EN - TMI - Curso Marinha
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Browsing EN - TMI - Curso Marinha by Field of Science and Technology (FOS) "Ciências Naturais::Ciências da Terra e do Ambiente"
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- Derrames de Hidrocarbonetos no MarPublication . Rosa, Mariana Luís ; Faria, Duarte Lynce; Neves, CTEN TSN-HIS Bruno Alexandre GonçalvesEste estudo analisa a origem provável de uma mancha de poluição detetada por satélite a 5 de março de 2022, após o naufrágio do navio Felicity Ace ao largo dos Açores. Para tal, foram realizadas simulações de deriva inversa (backtracking) com o modelo numérico OpenDrift, utilizando o módulo OpenOil para representar o transporte superficial de hidrocarbonetos. Foram testadas quatro hipóteses, combinando duas posições iniciais (noroeste e nordeste da mancha) e duas janelas temporais (4 e 9 dias), com diferentes tipos de hidrocarbonetos (Fuel Oil No. 6, Fuel Oil No. 2 e Marine Diesel Oil), fatores de deriva pelo vento (0.0%, 1.5% e 3.0%) e valores de dispersão inicial (radius). A avaliação baseou-se em três critérios complementares: distância entre centróides, diferença de área e percentagem de partículas dentro da área estimada da mancha observada. Esta combinação permitiu comparar objetivamente os cenários e identificar os mais consistentes em termos espaciais e físicos. Os resultados indicaram que as simulações com janelas temporais mais curtas (4 dias), associadas ao Fuel Oil No. 6 e a fatores de deriva pelo vento mais elevados (1.5–3.0%), reproduziram com maior fiabilidade a extensão e a posição da mancha detetada, sobretudo para a hipótese com ponto inicial a nordeste. Já as simulações de maior duração apresentaram dispersão mais acentuada e menor sobreposição espacial. A análise reforça a importância da seleção criteriosa da posição inicial, da janela temporal e dos parâmetros físicos na modelação de backtracking, sobretudo quando os dados observacionais são limitados. As conclusões reforçam o potencial do OpenDrift como ferramenta de apoio à análise e gestão de eventos de poluição marinha, recomendando a exploração futura de novos critérios de avaliação, a aplicação a outros casos de estudo e a inclusão de processos adicionais, como o transporte tridimensional e a degradação dos hidrocarbonetos.
- Os Portos Portugueses no Contexto da Descarbonização e da Segurança EnergéticaPublication . Falcão, Francisco Maria Rosa ; Faria, Duarte Lynce; Neves, CTEN TSN-HIS Bruno Alexandre GonçalvesNum mundo desafiado pelas alterações climáticas e pela urgência de redefinir os sistemas energéticos, os portos marítimos assumem-se como alicerces de um futuro sustentável. Este trabalho pretende explicar a relevância histórica e estratégica dos portos portugueses, com foco no Porto de Sines, enquanto protagonistas da descarbonização, transição energética e segurança energética, alinhados com os objetivos da União Europeia (UE) e as políticas nacionais. A investigação procura expor como, desde a Era dos Descobrimentos, os portos portugueses catalisaram a expansão global, movidos por motivações comerciais, políticas e religiosas, embora a sua influência tenha decrescido face a outros portos europeus como Amesterdão, por exemplo. Este estudo visa destacar a recuperação da centralidade portuária no contexto do Pacto Ecológico Europeu, que tem como objetivo atingir neutralidade carbónica até 2050. A análise feita tenta demonstrar como a integração do setor marítimo no Sistema de Comércio de Emissões (EU ETS), desde 2024, e as metas da Organização Marítima Internacional incentivam a introdução de combustíveis verdes. Este trabalho tenta também demonstrar o papel dos portos como hubs logísticos e energéticos em Portugal, conforme delineado pelo Plano Nacional Energia e Clima 2030 (PNEC 2030) e pela Estratégia Nacional para o Mar. Pretende-se também enfatizar a importância do Porto de Sines no âmbito da descarbonização, com projetos como GreenH2Atlantic e Pacto NEXUS, que conjugam inovação, energias renováveis e digitalização. A investigação conclui que os portos portugueses, com Sines na vanguarda, são essenciais para o crescimento económico, resiliência energética e sustentabilidade do país, contribuindo para o alcance das metas climáticas da UE.
- Segurança da navegação e operações SAR nas proximidades de estruturas de energias renováveis offshorePublication . Ferreira, João Francisco dos Reis ; Bué, CFR M Isabel Maria Morais Gonçalves; Canas, CMG M RES António José Duarte Costa CanasPortugal assumiu o compromisso de atingir a neutralidade carbónica até 2050, o que implica uma reestruturação profunda da sua matriz energética. Neste contexto, o espaço marítimo nacional surge como uma oportunidade estratégica para a expansão das energias renováveis, dado o seu elevado potencial, decorrente da exposição direta aos elementos do oceano Atlântico. Esta transição energética materializa-se na promoção e implementação de projetos de energia renovável offshore, que, por sua vez, introduzem novos desafios no domínio da segurança marítima, nas suas dimensões ambientais, económicas, sociais e geopolíticas. O presente trabalho tem como principal objetivo contribuir para a definição de um quadro normativo e técnico, homogéneo no contexto internacional, garantindo a segurança da navegação e a eficácia das operações de busca e salvamento marítimo (Search and Rescue, SAR) nas imediações de estruturas renováveis offshore. Para tal, procedeu-se à identificação, análise e consolidação de normativos e recomendações internacionais, com o intuito filtrar e avaliar a possível implementação em contexto nacional. O normativo analisado inclui regulamentos de sinalização marítima e aérea, regras de segurança e a definição de distâncias de segurança, a avaliação das interferências eletromagnéticas sobre os sistemas de bordo e os procedimentos a serem adotados durante as operações SAR nestas áreas. Complementarmente, é realizada uma análise de risco sobre as áreas propostas no Plano de Afetação para Energias Renováveis Offshore 2025 para Portugal Continental, com base em dados AIS, de forma a aferir os padrões de navegação existentes na área, com o intuito final de avaliar a implementação do normativo analisado. Esta dissertação visa, assim, fornecer uma base sólida e integrada para apoiar o planeamento, regulamentação e operação segura das futuras áreas de exploração offshore em Portugal Continental, salvaguardando simultaneamente a liberdade de navegação e a eficácia da resposta a emergências no mar.
