Browsing by Issue Date, starting with "2025-11-04"
Now showing 1 - 5 of 5
Results Per Page
Sort Options
- A importância da vinculação no sucesso do acolhimento residencial e da autonomia de adolescentes e jovens em riscoPublication . Serrote, Filipe João Lopes Mouzinho; Martins, Maria José D.O acolhimento residencial (AR) constitui uma medida de proteção à infância e juventude muito utilizada em Portugal. Esta dissertação procura esclarecer como o acolhimento residencial, enquanto medida de proteção, pode contribuir para o desenvolvimento e autonomia dos jovens, bem como compreender o papel da vinculação aos cuidadores do AR nesse processo. Para o efeito foram construídos 2 questionários, o primeiro foi aplicado a 16 jovens em AR, que visava compreender quem eram as figuras de referência para os jovens antes, durante e após o AR; o segundo foi aplicado a 9 jovens, que tinham terminado a medida de AR algum tempo antes de responderem ao questionário, e pretendia esclarecer qual a importância do AR na vida dos jovens, identificar as suas figuras de referência e as dificuldades que sentiram no processo de autonomia. Os resultados indiciam que existe uma maior dificuldade de vinculação aos cuidadores das casas de acolhimento, quando o acolhimento é efetuado já em plena adolescência, sendo menor o seu grau de satisfação com o AR tendo em conta o acumular de experiências adversas na sua vida. Foram ainda encontradas evidências sobre a importância das casas de acolhimento na vida e no futuro de todos estes jovens, e identificadas várias dificuldades na transição para a vida ativa/processo de autonomia.
- Design de ativismo: Análise semiótica do cartaz e o seu processo de significação no cenário atual das alterações climáticasPublication . Martins, Francisco Miguel Teixeira; Batalha, Maria José CadarsoNum cenário sociopolítico atravessado, não só, pela designada Crise Climática, como também pela saturação mediática da Cultura Visual contemporânea, a presente dissertação coloca em questão qual o papel atual desempenhado pelo Cartaz quando aplicado a este mesmo panorama, procedendo à sua exploração enquanto objeto semiótico e, sobretudo, enquanto ferramenta para o Ativismo. Perante a transformação dos modos de comunicação e a emergência de novas problemáticas sociais e ambientais, impõe-se uma reexão considerada fundamental no que toca à permanência do Cartaz como meio previligiado e favorável à crítica e consciencialização social diante de problemas sociais emergentes, especialmente quando inserido num contexto dominado pela fragmentação da atenção dos espectadores. Através de uma análise - fundada na Semiótica Peirciana - crítica e comparativa de uma panóplia de cartazes ora produzidos por ‘Designers’ prossionais, ora produzidos por outros elementos da sociedade numa dinâmica mais espontânea, é explorado o modo como diferentes estratégias visuais vêm a construir signifcados emergentes, de que forma vêm a convocar emoções, e de que modo tornam ativa uma consciência coletiva, por parte da sociedade, face aos problemas sociais dominantes. Assumindo a premissa de que «o Meio é a Mensagem » , argumenta-se que o Cartaz - mais do que veícular conteúdos de uma forma visual -, encara, agora, uma posição política potenciada através da sua própria materialidade, estética e formas de circulação. De um modo bastante particular, a investigação evidencia que cartazes não produzidos por prossionais desta área tendem a apresentar uma maior intensidade emocional e pregnância visual, enquanto que os cartazes inerentes a uma prática prossional acabam por revelar, algumas vezes, um distanciamento conceptual deveras comprometedor do seu potencial ativista. No fundo, toda a pesquisa visa contribuir para uma compreensão mais aprofundada de como a estética visual de um Cartaz vem a inuenciar a consciencialização e mobilização social em relação a questões sociais prementes, fornecendo insights valiosos para práticas futuras de Design e Ativismo social. Em consequência, mostra-se visada a problematização de eventuais contradições do Design Ativista contemporâneo, propondo uma revalorização do Designer enquanto agente mais crítico, mediador simbólico e ‘co-criador’ de narrativas visuais interligadas com a transformação social. A nível de contributos, destaque-se o debate académico sobre o Design enquanto disciplina e prática situadas, ética e politicamente comprometidas, sublinhando a urgência de abordagens verdadeiras e transformadoras numa faixa temporal dominada pelo colapso ecológico.
- Publicidade nostálgica: Criação e validação de um guia semióticoPublication . Rossi, Cezar Eduardo Durão; Pinto, António Manuel Gorgel CoutoNos últimos anos, têm-se observado peças publicitárias que recorrem à nostalgia de forma superficial e previsível, comprometendo a autenticidade e a identidade das marcas. Esta dissertação propõe, assim, enfrentar tal problemática através da criação e validação de um guia prático destinado a orientar profissionais de design e publicidade na incorporação estratégica e autêntica da nostalgia. A conceção do guia assenta na fenomenologia de C. S. Peirce, a partir das categorias de Primeiridade, Secundidade e Terceiridade, complementadas pela releitura de Santaella e Nöth, que as relacionam com as estratégias de mensagem publicitária de Sugestão, Sedução e Persuasão. Integra ainda a primeira tricotomia de signos, composta por Qualissigno, Sinsigno e Legissigno, tal como descrita por Santaella, cuja articulação com os demais conceitos forneceu a base teórica para a estruturação do guia prático. A investigação desenvolveu-se em quatro etapas: revisão bibliográfica e análise de casos que ilustram usos superficiais da nostalgia; enquadramento semiótico aplicado; desenvolvimento do guia prático, estruturado em três blocos e caracterizado por uma identidade gráfica própria; e, por fim, validação empírica em contexto de workshop com profissionais da área criativa, mediante análise qualitativa e quantitativa dos resultados. Os dados confirmam que o guia favorece maior clareza no processo criativo, evita abordagens previsíveis e estimula soluções capazes de equilibrar referências nostálgicas e identidade contemporânea. Conclui-se que a presente investigação contribui para o aprofundamento da semiótica publicitária e oferece, simultaneamente, uma ferramenta metodológica aplicável ao desenvolvimento de peças publicitárias mais autênticas, estratégicas e culturalmente relevantes.
- Impacto do Compromisso Organizacional na Relação entre a Justiça Organizacional e o Desempenho: o Papel Moderador do País (Portugal/Senegal)Publication . Tavarez, Steven Lopez; Fontes, AndreaA maioria das investigações sobre o compromisso organizacional, a justiça organizacional e o desempenho têm sido feitas num contexto que abrange as organizações de uma determinada região do mundo. Com a globalização e a necessidade de dar respostas às exigências do mercado cada vez mais complexas, as organizações têm vindo a expandir os seus negócios além-fronteiras com o intuito de promover a reputação organizacional, conseguindo angariar a fidelização dos consumidores de um mercado estabelecido no estrangeiro, embora obter o sucesso organizacional. Este estudo conseguiu demonstrar o impacto do compromisso organizacional na relação entre a justiça organizacional e o desempenho. No entanto, o efeito moderador que se esperava que os países em estudo (Portugal/Senegal) exercessem na relação entre a justiça organizacional e o desempenho não foi confirmado. Procedeu-se através da T-Test amostras independentes a comparação dos dois países o que permitiu identificar a existência de diferenças significativas no que concerne à justiça organizacional e o desempenho entre os participantes de Portugal e os de Senegal. Para medir a manifestação comportamental dos colaboradores relativamente às variáveis em estudo, recorreu-se a metodologia quantitativa de investigação aplicando um questionário. Foram obtidas 240 respostas válidas por parte dos inquiridos que se encontram ativos no mercado laboral em Portugal e no Senegal. Os resultados deste estudo permitiram averiguar o impacto da justiça no desempenho numa relação mediada pelo compromisso organizacional, isto é, quando for percebida positivamente a justiça, o nível de compromisso tende a aumentar, o que por sua vez permite obter um bom desempenho. Espera-se que este estudo permita a liderança monitorizar o efeito que possa desempenhar uma gestão que integra o aspeto cultural permitindo compreender as realidades dos funcionários oriundos de horizontes diferentes, promovendo a justiça organizacional a fim de facilitar o comprometimento das pessoas para com a organização.
- Design in startup incubators: Practices, gaps and opportunitiesPublication . Pinto, Rita de Oliveira Neves Macedo; Moreira, Bruna RuschelWe are currently experiencing two phenomena: the emergence of incubators and the growing appreciation of design as a key factor in innovation. Thus, the research question is: How can design be integrated more effectively in startup incubators in Portugal? The main objective is to understand how these incubators promote the use of design in the startups they support. To do this, we defined four specific objectives: (a) to understand the role of design in incubators; (b) to identify the challenges that incubators face when encouraging startups to integrate design into their development; (c) to compare incubators' practices with theoretical perspectives on the value of design; and (d) to present practical suggestions for improving the incorporation of design in incubators. To achieve these objectives, we carried out a literature review, semistructured interviews with six incubators located in Lisbon, Porto, Leiria, Aveiro, and Coimbra; and collected responses from nine startups via an online questionnaire. The results show that although incubators and startups recognize the importance of design, it is not always practiced to its full potential, mainly due to limited resources and a lack of internal skills. Based on these results, the study suggests how these gaps can be addressed through design, which can help increase the market impact of startups supported by incubators.
