Browsing by Issue Date, starting with "2023-06-21"
Now showing 1 - 8 of 8
Results Per Page
Sort Options
- Utilização de tecnologias móveis e o respetivo potencial operacional: perceção dos polícias das esquadra territoriais da Divisão Policial de Cascais do COMETLISPublication . Azevedo, Mariana Teixeira; Elias, Luís; Moita, PedroA literatura demonstra que a adoção de tecnologias móveis que têm vindo a ser implementadas por algumas organizações policiais, quer em Portugal, quer no estrangeiro, tem incrementado desempenhos operacionais mais eficientes, precisos e inovadores, não obstante as várias limitações em termos técnicos, humanos e organizacionais. Especificamente, determinou-se que a PSP tem acompanhado, ainda que de forma incipiente, a abordagem associada à mobilidade informacional, não só através do desenvolvimento de diversos projetos, como foi o caso do projeto da “Esquadra do Século XXI”, desenvolvido e implementado na esquadra do Estoril da Divisão Policial de Cascais (DPC), mas também através da materialização dessa realidade em alguns sistemas de informação policiais, atualmente em uso na PSP. Sob o escopo de determinar se a implementação de um dispositivo móvel poderia fomentar um melhor desempenho operacional policial em esquadras de competência territorial, foi empregue um método quantitativo, que se traduziu na aplicação de um inquérito por questionário, que possibilitou uma averiguação das perceções dos polícias das esquadras territoriais da DPC do COMETLIS. Como principais resultados, constatou-se que o uso deste tipo de ferramentas tecnológicas poderia incrementar o acesso e partilha de informações, durante o desempenho de funções operacionais policiais, e ser um bom complemento ao rádio policial e que o recurso às mesmas possibilitaria uma gestão e aproveitamento de forma mais eficiente de meios/recursos humanos e materiais existentes na PSP. Complementarmente, inferiu-se, ainda, que, apesar dos polícias inquiridos se terem mostrado recetivos à introdução de novos equipamentos tecnológicos, reconheceram algumas limitações práticas, em especial os problemas de atenção, distração e consciencialização da situação e a falta de formação. No que concerne ao impacto das variáveis sociodemográficas na perceção dos polícias sobre a implementação de tecnologias móveis, verificaram-se diferenças estatísticas significativas relativamente às habilitações literárias e idade, tendo-se inferido que os polícias com habilitações de nível superior e os polícias mais novos expressaram uma concordância significativamente superior aos restantes, em algumas variáveis em estudo.
- A qualidade dos dados no Sistema Estratégico de Informação da Polícia de Segurança PúblicaPublication . Almeida, Luís Miguel Santos; Moita, PedroAs mudanças tecnológicas e societárias são constantes, tornando os ambientes decisórios das organizações cada vez mais complexos, incertos e dinâmicos. As organizações policiais não ficam alheias a tais mudanças. A centralidade e importância crescente dos dados e a necessidade das Polícias na sua utilização, tem vindo a motivar investimentos neste sentido, como forma a desenvolverem a sua atividade de modo mais eficiente, nomeadamente no apoio à tomada de decisão policial. Daqui revela-se a necessidade de as organizações policiais possuírem dados de boa qualidade, a fim de conseguirem extrair deles diversas potencialidades. A Polícia de Segurança Pública implementou em 2004 o Sistema Estratégico de Informação, um Sistema de Informação que se constituiu como um dos grandes marcos no desenvolvimento tecnológico desta Polícia e onde são inseridas diariamente grandes quantidades de dados. Contudo, pouco se conhece da qualidade dos dados constantes neste Sistema e de que modo é feita a sua gestão. É neste contexto que se desenvolveu a presente investigação, onde se optou por uma abordagem qualitativa, onde foram realizadas entrevistas a vários polícias da PSP, com variadas funções no âmbito da qualidade dos dados. Foram também recolhidos dados relativos ao número de itens duplicados inseridos anualmente no SEI, tendo em conta o número total de inserções entre 2011 e janeiro de 2023. A presente investigação demonstra que a gestão da qualidade dos dados no SEI necessita de uma maior atenção organizacional, bem como os próprios dados não podem ser considerados como tendo boa qualidade.
- Plano de Marketing: SEGREDO DAS DUNASPublication . Reis, Ana Isabel Cavalheiro; Rosinha, AntónioO turismo é um setor económico em permanente evolução. Tornando-se mais democrático com o surgimento das companhias aéreas de baixo custo e a digitalização de processos, viajar é hoje cada vez mais comum, o que agrega valor para os locais de receção, mas acarreta igualmente alguns impactos negativos. Portugal é um país de excelência para o turismo, seja por ser um país costeiro, com vários quilómetros de praia, seja pelos refúgios que o interior oferece e as paisagens resplandecentes dos Açores e da Madeira. E se o turismo tem crescido a nível global, em Portugal o cenário não é diferente, sendo uma das atividades que mais contribui para o PIB nacional. Mesmo abalado pela pandemia de COVID-19, que afetou este setor, o turismo regressa, de acordo com os dados apurados, em força, retomando a sua ascensão. No âmbito do turismo, surgem vários tipos de alojamento, como os alojamentos locais, nos quais este estudo se foca. Cada vez mais empreendedores gerem alojamentos locais, conseguindo a partir destes ter uma fonte económica secundária. Com os vários meios digitais disponíveis, que contribuem para uma digitalização crescente do setor, fica cada vez mais fácil gerir um alojamento local e captar hóspedes, durante todo o ano, desde que se tenha alguma literacia digital e se tire proveito de um conjunto de canais online e neles se consiga aplicar algumas estratégias de marketing. Contextualizado o setor do turismo, o alojamento local e o e-turismo, dá-se início à análise e descrição do Segredos das Dunas, para o qual se desenvolve um plano de marketing digital, com um conjunto de ações estratégicas a executar. Constituído por dois apartamentos, em Mira, o Segredos das Dunas é um micro negócio familiar que tira proveito do Airbnb para conquistar hóspedes. Considerando o potencial desperdiçado, e após várias análises ao ambiente interno e externo, conclui-se que será uma mais-valia o desenvolvimento de uma atividade constante nas redes sociais, o desenvolvimento de um website com opção de reservas diretas e reserva de serviços próprios ou complementares e de publicidade paga, promovendo assim o alojamento e uma maior independência face a plataforma de terceiros de divulgação de alojamentos locais.
- Estudo Experimental: o Efeito do Vídeo Selling na Intenção de Compra de Chocolates PremiumPublication . Costa, Márcia da Silva; Martin D'Ávila, Miguel; Mello, PedroAs atuais exigências dos compradores em relação à compra de um produto resultam na necessidade das marcas aliarem à compra uma experiência que proporcione uma compra perfeita. Essa experiência pode ser criada através da aplicação do shopper marketing que ao utilizar conceitos do marketing sensorial através dos estímulos consiga transformar uma simples compra em algo capaz de gerar emoções. Pela impossibilidade da aplicação de todos os estímulos no e-commerce, apenas é possível incorporar o estímulo visual e o auditivo e uma das estratégias que pode traduzir a compra perfeita de forma a utilizar esses estímulos na intenção de compra é através do vídeo selling. Este estudo tem como objetivo geral medir o efeito do vídeo selling na intenção de compra de chocolates premium. Para isso, foi utilizada uma metodologia quantitativa, neste caso o questionário, como principal instrumento de recolha de dados aliado a uma experiência numa página de e-commerce sendo um estudo experimental, utilizando a manipulação na variável foto e vídeo. Os resultados obtidos não confirmam que o vídeo selling ou a foto influenciam na intenção de compra de chocolates premium.
- Fatores Influenciadores do Green Brand Love nas Redes SociaisPublication . Raquel, Catarina da Silva; Martinez, Luísa; Ramos, FilipePerante uma era digital, os marketeers procuram novas estratégias de forma a manterem uma forte ligação entre a marca e o consumidor nas redes sociais. Assim, o conceito de brand love tem tido uma crescente relevância no marketing e comunicação das empresas, principalmente numa vertente online. Por influência do digital, o consumo sustentável tornou-se uma tendência global, originando o aumento da procura por marcas e produtos green. Esta pesquisa explorou possíveis antecedentes ao green brand love nas redes sociais: green brand image, green brand trust, consumer brand engagement e online social identity, identificados anteriormente por autores, mas nunca estudados como antecedentes ao green brand love num contexto online. Procurou-se identificar se as caraterísticas sociodemográficas, género, faixa etária e tempo despendido nas redes sociais, influenciam o nível de green brand love nas redes sociais. Foi aplicada uma metodologia quantitativa, através de um questionário online direcionado para utilizadores de redes sociais que seguissem pelo menos uma marca amiga do ambiente, tendo sido recolhidas 193 respostas válidas. Os resultados demonstraram que as dimensões estão positiva e diretamente relacionadas com o green brand love nas redes sociais, no entanto, quando analisadas em conjunto, num modelo de regressão linear múltipla, a dimensão costumer brand engagement perde o seu poder explicativo perante o green brand love. Verificou-se que as caraterísticas sociodemográficas estudadas, não geram diferenças nos níveis de green brand love nas redes sociais. Esta pesquisa torna-se relevante para os marketeers, para o desenvolvimento de estratégias de marketing digital das green brands e também para o enriquecimento da literatura.
- A Influência da Luz no Comportamento do Consumidor em Compras Offline: o Traço de Alta Sensibilidade como Moderador na Atratividade e Qualidade PercebidaPublication . Pinto, Rafaela Vaz; Martinez, Luísa; Ramos, FilipeConsidera-se que uma loja bem iluminada permite atrair os comparadores, devido à atratividade e sensíbilidade que esta representa para os mesmos. Por outro lado, considera-se relevante o análise do traço de pessoa altamente sensível (PAS), devido às reações que os indivíduos apresentam à estimulação. Dada a pertinência, procede-se ao estudo da influência da luz no comportamento do consumidor em compras offline: o traço de alta sensibilidade como moderador na atratividade e qualidade percebida. Para isto, foi realizada uma metodologia quantitativa, com um design experimental entre sujeitos. O questionário foi realizado online, com uma amostra de 116 participantes. Como conclusões do estudo, é possível referir que a luminosidade da loja não influencia a atratividade e qualidade percebida da marca. Por outro lado, o traço de PAS moderou a relação destes com as variáveis anteriormente mencionadas. Assim, é necessário que as empresas repensem as forma como implementam as suas estratégias de marketing sensorial e análise das necessidades dos seus consumidores, sendo estes aspetos de relevância para qualquer marca, independentemente do mercado em que esta se insira.
- Makro Portugal: retenção de Clientes HorecaPublication . Mendes, Ana Rita Rebelo; Paixão, JoãoA retenção de clientes é uma prioridade estratégica, uma vez que os custos de aquisição de clientes são geralmente muito superiores aos custos de retenção. A empresa Makro tem vindo a registar uma taxa de abandono por parte dos clientes considerada excessiva pelos órgãos de gestão, devido ao impacto negativo indesejável no volume de negócios e nos resultados da empresa, uma vez que tem havido uma diminuição progressiva do volume de compras por parte dos clientes. Esta investigação surge como um projeto de resolução de problema de gestão. O objetivo é identificar os clientes HoReCa (Hotéis, Restaurantes e Cafés) que apresentam um declínio de vendas dentro da carteira de clientes acompanhados pela Equipa de Vendas, compreender as razões desse comportamento e reunir um conjunto de propostas que contribuam para mitigar o problema identificado. A abordagem metodológica para identificar os principais fatores de risco neste segmento de clientes é do tipo híbrido, abrangendo dados primários e secundários, qualitativos e quantitativos, e utilizando o método de análise comparativa multivariada entre o segmento focal da população (clientes que registam decréscimo de vendas) e um grupo de controlo (clientes que não registam decréscimo de vendas). Foram utilizados dados secundários provenientes de duas fontes: dados transacionais internos da empresa e dados externos de mercado provenientes de painéis de dados Nielsen. Também foram recolhidos dados primários de dois tipos: qualitativos, através de entrevistas individuais não estruturadas, e quantitativos, através de inquérito baseado num questionário estruturado. Através deste estudo, foi possível constatar que a satisfação dos clientes com a experiência das entregas da empresa tem um impacto significativo e negativo na retenção de clientes. Como tal, procura-se apresentar um conjunto de recomendações práticas a serem implementadas na empresa, com vista a reduzir ou mitigar o problema em estudo.
- A influência da estratégia de Employer Branding para a atração de talento da Geração ZPublication . Silva, Maria João Oliveira; Rosinha, AntónioO panorama laboral tem sido palco de múltiplas mutações nos últimos anos, o que se deve, em grande parte, à introdução das gerações mais novas no mercado de trabalho. O presente estudo almeja analisar e compreender a influência das estratégias de Employer Branding para a atração de talento da geração Z, a última a ser introduzida no mercado laboral. Pretende-se, portanto, compreender em que medidas as diferentes políticas e práticas adotadas pelas organizações podem influenciar o interesse das gerações mais novas de trabalhar nas mesmas. Neste sentido, foi essencial identificar as dimensões desta estratégia, assim como os atributos mais valorizados pela geração Z para o mercado de trabalho, assim como as suas expectativas. Para este propósito, foi realizado um estudo exploratório através de um inquérito por questionário à população ativa que nasceu entre 1997 e 2007, do qual resultaram 207 respostas. Os resultados mostram que os membros da geração Z portugueses atribuem uma grande importância à adoção de estratégias de Employer Branding por parte das empresas, sendo esta adoção transversal a todos as áreas e departamentos da organização. Os atributos organizacionais como a flexibilidade, remuneração, reputação, ambiente de trabalho e progressão de carreira são extremamente importantes e relevantes para a satisfação do trabalhador e apesar de não variarem de acordo com a antiguidade na empresa, parecem mais importantes para os inquiridos do sexo feminino do que para os do sexo masculino. Apesar de todos os fatores organizacionais impactarem de alguma maneira a satisfação e a atração de potenciais candidatos, a remuneração demonstrou-se como o atributo mais importante neste estudo.