Browsing by Issue Date, starting with "2022-09-22"
Now showing 1 - 6 of 6
Results Per Page
Sort Options
- Relatório de Estágio Profissional I, II, III e IVPublication . Pina, Maria Fraústo Duarte; Sampaio, Maria FernandaEste Relatório de Estágio Profissional tem como objetivo refletir sobre diversos temas na área da investigação em Educação e contempla vários momentos vivenciados ao longo dos estágios I, II, III, IV. No âmbito do Estágio Profissional, elaborado no Mestrado em Educação Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico, tendo a durabilidade de 4 semestres, iniciado a 2020 e términus em 2022. O relatório de estágio está dividido em quatro capítulos, sendo estes mencionados pela seguinte ordem: relatos de estágio, planificações, dispositivos de avaliação e proposta de um trabalho de projeto. No primeiro capítulo são enunciados dez relatos de estágio, dos quais três são planificados e implementados por mim e os restantes sete são atividades/aulas observadas por educadoras, professoras ou colegas. O segundo capítulo relata oito planificações, das quais quatro atividades em Educação Pré-Escolar e as restantes quatro, correspondem a aulas de 1.º Ciclo do Ensino Básico, estas foram desenvolvidas ao longo do mestrado. Este capítulo refere as estratégias e os recursos utilizados, de acordo com a faixa etária a que se destinavam, tendo por base o parecer de vários autores. No terceiro capítulo apresentam-se quatro dispositivos de avaliação de diversos Domínios da aprendizagem, dois são referentes à Educação Pré-Escolar e os restantes ao 1.º Ciclo do Ensino Básico. Este capítulo contempla uma reflexão sobre o mesmo, assim como inclui os respetivos parâmetros e critérios de avaliação das atividades/aulas propostas e respetiva análise fundamentada sobre os resultados obtidos. O quarto, e último, capítulo é referente a uma proposta de um Trabalho de Projeto, intitulado de Plantas Autóctones, este é direcionado para o 3.º ano do Ensino Básico e tem como objetivo consciencializar os alunos da importância das plantas autóctones no nosso ecossistema. No final do Relatório, apresento as Considerações Finais, onde faço uma reflexão sobre o percurso realizado ao longo do Estágio Profissional, seguindo-se as Referências Bibliográficas e os Anexos. O estágio no 1.º semestre, do período de 16 de outubro de 2020 até 12 de fevereiro de 2021 foi desenvolvido através da plataforma Zoom devido à pandemia da COVID 19.
- Relatório de Estágio Profissional I, II, III e IVPublication . Cruz, Inês Dinis; Caldeira, Maria Filomena Tomaz Henriques SerranoEste Relatório de Estágio Profissional tem como objetivo refletir sobre diversos temas na área da investigação em Educação e contempla vários momentos vivenciados ao longo dos estágios I, II, III e IV, no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino de 1.º Ciclo do Ensino Básico, iniciado em outubro de 2020 e finalizado em julho de 2022, na Escola Superior de Educação João de Deus. O presente documento está dividido em quatro capítulos: Relatos, Planificações, Dispositivos de Avaliação e Proposta de Projeto Educativo. O primeiro capítulo reúne dez relatos de atividades ou aulas que considerei significativas no processo de formação enquanto futura profissional de educação, nas duas valências, a par de uma reflexão fundamentada que sustenta a sua relevância no processo de ensino-aprendizagem. No segundo capítulo são apresentadas oito planificações de atividades ou aulas leccionadas por mim, considerando a relevância das estratégias e recursos utilizados através de literatura de referência. O terceiro capítulo inclui, a par do respetivo enquadramento teórico, quatro dispositivos de avaliação. Neste capítulo serão discutidos e analisados os resultados das avaliações efetuadas. O quarto capítulo apresenta uma proposta de projeto educativo, intitulado “Grandes Descobertas – Relação CTSA”. O projeto tem como objetivo, potenciar a curiosidade dos alunos sobre ciência e tecnologia através de experiências de enriquecimento cultural e científico, tendo como ponto de partida algumas das grandes descobertas, científicas e tecnológicas, que revolucionaram o mundo contribuindo para o desenvolvimento de diversas áreas e influenciando a sociedade e o ambiente. Por fim, apresento as considerações finais deste trabalho, enaltecendo as aprendizagens realizadas ao longo desta etapa formativa.
- Associação entre competência motora, desempenho académico, idade decimal, maturidade e força de preensão manual em alunos de uma escola de LisboaPublication . Ruivo, Catarina; Barrigas, CarlosEste documento é uma reflexão sobre a minha Prática de Ensino Supervisionada que decorreu numa Escola do Agrupamento de Escolas das Laranjeiras durante o ano letivo 2021/2022. O documento é dividido em 4 partes - Dimensão Profissional, Social e Ética; Dimensão do Desenvolvimento do Ensino e da Aprendizagem; Dimensão de Participação na Escola e Relação com a Comunidade; Dimensão de Desenvolvimento Profissional ao Longo da Vida. Na três primeiras dimensões serão expostas as minhas reflexões tendo em conta as expetativas iniciais e o trabalho desenvolvido. A última dimensão de Desenvolvimento Profissional ao longo da Vida contempla uma investigação sobre a possível associação entre a Competência Motora, o Desempenho Académico, a Idade Decimal, a Maturidade e a Força de Preensão Manual numa amostra de 145 alunos de uma escola de Lisboa, com idades compreendidas entre os 9 e os 16 anos.
- “It´s not right, but it´s ok!" - o líder abusivo e o compromisso organizacional: o papel moderador do silêncio de adesão, da autoestima e do suporte da equipaPublication . Camilo, Rute Alexandra Antunes Pereira de Oliveira; Costa, Carla Gomes daA constante evolução do mercado de trabalho e as exigências que a sociedade impõe às organizações e indivíduos, são temas que interessam aos investigadores das Ciências Sociais e têm sido alvo de, ao longo dos anos, estudos, investigações e debates profundos. Há, contudo, uma lacuna na evidência empírica no que concerne ao estilo de liderança abusiva e consequências que esta tem no indivíduo ao nível do compromisso organizacional. A dissertação que agora apresentamos, pretende demonstrar, através de um estudo correlacional transversal, qual a intensidade ou sentido da relação entre liderança abusiva e compromisso organizacional, tendo três variáveis que pretendem moderar esta relação, o silêncio de adesão, a autoestima e o suporte da equipa. Hipotetizamos que a liderança abusiva influencia negativamente o compromisso organizacional. De que forma o silêncio de adesão, a autoestima e o suporte de equipa moderam essa relação? O nosso estudo revela que apesar da liderança abusiva não ser percecionada na sua totalidade, a autoestima modera a relação da supervisão abusiva no compromisso organizacional afetivo e a liderança autoritária e autopromoção no compromisso organizacional normativo. Para esta investigação, são utilizadas escalas no âmbito da matéria em estudo, devidamente validadas e traduzidas para português. O objetivo da realização deste estudo, enseja fazer chegar às organizações que, muitas vezes, o insucesso destas e a perceção do público em geral da mesma, se deve aos líderes que dela fazem parte e que, de alguma forma, influenciam os indivíduos e a imagem que os próprios passam aos outros. As organizações e os indivíduos, precisam de se consciencializar que o seu papel, enquanto atores principais na vida do mundo do trabalho competitivo, tem um papel preponderante no equilíbrio entre os objetivos da organização, o compromisso organizacional e a saúde mental dos seus trabalhadores.
- O papel das Associações no Recrutamento InclusivoPublication . Biague, Aianura de Fátima Gomes Monteiro; Rodrigues, Filipa RochaO presente relatório de estágio insere-se no Mestrado de Recursos Humanos, lecionado pela Universidade Europeia. Foi desenvolvido na empresa El Corte Inglés – Grandes Armazéns, em Lisboa, onde, através do estágio, obteve-se importantes orientações em relação ao recrutamento inclusivo. Ao longo dos anos tem vindo apostar-se, cada vez mais, na mudança nas áreas do emprego, educação, área social e a discriminação laboral. Dentro destes cenários, o direito das pessoas com deficiência tem vindo a caminhar para a construção de uma sociedade mais inclusiva, sabendo que, atualmente, verifica-se ainda uma elevada taxa de desemprego no grupo da PcD (Pessoa com deficiência). A sociedade vê estas pessoas como incapazes, e assim, dificulta a integração não só na sociedade, como também no mercado de trabalho. Ao analisar esta problemática na visão de um Técnico de Recursos Humanos, o objetivo do estudo é procurar entender as dificuldades e os fatores facilitadores na integração no mercado de trabalho da PcD bem como o papel das associações para que haja um aumento do recrutamento inclusivo nas organizações. Já com a questão formulada será possível apresentar os seguintes objetivos de estudo: analisar a perceção dos empregadores mais concretamente sobre a inclusão da PcD com o apoio de associações, entender de que forma as associações favorecem a inclusão da PcD (medidas adotadas) e obter a visão das PcD, no que concerne ao apoio das associações na ingressão no mercado de trabalho, bem como a perspetiva que possuem relativamente ao mercado de trabalho.. Por meio de uma investigação qualitativa, realizaram-se seis entrevistas, não só, à associações, elementos da empresa empregadora, como também a pessoas com deficiência. Os resultados apontam para a importância das associações de apoio à pessoa com deficiência como uma base importante para os empregadores e para a pessoa com deficiência, no processo de recrutamento; a criação de medidas legislativas como fatores significativos para reduzir as barreiras junto das entidades empregadoras; e, adicionalmente, a capacidade das equipas de trabalho para receberem a pessoa com deficiência mostrou ser significativa no processo de socialização da pessoa com deficiência e, consequentemente, na sua integração.
- O MUNDO BANI: os desafios sentidos pelos líderes portugueses com a pandemia Covid-19 e o seu processo de tomada de decisãoPublication . Rosa, António Carlos Zeferino; Rodrigues, Filipa RochaNum contexto em que a incerteza é a maior certeza, em que as variáveis sofrem constantes mudanças e uma crescente complexidade, os líderes deparam-se com grandes desafios no seu dia a dia, nomeadamente no seu processo de tomada de decisão com impacto na qualidade da ação estratégica e operacional das organizações. Este tema, ganhou destaque com a crise pandémica Covid-19 que elevou a incerteza e a complexidade tanto a nível empresarial como social, ganhando particular relevância científica, académica e cívica pela necessidade que os líderes sentiram em colocar todos os modelos de análise em perspetiva e obrigarem-se a equacionar novos modelos e processos que possam dar resposta aos objetivos estratégicos e à sustentabilidade das organizações. Já não basta seguir os cânones. É necessário uma adaptação e capacidade de reação às mudanças constantes a que as operações estão sujeitas e onde a resposta passa pela inovação de processos, criação de um ambiente de confiança e partilha de informação.