agrega as formas naturais da terra (pelos seus factores naturais). Escreve-se sobre paisagem do ponto de vista espacial; o ponto de vista do arquiteto. É nesta condição que persiste o desejo de conciliação entre paisagem e arquitetura, agregada à clara consciência da necessidade de partilha de propósitos. O trabalho passa por duas fases distintas em que, na primeira, faz-se uma breve apresentação do lugar. Na segunda fase, definem-se os conceitos chave associados a esta temática, partindo para uma análise mais detalhada da paisagem, segundo a sua estrutura, identidade e significado. A análise conduznos ainda para a construção de uma ideia de cidade que prevalece no imaginário colectivo. Para onde nos transporta a paisagem do centro de Luanda? Nesta acepção, a memória é vista como uma continuidade temporal, uma linha que nos conduz à estrutura urbana do centro cidade de Luanda, através de vínculos identitários que se estabelecem pelo reconhecimento e apropriação de lugares marcados na memória. É sobre estes contextos que será analisada a paisagem da área de estudo como um símbolo de cultura, memória e história.
- Prevalência dos maus-tratos sobre idosos no concelho de BarcelosPublication . Barbosa, Andreia Fernanda Marques; Loureiro, Maria de Nazaré; Zilhão, AdrianoA sociedade em geral e, em particular, a sociedade portuguesa depara-se, atualmente, com um fenómeno de transformação demográfica relacionado com diminuição do número de crianças e jovens e aumento da população adulta e idosa, numa pirâmide quase invertida (Carreira, 2008; Carvalho, 2012; INE, 2003). Este aumento exponencial do número de idosos tem gerado alguma preocupação da sociedade ao nível da gestão social dos recursos, onde se incluem preocupações em torno da sustentabilidade da segurança social, preocupações em torno das respostas sociais cada vez mais adequadas à população idosa, suas necessidades específicas e preocupações em torno de respostas de saúde, lazer, entre outros aspetos (Aleixo, 2011; Pinheiro & Cunha, 2007). Para além destas preocupações, a procura de condições que proporcionem crescente qualidade de vida às pessoas, tem conduzido à identificação de situações em que os idosos vêm violados os seus direitos (Dias, 2004, 2005; Paschoal, 2000). Uma destas situações, de violação grave dos direitos das pessoas, é a violência e os maus tratos contra os idosos com custos elevados a vários níveis (Krug, Mercy, Dahlberg, & Zwi, 2002). Neste sentido, torna-se importante debruçarmo-nos sobre esta temática e tentar perceber a prevalência dos maus-tratos, compreender a sua etiologia, fatores de risco ou vulnerabilidade, fatores protetores e perceber se, quem tem conhecimento das situações violência, diligencia para as minimizar ou cessar, compreendendo conceitos, dinâmicas e até a legalidade em torno destes fenómenos (Carreira, 2008; Fonseca, Gomes, Faria, & Gil, 2012; Pasinato, Camarano, & Machado, 2006). Da literatura torna-se saliente a informação de que os principais agressores tendem a ser a família do próprio idoso e o local desses maus tratos a habitação ou o contexto familiar (Dias, 2009; Ferreira-Alves & Sousa, 2005; Ferreira-Alves, 2004, 2005; Fernandes, 2011; Fonseca et al., 2012; Minayo, 2004; Sanches, Lebrão & Duarte, 2008; Santos et al., 2013). Embora não haja dados muito consistentes e comparáveis em Portugal, os dados existentes parecem apontar para negligência, a violência psicológica e o abuso financeiro enquanto tipos de maus tratos mais prevalentes na população idosa (Ferreira Alves, 2004, 2005; Ferreira-Alves & Santos, 2009; Ferreira-Alves & Sousa, 2005). Este trabalho surge em torno destas preocupações e neste enquadramento. O estudo que apresentamos incide na análise da prevalência dos maus-tratos nos idosos no concelho de Barcelos. Trata-se de um estudo descritivo de natureza ainda muito exploratória de uma realidade pouco conhecida a nível nacional e, também, ao nível deste concelho. A investigação levada a cabo é de natureza mista, com uma vertente quantitativa e outra qualitativa. Adotou-se um procedimento de recolha de dados junto de profissionais em lares de idosos, centros de dia e centros de convívio, através da utilização de um inquérito por questionário construído para o efeito, com perguntas abertas e fechadas. Optou-se, também, pela realização de uma entrevista semiestruturada a um elemento das forças de segurança; a duas técnicas da saúde com formação em serviço social; a duas técnicas de intervenção social em serviços distintos, uma com formação em serviço social e outra em psicologia. A parte quantitativa dos dados (inquéritos por questionário) foi analisada com recurso ao Excel e ao SPSS (Statistical PaCkage for the Social Sciences - versão 19 para Windows) e a parte qualitativa dos dados (entrevistas) foi analisada através da análise de conteúdo (Bardin, 2008). Os dados recolhidos apontam para uma maior prevalência de situações de negligência, maus tratos emocionais e financeiros, alguns deles em contexto de violência doméstica, perpetrados essencialmente por filhas ou outros familiares, e associados a fatores de risco como isolamento, dependência e demências (por parte da pessoa idosa) e comportamento hostil e agressivo, consumo de substâncias e problemas financeiros (por parte do familiar).
- Milk as a drug delivery platform in paediatricsPublication . Aguiar, J. P.; Fernandes, T.; Nese, C.; Fernandes, A. I.; Pinto, J. F."Purpose: to assess the physical properties of spray dried milk powders and evaluate drug-milk interactions."
- Palavras que nos embalam: a escrita criativa no 1º ciclo do ensino básicoPublication . Monteiro, Soraia Isabel Santos; Mendes, TeresaA leitura e a escrita mantêm entre si relações de grande proximidade sendo praticamente indissociáveis. Na verdade, nas últimas décadas, a investigação tem vindo a demonstrar que a aprendizagem da leitura e da escrita se processa praticamente em simultâneo e que, ao longo do processo de ensino-aprendizagem, essa relação entre os dois domínios se vai intensificando. Assim, sabemos hoje, que quanto mais se lê melhor se escreve, da mesma forma que quanto mais se escreve maior é a capacidade de compreender os textos lidos. Ao professor de Português compete a tarefa de desenvolver nos seus alunos, em qualquer nível de ensino, competências várias em todos os domínios contemplados nos documentos legais e programáticos em vigor. No entanto, e dada a natureza deste Relatório Final de Prática de Ensino Supervisionada, não podemos deixar de frisar que, relativamente aos domínios da leitura e da escrita, o professor de língua materna deve promover e estimular nos seus alunos o desenvolvimento gradual e articulado de competências relacionadas com a compreensão leitora e a expressão escrita, nas suas várias dimensões – ortográfica, textual e criativa. Encarando a escrita criativa como uma modalidade fundamental para a criança, não só por alargar a sua capacidade imaginativa, mas também por permitir adquirir, consolidar e utilizar com progressiva autonomia e criatividade todos os aspetos relacionados com a estrutura da língua, perspetivamo-la como fundamental nas aulas de Português, pelas potencialidades de que a mesma se reveste e não apenas como ferramenta utilizada para desbloquear nos alunos o receio da página em branco. Daí que tenhamos concebido e implementado, numa sala de 3º ano de escolaridade, num dos agrupamentos de escolas de Portalegre, um projeto de investigação-ação centrado no domínio da escrita criativa, mas alicerçado em práticas de leitura compreensiva de textos literários, práticas essas que antecederam os momentos de escrita. Desse projeto em particular, e das atividades implementadas ao longo da Prática de Ensino Supervisionada nas diversas disciplinas em geral, no 1º e no 2º CEB, dar-se-á conta, de forma reflexiva, neste Relatório Final.
- Search for heavy lepton resonances decaying to a $Z$ boson and a lepton in $pp$ collisions at $\sqrt{s}=8$ TeV with the ATLAS detectorPublication . ATLAS collaboration (2828 authors); Aguilar-Saavedra, Juan Antonio; Amor Dos Santos, Susana Patricia; Anjos, Nuno; Araque, Juan Pedro; Cantrill, Robert; Carvalho, João; Castro, Nuno Filipe; Conde Muiño, Patricia; Da Cunha Sargedas De Sousa, Mario Jose; Fiolhais, Miguel; Galhardo, Bruno; Gomes, Agostinho; Gonçalo, Ricardo; Jorge, Pedro; Lopes, Lourenco; Machado Miguens, Joana; Maio, Amélia; Maneira, José; Onofre, António; Palma, Alberto; Pedro, Rute; Pina, João Antonio; Pinto, Belmiro; Santos, Helena; Saraiva, João; Silva, José; Tavares Delgado, Ademar; Veloso, Filipe; Wolters, HelmutA search for heavy leptons decaying to a Z boson and an electron or a muon is presented. The search is based on pp collision data taken at $ \sqrt{s}=8 $ TeV by the ATLAS experiment at the CERN Large Hadron Collider, corresponding to an integrated luminosity of 20.3 fb$^{−1}$. Three high-transverse-momentum electrons or muons are selected, with two of them required to be consistent with originating from a Z boson decay. No significant excess above Standard Model background predictions is observed, and 95% confidence level limits on the production cross section of high-mass trilepton resonances are derived. The results are interpreted in the context of vector-like lepton and type-III seesaw models. For the vector-like lepton model, most heavy lepton mass values in the range 114–176 GeV are excluded. For the type-III seesaw model, most mass values in the range 100–468 GeV are excluded.