Browsing by Issue Date, starting with "2023-05-15"
Now showing 1 - 5 of 5
Results Per Page
Sort Options
- Inventariação da biodiversidade faunística da Mata da Escola Superior Agrária de CoimbraPublication . Marques, Daniel Santos; Abelho, Maria Manuela CorreiaNa Escola Superior Agrária de Coimbra (ESAC) existe uma área de bosque nativo de características atlântico-mediterrânicas onde predominam quercíneas (e.g. Quercus faginea e Q. robur) e outras espécies como o loureiro (Laurus nobilis). O processo de inventariação faunística constitui uma etapa de relevância para a determinação do seu valor ecológico, para a gestão do espaço e para a conservação das espécies existentes. No total foram inventariadas 134 espécies de fauna pertencentes aos grupos taxonómicos dos anfíbios, aves, insetos, mamíferos e répteis. Trinta e três destas espécies (25%) são importantes para a conservação por serem espécies-chave ou por possuírem estatutos de conservação ameaçados. Apesar da sua reduzida dimensão e isolamento, a área de estudo apresenta um número elevado de espécies, das quais as mais abundantes são as aves (66 espécies; 49%), seguidas pelos insetos (44 espécies; 33%). Estes resultados permitem afirmar que a mata da ESAC possui um elevado valor ecológico e que tem especial relevância para a conservação da biodiversidade.
- Referenciais teóricos utilizados pelos enfermeiros em Enfermagem de Saúde Familiar: protocolo scoping de reviewPublication . Figueiredo, Maria Henriqueta; Silva, Margarida Moreira da; Leal, Filipe Fortuna; Guedes, Virgínia Maria Sousa; Pinto, Leonor Ribeiro; Oliveira, Paula Sarreira de; Ferreira, Maria Manuela Pereira
- As atitudes dos professores de educação física face à inclusão de alunos com necessidades educativas especiais nas aulas de educação físicaPublication . Ramos, Pedro; Willig, RenataEste relatório tem como objetivo descrever todo o trabalho realizado na Prática de Ensino Supervisionada realizada no ano letivo de 2021/2022,num colégio no concelho de Almada.O presente relatório está dividido em 4 partes,as quaisrepresentam as 4 dimensões que o aluno estagiário tem de intervir ao longo dasua Prática de Ensino Supervisionada.As quatro dimensões são: Dimensão de Desenvolvimento Profissional ao Longo da Vida, Dimensão do Desenvolvimento do Ensino e da Aprendizagem, Dimensão de Participação na Escola e Relação com a Comunidade e, por último, a dimensão de Desenvolvimento Profissional ao Longo da Vida.Em relação à última dimensão esta é representada por um estudo científico realizado comprofessores de educação física do concelho de Almada, sobre as suas atitudes face à inclusão dos alunos com necessidades educativas especiaisnas aulas de educação física.
- A importância e a influência de um circuito de força numa aula de educação físicaPublication . Pereira, Manuel; Vieira, FernandoEste documento é reflexão critica do trabalho desenvolvido ao longo da minha Prática de Ensino Supervisionado, referente ao ano letivo 2020/2021 que ocorreu no estabelecimento de ensino da Escola Básica Carlos Gargaté, com as turmas do 7º B e 7ºC. A sua orientação foi realizada pela Professora Sylvie Pereira e pelo Professor doutor Fernando Vieira. O documento está organizado segundo uma logica de contextualização, onde pretendo apresentar todo o envolvimento do meu processo de estágio e áreas de intervenção, sendo o objetivo relatar de forma critica todo os acontecimentos que me proporcionaram um crescimento e desenvolvimento enquanto profissional. O documento está dividido em 4 dimensões: 1- Dimensão - Profissional, Social e Ética; 2- Dimensão - Desenvolvimento do Ensino e da Aprendizagem; 3- Dimensão - Participação na Escola e Relação com a Comunidade; 4- Dimensão - Desenvolvimento Profissional ao Longo da Vida. Esta última dimensão está relacionada com o projeto de investigação que pretende saber qual “A importância e a influência de um circuito de força numa aula de educação física”, numa amostra de 74 alunos, sendo 33 do sexo feminino e 41 sexo masculino, do 7ºano escola em estudo.
- Comunicação no Perioperatório: Contributos para a Família da Pessoa Submetida a Cirurgia EletivaPublication . Soares, Cármen Cristina dos SantosO ato cirúrgico é percecionado pela pessoa em situação perioperatória e respetiva família como um acontecimento crítico gerador de ansiedade e stress. É no período perioperatório que pouca ou nenhuma comunicação é estabelecida entre os enfermeiros e os familiares. Uma estratégia de comunicação passa pelo envio de Short Message Service pré-definidos sobre o status cirúrgico (início e fim da cirurgia) ao familiar. O objetivo desta investigação centra-se em compreender a forma como é percecionada a comunicação no perioperatório pela família da pessoa submetida a cirurgia eletiva. A escolha da metodologia recaiu num estudo qualitativo descritivo e exploratório, desenvolvido num BO convencional de um Centro Hospitalar da região Norte. A amostra é não probabilística intencional, incidindo na família da pessoa submetido a cirurgia eletiva. Como instrumentos de recolha de dados, utilizou-se um inquérito por questionário via telefone ao familiar. A análise dos dados baseou-se na estatística descritiva e na análise de conteúdo segundo Bardin. Como resultados, dos 51 participantes a idade média foi de 47,9 anos, em que 70,6% era do sexo feminino e 51% era cônjuge, seguido 29,4% filhos. A maioria, 56,9% não era a primeira vez que vivia a experiência, tendo 86,3% atribuído pontuação máxima à pertinência da informação enviada por Short Message Service sobre o status cirúrgico. Consideraram que a informação enviada foi extremamente importante 56,9% e, 39,4% muito importante para reduzir o nível de ansiedade. Quanto ao grau de satisfação, alcançou-se 96,1% face ao tipo e qualidade de comunicação estabelecida no perioperatório, mas 64,7% gostariam de ter obtido mais informações. Da análise de conteúdo, emergiram cinco categorias: a comunicação, o estado emocional, a satisfação, a família e a espiritualidade e três subcategorias, a informação, satisfeito e não satisfeito. Concluiu-se que o momento de espera do perioperatório para a família é de vulnerabilidade, vivenciando ansiedade e stress. Destacou-se como primordial a necessidade de estabelecer comunicação com a equipa cirúrgica com vista a obtenção de informações. O envio de Short Message Service sobre o status cirúrgico ao familiar, revelou-se importante para reduzir o nível ansiedade, tendo o grau de satisfação sido elevado com o tipo e qualidade da comunicação prestada. Os familiares sugeriram incluir mais informações, sentindo-se valorizados e incluídos no processo cirúrgico. A espiritualidade nos familiares emergiu como uma estratégia de coping pessoal para ultrapassar o momento de crise que vivenciavam.