IPS - Instituto Politécnico de Setúbal
Permanent URI for this community
O Instituto Politécnico de Setúbal (IPS) foi criado em 1979 e iniciou as suas atividades em 1981. Atualmente é constituído por cinco Escolas Superiores – Educação, Tecnologia de Setúbal, Ciências Empresariais, Tecnologia do Barreiro e Saúde, com uma oferta formativa muito diversificada ao nível de licenciaturas, mestrados, pós-graduações, cursos de especialização tecnológica e cursos livres. Integra ainda os Serviços de Ação Social, orientados para o apoio aos estudantes, que é responsável pela prestação de serviços como o alojamento, alimentação, serviços de saúde e apoio a atividades desportivas e culturais.
O Instituto Politécnico de Setúbal, como Instituição de Ensino Superior, procura, de forma permanente e em articulação com os parceiros sociais, contribuir para a valorização e desenvolvimento da sociedade em geral e da região de Setúbal, em particular, através de atividades de formação terciária, de investigação e de prestação de serviços, que concorram para a criação, desenvolvimento, difusão e transferência de conhecimento e para a promoção da ciência e da cultura.
Browse
Browsing IPS - Instituto Politécnico de Setúbal by Field of Science and Technology (FOS) "Engenharia e Tecnologia::Outras Engenharias e Tecnologias"
Results Per Page
Sort Options
- Avaliação da resistência ao desgaste a seco e em meio salino de um revestimento de WC-12COobtido por HVOFPublication . Pablo, João Pedro; Pina, Célio Gabriel Figueiredo; Almeida, Maria Amélia Martins deOs revestimentos são de grande importância na obtenção de maior longevidade dos materiais. No presente estudo são efetuados vários ensaios ao Cermet WC – 12Co, depositado sobre o método HVOF e comparadas as suas características de resistência ao desgaste com o Cermet 80Ni – 20Cr e o Aço Inoxidável 316L. Para tal foram realizados testes de desgaste do tipo de deslizamento recíproco onde amostras planas foram sujeitas à ação de um contra corpo esférico de alumina. Neste caso o Cermet estudado apresentou melhores desempenhos que os restantes materiais no que respeita à resistência ao desgaste, pelo que podemos concluir que o revestimento de Carboneto de Tungsténio com 12% de Cobalto é mais indicado para utilizações onde o desgaste tenha forte presença.
- CPPS-3D: a methodology to support cyber physical production systems design, development and deploymentPublication . Pelixo, Dário Miguel da Silva; Cunha, Pedro Filipe do CarmoCyber-Physical Production Systems are widely recognized as the key to unlock the full potential benefits of the Industry 4.0 paradigm. Cyber-Physical Production Systems Design, Development and Deployment methodology is a systematic approach in assessing necessities, identifying gaps and then designing, developing and deploying solutions to fill such gaps. It aims to support and drive enterprise’s evolution to the new working environment promoted by the availability of Industry 4.0 paradigms and technologies while challenged by the need to increment a continuous improvement culture. The proposed methodology considers the different dimensions within enterprises related with their levels of organization, competencies and technology. It is a two-phased sequentially-stepped process to enable discussion, reflection/reasoning, decision-making and action-taking towards evolution. The first phase assesses an enterprise across its Organizational, Technological and Human dimensions. The second phase establishes sequential tasks to successfully deploy solutions. Is was applied to a production section at a Portuguese enterprise with the development of a new visual management system to enable shop floor management. This development is presented as an example of Industry 4.0 technology and it promotes a faster decision-making, better production management, improved data availability as well as fosters more dynamic workplaces with enhanced reactivity to problems.
- Desenvolvimento de um processo PPAP para a manutenção aeronáuticaPublication . Teixeira, Bruno; Soares, AldinaNesta tese de mestrado é apresentada uma revisão bibliográfica no âmbito da regulamentação da manutenção aeronáutica, das ferramentas do planeamento avançado da qualidade do produto (APQP) e por fim os princípios e documentação utilizada no processo de aprovação para fabricação de peças (PPAP) no setor automóvel e no setor de fabricação aeronáutica, sendo assim possível de desenvolver o processo de aprovação para manutenção de peças (MPAP), de forma a garantir um processo de integração e gestão robusto. Nesta tese de mestrado também é demonstrado que o setor de manutenção aeronáutica é diferente e muito específico, sendo evidenciada a enorme importância e o impacto que o processo de gestão da lista de capacidades (LC) tem numa Organização de Manutenção bem como na implementação de um processo PPAP no setor de manutenção aeronáutica. Sem o processo de gestão da lista de capacidades implementado e a funcionar de forma robusta o processo de aprovação para manutenção de peças não poderá ser implementado. Assim, ainda nesta tese de mestrado são demonstradas as implementações de melhorias e os seus ganhos de forma a que o processo de gestão da lista de capacidades seja mais fácil de garantir e manter, tornando-o num processo de aprovação de componentes ágil e robusto, que diferencia as situações que carecem de aprovação/reaprovação, os diferentes níveis de detalhe e os conteúdos de cada nível de aprovação.
- Melhoramento da gestão de um equipamento de madeira na indústriaPublication . Mendes, David Samuel Fernandes Tavares; Pereira, Filipe José DideletAs atividades da manutenção têm sido caracterizadas como um problema dentro das empresas, desde há muitos anos. Contudo nos últimos anos, a manutenção tem sido vista de outra maneira e tem sido reconhecida como uma parte fundamental e estratégica nas empresas. Passando de ser um problema a uma atividade essencial ao ciclo de vida dos equipamentos, e um meio de apoio à produção, que combina ações de gestão e técnicas com a finalidade de obter elevada disponibilidade das equipamentos a baixos custos. Esta mudança advém da globalização dos mercados, que deste modo fez com que as organizações tenham que melhorar as suas prestações a todos os níveis para produzirem com qualidade, a baixo custo e darem uma boa resposta ao consumidor final de forma satisfatória face às suas necessidades. Para além de aumentar a disponibilidade dos equipamentos, de manter a produção estável e sem problemas, a manutenção é aplicada para garantir o bom funcionamento dos equipamentos, tendo em vista a melhoria continua. Para se conseguir aplicar novas técnicas, metodologias de apoio à manutenção é necessário o estudo dos acontecimentos ocorridos no serviço da manutenção, recorrendo a dados do histórico da manutenção, de forma a averiguar as causas das avarias, e daí estudar medidas e métodos de melhoria recorrendo a estudos que tem em conta a vertente económica e técnica. Desta forma neste trabalho, ao longo dos quatro capítulos, são abordados vários temas sobre a gestão da manutenção, conceitos e definições de forma a analisar a forma de operação de um equipamento destroçador de madeira com componente de transporte numa indústria processadora de celulose. O objetivo é avaliar os procedimentos de operação desse equipamento e as suas consequências na disponibilidade e na manutenção do mesmo. O caso vai ser tratado através do recurso a dados relativos ao histórico de manutenção, pelo que também irão ser abordados os problemas associados à correta identificação das ocorrências, à relação entre operação e manutenção e à qualidade das intervenções da manutenção. Com a análise dos dados identifica-se as avarias/falhas que ocorrem mais sendo estas: Avaria mecânica, Avaria elétrica, Substituição de navalha e Encravamentos. De Janeiro a Setembro verifica-se que existe baixa disponibilidade, nos restantes meses ocorrem avarias de forma sistemática contribuindo também desta forma para a diminuição da produtividade. Para fazer face deve-se de rever o plano de manutenção, e o planeamento de como se fazem as intervenções da manutenção de forma a torna-los mais robustos e incrementar com novas técnicas de gestão de manutenção. Realizar formações para todos os colaboradores e incrementar novos métodos de recolha e registo dos dados que evidencie o histórico da manutenção da melhor forma possível.
- Solvência II – caracterização, processos de negócio, reporte e exemplo prático na área de resseguroPublication . Fonseca, Luís; Ribeiro, Nuno Valero; Malcato, LuísConsiderando a volatilidade dos mercados financeiros e os escândalos financeiros verificados num passado recente que colocaram a economia mundial numa situação crítica, foi necessário encontrar novas formas de regular as atividades financeiras tanto nos Estados Unidos da América como no espaço Europeu. Face ao cenário económico dos últimos anos, a União Europeia criou novos imperativos regulamentares de supervisão para o setor financeiro da banca e seguros a entrar oficialmente em vigor em 2016. Existe a necessidade de efetuar uma extensa e morosa análise a todos os novos requisitos de informação a fornecer para reporte, quais as metodologias de base que serão utilizadas para cálculos, quais os conceitos base que estão relacionados com a informação a fornecer e, como corolário desta mudança, planear a adaptação das Companhias de Seguros a este desafio no âmbito organizacional e de sistemas de informação. Foi desenvolvido um estudo sobre o Solvência II – um programa legislativo da União Europeia a ser implementado pelos 28 Estados Membros que introduz um regime regulamentar harmonizado em toda a União Europeia – sendo apresentados um enquadramento base sobre o tema, a identificação dos desafios que são colocados à atividade e a análise parcial de uma das áreas da atividade seguradora: o Resseguro. Reunindo e sistematizando o máximo de informação que existe sobre as atuais e futuras necessidades de reporte para dar resposta à EIOPA1 em 2016, foi criado um cenário de comparação usando um modelo típico de processos de negócio no presente na área de Resseguro duma Companhia de Seguros, e desenvolvido um novo modelo de processos de negócio centrado em dois objetivos: melhorar o tratamento da informação e automatização dos processos; gerar dados base adaptados às necessidades futuras de reporte. Após a sistematização dos processos de negócio atuais e dos processos de negócio futuros, foi gerado um exemplo de pequena dimensão para demonstrar e validar as alterações propostas.