ESAD - INT - Teses / Dissertações
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ESAD - INT - Teses / Dissertações by Field of Science and Technology (FOS) "design"
Now showing 1 - 6 of 6
Results Per Page
Sort Options
- Bairro Caixa TextilPublication . Carvalho Pinto Freitas, Ana Rita; Seco, Paulode vida do ser humano, respondendo às necessidades sociais, ambientais, ergonómicas, de segurança e saúde. A temática da habitação é complexa, sobretudo nas questões de acessibilidade em espaços reduzidos. Com a evolução da sociedade e da cidade, levantam-se questões e necessidades para combater a instabilidade social e apelar à uniformização dos direitos humanos, sendo a habitação um direito fundamental à vida da comunidade. O Design de Interiores tem o potencial para capacitar o desenvolvimento de espaços de forma a solucionar incompatibilidades espaciais existentes. Interpretar as necessidades da população é essencial para a criação de espaços adequados consoante as suas realidades. Neste contexto, o presente objeto de estudo centra-se numa habitação do Bairro Caixa Têxtil, onde a MatosinhosHabit é gestora de fogos, e pretende adaptar um destes a pessoas com mobilidade condicionada, apelando à autonomia e igualdade social na habitação.
- Expor uma Coleção / Do Processo Invisível ao PúblicoPublication . Ramos dos Santos, Margarida; Fedi, EleonoraO presente documento consiste num relatório de estágio curricular realizado na esad—idea, centro de investigação em design e arte, entre novembro de 2022 e fevereiro de 2023, para a conclusão do grau de Mestre em Design, com especialização na área dos interiores, pela ESAD – Escola Superior de Artes e Design, em Matosinhos. Este estágio teve como objetivo a experiência de situações profissionais que dificilmente podem ser vivenciadas em regime académico, complementando o nosso percurso escolar. Conhecer o mundo do trabalho, a sua dinâmica colaborativa no processo criativo, bem como a concretização real dos projetos, é fundamental à aprendizagem e desenvolvimento, tanto profissional, como pessoal, de um estudante. A nossa integração neste contexto fez-se, sobretudo, através da exposição: “Sapatilhas: Marcas Portuguesas, do Estado Novo ao Virar do Milénio”. Os vários intervenientes (curadoria, design expositivo, design gráfico, produção e comunicação) trabalharam, de forma integrada, sobre a coleção de sapatilhas de Pedro Carvalho de Almeida, detentor da coleção e curador da respetiva mostra. Assim, torna-se importante realçar o processo desenvolvido desde a origem do projeto expositivo até à sua abertura, apresentando as diversas etapas adotadas e todo o envolvimento necessário na realização de uma exposição desta natureza, do processo invisível ao público.
- Habitar Através do UpcyclingProjeto de reabilitação do interior de uma habitação unifamiliar, modelo Coliving e CoworkingPublication . Ana Beatriz Gomes GouveiaCom a cidade como pano de fundo e as problemáticas contemporâneas como principal fonte de inspiração, surge um projeto dotado de uma dinâmica singular, desenvolvendo-se a partir da análise das vivências e necessidades da sociedade em que estamos inseridos. Dessas práticas emergem conceitos como a reabilitação de espaços, a valorização do uso eficiente de materiais durante essas intervenções (upcycling), a escassez de habitação acessível para jovens, originando a conceção de espaços colaborativos (coliving) e ambientes de trabalho partilhados (coworking). Associados a estes conceitos, percebemos uma urgência em modificar a abordagem do designer em relação às suas ideias, conferindo mais relevância ao património histórico e cultural e evitando subestimá-lo. Assim, surge o projeto "Habitar através do Upcycling", que busca interpretar de maneira realista e viável essas problemáticas complexas e desafiadoras, traduzindo-as do âmbito conceptual para o plano da realidade.
- Itinerâncias. Galiza. Processos e Formas entre a Porto Design Biennale e a Garagem SulPublication . Leite Vieira, Catarina; Cardoso, Ana SofiaA oportunidade de poder acompanhar de muito perto a Porto Design Biennale de 2023, em especial o “país convidado”, a Galiza, permitiu-nos começar a investigação que motiva o projeto desta tese. Conhecer o papel e a força que um país convidado pode ter no contexto de uma Biennale de Design, como uma escolha curatorial de conteúdos pode representar a cultura e a identidade de um território e, por fim, como um dispositivo expositivo pode potenciar a sua apreensão e disseminação, desenham a primeira parte desta pesquisa. Podem os objetos mostrar quem somos? É possível dar a conhecer o que produzimos e como produzimos? A resposta a algumas destas perguntas e a sua aplicação na prática, através do acompanhamento do desenho e produção da exposição Galiza. Processos e Formas, leva-nos a propor uma nova vida, num outro lugar, para a mostra que teve curadoria de David Barro. Itinerâncias, Galiza. Processos e Formas entre a Porto Design Biennale e a Garagem Sul resume bem a viagem de uma exposição que, com este trabalho, se explica e projeta.
- Pousada da Malta.O Design de Interiores na reabilitação do legado MineiroPublication . Ferreira Ramalho, Ana Margarida; Macedo Pereira, Paulo AlexandreNo âmbito do curso de Mestrado em Design de Interiores da Escola Superior de Artes e Design, é proposto o desenvolvimento de um projeto final. O tema do seguinte projeto, “O Design de Interiores na reabilitação do legado Mineiro” tem como objetivo a reabilitação de um edifício designado popularmente de “Casa da Malta”. Integrado nos territórios que pertenciam ao Couto Mineiro do Pejão, este edifício tem um forte passado histórico sendo a maior "Bacia Carbonífera do Douro". Nos dias de hoje, encontra-se totalmente desprovido das funções que outrora teve, com todas as ruínas e elementos restantes a pertencer atualmente à Câmara Municipal de Castelo de Paiva. O objetivo deste projeto é reabilitar o edifício de forma a integrá-lo novamente na sociedade, homenagear os mineiros e enfatizar a história do local. É igualmente fundamental que este possa favorecer as necessidades da comunidade e valorizar a localidade.
- Variações sobre tipologias de habitação coletivaInteriores para modos de vida contemporâneosPublication . Castro Santos, Angélica; Coelho Pinheiro, Regina MartaO modo de habitar é definido pelos hábitos e desejos do dia a dia das famílias. Atualmente, assistimos ao surgimento de novas realidades familiares assim como novas tipologias habitacionais associadas. São visíveis as marcas de mudanças que se vão encontrando ao longo dos anos no termo “família”. O modelo de família tradicional, heterosexual, monogâmico e patriarcal, evoluiu para modelos da família únicos e distintos. As famílias deixam de ter o homem como o centro do poder e os papeis invertem-se trazendo uma nova linguagem de família, como as famílias monoparentais, famílias homoparentais, famílias mistas, amigos e animais. A abordagem do funcionalismo no habitar tem vindo a sofrer alterações, mas na maioria das vezes as habitações construídas segundo o modelo “chave na mão”, têm todas a mesma organização, função e conteúdo dedicado para famílias tipo, que pretendem na maioria das vezes obter um espaço pronto habitar, em vez de procurar soluções personalizadas para a sua vida quotidiana. A proposta de projeto parte de uma caraterização que dá a conhecer o públi- co alvo onde constam três tipos de família distintas, um casal de idosos com o filho, um casal homossexual com um animal de estimação e um casal de jovens, partindo de uma habitação com entrada pelo no2 da Estrada Nacional 1.14 (Goda – Mozelos – Feira), descontextualizando essa ideia de tradicional, partindo de soluções efica- zes, com uma tipologia de habitação acessível e acima de tudo que responda às necessidades e ao modo de habitar dos perfis estudados.