Browsing by Issue Date, starting with "2022-12-13"
Now showing 1 - 10 of 10
Results Per Page
Sort Options
- Impact of a food education session on vegetables plate waste in a portuguese school canteenPublication . Marques, Cátia; PM Lima, João; Fialho, Sónia; Pinto, Ezequiel; Santos, AnaSeveral authors have shown that vegetables are the most commonly wasted component in school lunches and enhance the importance of food education on topics such as food waste and vegetable consumption. The present research evaluated the efficacy of a single session of food education on vegetables waste and consumption. The data collection was focused on primary school students from a school located in Guarda district (Portugal). A vegetable selective aggregate weighing from the lunch plate was required in two distinct phases: before and after a single 30 min nutritionist’s intervention. The variables collected were the quantities of vegetables produced, leftovers and plate waste. Through these weighings, it was possible to measure the variables: distributed vegetables, consumed vegetables, vegetables waste, leftovers index, plate waste index. The use of materials such as a scale, suitable containers, gown, disposable gloves, cap and office supplies were necessary. In total during the two phases, 870 meals were evaluated. Measures of central tendency and statistical analysis tests were used. At the end of the present research, it was possible to verify significant results in the reduction of the vegetables leftovers index and in the increase in vegetable consumption per capita, through the nutritionist’s intervention. There were significant differences in the reduction of the index of vegetable leftovers and in the increase in the consumption of vegetables per capita and no significant differences in total vegetable waste. Potential causes and strategies for future research were also discussed. This study demonstrates how a nutritionist’s intervention, in a school context, could translate into behavioral change in nutrition and sustainability terms.
- Diagnóstico de falhas, utilizando a análise de vibração e a termografiaPublication . Duarte Maria d´Orey Manoel Lopo de CarvalhoEsta dissertação pretende abordar a temática da manutenção condicionada, através da apresentação e posterior utilização de duas formas de diagnóstico de falhas em equipamentos: a medição de vibrações e a termografia. A utilização da análise de vibrações permite estudar a evolução durante um determinado período os equipamentos existentes no IPAMEI. O uso da termografia em quadros elétricos, tubagens e painéis solares permite constatar a grande aplicabilidade desta técnica, tanto no diagnóstico de falhas, como na utilização da mesma no dia-a-dia. Por manutenção entende-se o conjunto de ações que são levadas a cabo com vista a manter em condições aceitáveis de funcionamento os equipamentos e/ou instalações, de forma a aumentar a sua longevidade e a sua produtividade. Permite também controlar a sua qualidade e segurança com o mínimo de custos. A manutenção condicionada é um tipo de manutenção preventiva, subordinada à informação de um sensor ou à medição de parâmetros pré-determinados teoricamente, que possibilitem identificar o estado de funcionamento e de degradação de um determinado equipamento. Este tipo de intervenção é realizado quando o equipamento exibe componentes em mau estado e permite que a manutenção seja realizada o mais próximo possível da falha, sem, contudo, colocar em risco a segurança e o funcionamento do mesmo.
- Gestão da Qualidade e Segurança AlimentarPublication . Carapeto, Adriana Filipa Tomás; Gândara, Joao Filipe MarquesO presente relatório surge como resultado do estágio curricular do Mestrado em Engenharia Alimentar da Escola Superior Agrária de Coimbra. O período de estágio decorreu entre 1 de fevereiro a 1 de agosto de 2022. Atualmente, os consumidores procuram produtos no mercado alimentar de elevada qualidade e segurança alimentar. Esta crescente procura por produtos de qualidade e seguros deve-se ao facto de os consumidores terem consciência que produtos “não seguros” podem afetar negativamente a sua saúde. Em resposta a essa procura, os mercados alimentares têm se adaptado a estas exigências por parte dos consumidores, e têm requerido que os seus fornecedores sigam determinados requisitos de segurança e qualidade alimentar. Face ao exposto, as empresas do setor alimentar têm requerido cada vez mais certificações de forma a garantir que os produtos que produzem e comercializam são seguros e de qualidade. Este presente trabalho aborda a implementação da BRC Food Safety versão 8, na Kiwilife S.A., empresa do setor primário, que se dedica à receção, calibração e comercialização maioritariamente de kiwis. Inicialmente foi elaborado um diagnóstico inicial da situação existente à data, sendo que posteriormente procedeu-se à implementação de todos os requisitos da norma BRC e o desenvolvimento e implementação do Sistema de Gestão da Qualidade e Segurança Alimentar. Aquando da data fim do estágio, não foi possível a conclusão da implementação dos requisitos do referencial BRC (auditoria de certificação), uma vez que a campanha 2022-2023 do kiwi verde inicia apenas em fins de novembro.
- Manutenção de equipamentos de fisioterapia : estágio na empresa S4MED – Medical DevicesPublication . Ramos, Inês Filipa Pedrosa; Santos, Frederico Miguel do Céu Marques; Santos, Vítor Daniel Neto dosOs equipamentos médicos assumem um papel crucial no diagnóstico, na monitorização e no tratamento de pacientes. Com o decorrer dos anos, o desenvolvimento tecnológico no mundo hospitalar tem crescido exponencialmente e, por esse motivo, torna-se necessário dar especial atenção à manutenção desses equipamentos hospitalares. Este relatório dedica-se à documentação das manutenções realizadas numa das áreas de tratamentos da saúde – a fisioterapia – as quais foram exercidas durante seis meses de estágio na empresa S4MED – Medical Devices. Através deste, será possível conhecer alguns dos equipamentos usados nos tratamentos de fisioterapia com os quais a empresa se relacionava. Numa primeira fase, foi realizada um estudo sobre o tema das manutenções, preventivas e corretivas, que compreendeu também uma análise das normas internacionais aplicáveis aos equipamentos de fisioterapia. Foi dada especial atenção à norma IEC 60601, que diz respeito à regulação de aspetos da segurança elétrica e mecânica de equipamentos elétricos médicos, e à norma IEC 62353, a qual define os requisitos para a realização de testes de segurança elétrica dos equipamentos elétrico médicos durante e após manutenções. Através da análise das mesmas foi possível fazer um levantamento de equipamentos de teste que ajudam a obter melhores diagnósticos sobre o funcionamento dos equipamentos de fisioterapia, e que estejam em conformidade com as referidas normas. Neste documento são também descritas algumas das manutenções realizadas ao longo do estágio, quer preventivas ou corretivas, como são exemplo as avarias mais frequentes nos equipamentos médicos.
- Obstrução das vias aéreas superiores na criança: estudo do fluxo nasal expiratório, funcionamento oromotor e impacto na qualidade de vidaPublication . Bom, Ana Rita; Guimarães, IsabelObjetivos: Em crianças com obstrução das vias aéreas superiores (VAS): (i) caraterizar o fluxo nasal expiratório, funcionamento oromotor e identificar o grau de impacto da obstrução das VAS na qualidade de vida; (ii) verificar se existem diferenças de acordo com a idade e o sexo e (iii) determinar a relação entre o fluxo nasal expiratório e as variáveis em estudo de acordo com a idade e sexo. Métodos: Estudo transversal com crianças com obstrução das VAS, diagnosticadas por médico otorrinolaringologista. O protocolo de avaliação pelo terapeuta da fala incluiu a medição do fluxo nasal expiratório, com utilização do espelho milimetrado de Altmann e software Image J, análise do funcionamento oromotor com o Protocolo de Avaliação Orofacial-versão 2 (PAOF-2) e o impacto da obstrução das VAS com a versão portuguesa do questionário de perceção de sintomas nasais (designado de NOSE). Foi realizada análise estatística descritiva, inferencial e correlacional, com os testes não paramétricos Kruskal-Wallis (X2KW(2)), Mann-Whitney (U) e Spearman (rhô). Foi considerado o nível de significância p<0,05. Resultados: Foram analisadas 62 crianças (59,7% do sexo masculino) com obstrução das VAS, com idades compreendidas entre os 4;00 e 9;11 anos (média de idade de 6;0 anos). Os dados biométricos mais referidos foram boca aberta a dormir e durante o dia (>83,3%-100%), ressonar (71,4%-86,7%), baba na almofada (50%-90,9%), alterações de fala (33,3%-64,3%), perda de saliva enquanto fala (21,4%-72,7%) e hábitos orais (0%-44,4%). A média da área total do fluxo nasal expiratório no total da amostra foi de 8,10 cm2. No funcionamento oromotor os resultados atingidos apontam para um declínio a partir dos sete anos contrário aos dados de referência normativa para a população portuguesa. Foi apenas identificado efeito significativo da idade no funcionamento oromotor. Os resultados do NOSE indicam os valores médios elevados, acima dos 70. O fluxo nasal expiratório correlacionou-se: (i) significativamente e positivamente com o funcionamento motor e as alterações da fala no sexo masculino e aos quatro anos; (ii) significativamente e negativamente com os dados biométricos (hábitos orais, ressonar, baba) e o impacto (escala NOSE) entre os seis e os oito anos de idade. Conclusão: O presente estudo aponta para efeitos negativos e relações significativas em áreas relevantes de atuação do terapeuta da fala, em crianças com obstrução das VAS. No entanto, são necessários estudos futuros que permitam a replicação e expansão dos resultados para uma caraterização total de crianças com obstrução das VAS.
- Controlo da Segurança Alimentar na DistribuiçãoPublication . Gaspar, Ana Sofia Silva Figueiredo Couceiro; Gândara, Joao Filipe MarquesO estágio curricular no âmbito do Curso de Mestrado em Engenharia Alimentar, foi realizado na loja Continente Modelo, na Figueira da Foz. O estágio curricular teve início a 7 de Fevereiro de 2022 e terminou a 7 de Agosto de 2022. O mesmo teve como objetivos de acompanhar e planear os procedimentos relativos ao controlo e à garantia da segurança alimentar numa loja da grande distribuição e a aplicação de conhecimentos adquiridos ao longo do curso para a prática no dia a dia da loja.Foi assim possível acompanhar o funcionamento da loja Continente Modelo da Figueira da Foz e realizar tarefas diárias nas diversas áreas da loja, como reposição da secção alimentar, auditorias de preços, autocontrolo e controlo de validades e depreciação.Os procedimentos e instruções de trabalho do Continente Modelo da Figueira da Foz permitem garantir a Higiene e Segurança Alimentar dos produtos comercializados, aumentando a confiança do consumir final.
- O modelo de incentivos enquanto potenciador de performance: o caso dos auditores de qualidade SIBSPublication . Garcia, Carlos Filipe Teixeira; Sousa, Inês Carneiro eCom o propósito de consolidar e colocar em prática os conhecimentos adquiridos através do mestrado em Gestão de Recursos Humanos, foi tomada a decisão de realizar um estágio e respetivo relatório como trabalho final de conclusão de mestrado. Consequentemente surgiu a oportunidade de estagiar no departamento de Academia, departamento esse que comporta as tarefas de recursos humanos (RH), de uma empresa prestadora de serviços de nome SIBS. A SIBS opera no setor das tecnologias de pagamento, segurança digital, Business Process Outsourcing, entre outros. Em suma, este relatório de estágio é dividido essencialmente em oito partes. A primeira trata-se de uma secção introdutória ao relatório. A segunda parte refere-se ao enquadramento teórico de algumas práticas de GRH com as quais tive maior proximidade e contacto ao longo do estágio. Na terceira parte, uma breve apresentação do estágio e respetivo plano formal, sendo que, consequentemente a quarta e quinta partes dizem respeito à contextualização e apresentação da SIBS, bem como a descrição das tarefas e atividades desenvolvidas durante o estágio. Na sexta parte deste relatório é realizada uma reflexão crítica do estágio, onde apresento uma perspetiva pessoal e organizacional do mesmo. A sétima e penúltima parte é considerada como fulcral neste relatório, sendo aqui exposta a proposta de melhoria que visa dar resposta ao aspeto crítico por mim identificado na parte anterior. Por último, na oitava parte teço algumas conclusões relativamente ao estágio, limitações encontradas ao longo do mesmo e, abordo a concretização ou não do plano de estágio previamente definido. As principais conclusões que retiramos deste relatório são que, se um modelo de incentivos for adaptado às necessidades individuais e de cada departamento organizacional, então este contribui para a promoção da motivação dos colaboradores, bem como os seus índices de produtividade.
- O Impacto da Gestão do Conhecimento no Desempenho OrganizacionalPublication . Feliciano Martins, Sofia Helena; Sampaio, MartaO presente estudo tem como objetivo principal investigar a influência da gestão do conhecimento no desempenho das organizações. Para tal, foi realizado um estudo quantitativo e qualitativo com base num inquérito online aplicado a uma amostra de 30 colaboradores da CCAM de Azambuja e numa entrevista exploratória realizada ao presidente do conselho de administração desta organização. Realizada a análise, os resultados obtidos expressam que uma correta gestão do conhecimento impacta positivamente o desempenho dos colaboradores e os seus resultados. Por conseguinte, e fundamentado com a revisão de literatura realizada neste estudo, a melhoria do desempenho dos colaboradores instiga a melhoria do desempenho da organização numa premissa de causa-efeito em que a mesma promove a boa execução das demais perspetivas inclusas na avaliação de desempenho das organizações. presente estudo, contribuiu assim para a compreensão da importância das práticas de gestão do conhecimento implementadas no seio de uma organização e do contributo significativo que impelem no desempenho das organizações.
- A influência da cultura de Work-Life Balance nas intenções de TurnoverPublication . Monteiro, Inês Marta Viveiros Nunes Pereira; Costa, Carla Gomes daO mercado global opera num clima de constante turbulência social, económica e política, o qual ao ser um processo dinâmico pode provocar uma acentuada pressão nos trabalhadores, criando um desequilíbrio entre a vida profissional e a privada. Um dos grandes desafios que as organizações enfrentam, consiste em capacitar-se com práticas e estratégias focadas na gestão de pessoas que permitam a retenção dos seus melhores talentos, já que o abandono de capital humano valioso tem um elevado custo financeiro e afeta a sua competitividade no mercado. Tem que existir uma preocupação constante por parte das instituições em compreender o indivíduo no seu ambiente de trabalho, por forma a dominar as variáveis que o motivam e o tornam produtivo e permitem reter talento. A presente dissertação pretende analisar se a cultura de Work- Life Balance (WLB) em vigor na organização influencia negativamente a intenção de turnover (IT) dos seus trabalhadores. E ainda se esta relação entre é moderada pelo compromisso organizacional do trabalhador com a instituição, por diferentes práticas de recursos humanos, como o acolhimento, a avaliação desempenho entre outras e por fim pelo suporte da equipa onde o profissional se encontra inserido. Os dados recolhidos permitem confirmar que o WLB influencia negativamente a IT e o compromisso organizacional calculativo assume um papel de moderação nesta relação.
- Queue Management in a Government Agency: the case of IRNPublication . Couto, Tiago Mendes; Pimentel, LuísPublic agencies are, in some cases, the sole providers of essential services to citizens and often suffer from long queues and criticality. Since queues result from higher demand than the available service capacity, Queue Management starts with Capacity and Demand Management. Queue Theory and Queue Psychology contribute to a better waiting experience, aiming at the comfort of those waiting and the regular operation of the service. This internship report analyzes the queue management of a Portuguese government agency. The internship occurred at the "Instituto dos Registos e do Notariado, I.P." (IRN), a Portuguese Ministry of Justice government agency. The research for this report took place at the IRN headquarters and the Civil Identification Department of the Campus of Justice. Case-study research was conducted with semi-structured Interviews as the primary source of evidence, complemented by direct observations, direct participation, and documentation. The conducted root-cause analysis identified the lack of workforce, the citizens' aging process, the CC's sensitive information, and the accumulation of services during the pandemic restrictions as the root causes for the queues at the registry offices. Also, communication difficulties, long waiting hours, lack of waiting conditions, and high human workload were found. IRN's strategies to deal with queues were to reinforce service capacity during peak demand, offer alternative digital services, optimize services, and improve queue organization in the registry offices. The data suggest that SSTs can improve queues; as such, a set of suggestions for implementing SST in registry offices is presented.