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- O impacto do marketing de guerrilha na prevenção da sinistralidade rodoviáriaPublication . Neves, Rúben Jorge Nunes Matos; Morgado, Sónia Maria Aniceto; Pereira, Pedro Miguel da SilvaA Organização Mundial de Saúde classifica a sinistralidade rodoviária como um dos maiores flagelos da atualidade, apontando a (in)ação humana como o principal fator potenciador. As estratégias adotadas pelas entidades nacionais, através de campanhas de segurança rodoviária e ações de fiscalização, permitem alcançar diferentes benefícios que conduzam à alteração de comportamentos. Sejam apelos à racionalidade moral dos condutores ou à emoção através do choque, ambas as estratégias ajudam na prevenção da sinistralidade rodoviária, no entanto urge identificar qual a mais eficaz. Neste sentido, foi realizado um inquérito por questionário junto dos condutores portugueses no sentido de verificar a viabilidade de aplicação de técnicas provenientes do marketing de guerrilha, baseadas na utilização de imagens chocantes. Os resultados indicam que há um padrão de indiferença às campanhas de segurança rodoviária mais atuais, baseadas nos apelos racionais. Por outro lado, demonstram que a aplicação do marketing de choque, através de ações inusitadas, tem grande impacto na perceção e retenção da mensagem, assim como na promoção de comportamentos adequados. A observação de imagens chocantes apresentou índices de prevenção rodoviária mais elevados, quando comparados com a observação de imagens de publicidade racional. Os resultados evidenciam a necessidade de se refletir sobre a abordagem publicitária atual, no sentido de potenciar a segurança rodoviária.
- Delinquência juvenil: estratégias da Polícia Nacional de Cabo VerdePublication . Andrade, Raquel da Veiga; Correia, Eduardo PereiraA delinquência juvenil constitui um fenómeno complexo, em crescente desenvolvimento, com consequências sociais devido ao sentimento de insegurança provocado nas populações. Este fenómeno tem atingido a juventude de um modo especialmente preocupante, dadas as inúmeras alterações de cariz social, cultural e económicas. Hodiernamente, a delinquência juvenil surge como uma consequência de falhas em vários aparelhos sociais. Portanto, para que exista uma ação interventiva e preventiva deste fenómeno, importa perceber quais os fatores que estão implícitos à delinquência juvenil, na medida em que os mesmos aumentam a possibilidade de ocorrência de condutas desviantes. Tendo a Polícia Nacional de Cabo Verde a incumbência de defender a legalidade democrática e os direitos, liberdades e garantias dos cidadãos, não pode ficar longe deste problema social, pelo que deve adequar a sua atuação aos condicionalismos de uma sociedade em mutação constante. Deste modo, a estratégia preconizada por esta Polícia, alicerçada na prevenção e na adoção de um modelo de policiamento de proximidade, é tida como uma aposta dinâmica na resposta à delinquência juvenil. Todavia, os resultados obtidos ao nível da diminuição da delinquência juvenil estão ainda longe do desejado. As razões deste distanciamento prendem-se, fundamentalmente, com a natureza e complexidade do fenómeno, que exige atuações concertadas ao nível dos diversos agentes sociais e uma aposta contínua em ações preventivas.
- Movimentos sociais em ascensão: estratégia da Polícia de Segurança PúblicaPublication . Silva, Francisca Pratas Pereiras da; Correia, Eduardo PereiraOs movimentos sociais são forças coletivas que exprimem ideologias, necessidades e interesses de atores coletivos. A organização e a mobilização de recursos pelos atores coletivos são fundamentais à concretização dos objetivos que integram a agenda do movimento social. Atualmente, a dificuldade subjacente à caracterização e previsão comportamental dos movimentos sociais emergentes advém, nomeadamente, da predisposição dos atores coletivos para a resposta direta, quase imediata, a epifenómenos nacionais e internacionais mediáticos. Consequentemente, assistimos ao aparecimento de movimentos sociais inorgânicos com reportórios de atuação muito heterogéneos e híbridos. Em Portugal, a última década foi marcada pelo carácter reivindicativo e contestatário dos movimentos sociais face a um cenário de descontentamento e insatisfação sociais. Num futuro próximo, perspetiva-se que o aumento dos preços dos combustíveis, o acolhimento maciço de refugiados e os antagonismos resultantes da polarização do espectro político configurem o prelúdio dos movimentos sociais em ascensão. O surgimento continuo e espontâneo de novas identidades coletivas, a constante disrupção do paradigma sociopolítico e as modalidades subversivas e pouco convencionais da ação coletiva comportam múltiplas ameaças securitárias. No sentido de otimizar a intervenção da Polícia de Segurança Pública sobre os movimentos sociais e a contestação social, urge desenvolver uma estratégia formal que, articulando as informações, as operações e a proximidade, consagre objetivos estratégicos que contribuam para a prevenção e mitigação de comportamentos de risco, para a melhoria das intervenções policiais ao nível da manutenção da ordem pública, e para a uniformização procedimental e operacional do serviço policial neste contexto.
- 1ª consulta de Enfermagem de Saúde Infantil: estudo de casoPublication . Góias, Catarina; Loureiro, Fernanda
- Segurança Comportamental numa Empresa AutárquicaPublication . Simões, Hugo; Neto, HernâniTodas as organizações têm a sua própria identidade refletindo-se nas práticas da gestão bem como nos comportamentos de todos os trabalhadores envolvidos. Essa identidade pode influenciar de forma positiva ou negativa as experiências do dia a dia de todos os colaboradores. A escolha do tema desta dissertação está relacionada com a importância da segurança comportamental no funcionamento e desempenho dos sistemas de segurança e saúde do trabalho (SST). Também foi escolhido com o intuito de conhecer, analisar e avaliar as características de uma organização autárquica, procurando perceber como delinear estratégias de melhoria contínua no âmbito da segurança. Este estudo tem como objetivos de caracterizar as práticas e a perceção dos trabalhadores no âmbito da SST de uma empresa autárquica, no sentido de aferir formas de melhorar e implementar uma verdadeira cultura e clima de segurança na organização. Para isso, foram caracterizadas as práticas e abordagem de gestão da SST na empresa e foi aplicado um inquérito por questionário aos trabalhadores. Este instrumento, da autoria de Neto (2013), por designa-se como Questionário às/aos trabalhadoras/es sobre clima e cultura de segurança. Os dados obtidos nos inquéritos foram tratados estatisticamente no programa IBM SPSS (versão 26). Este inquérito permitiu uma abordagem quantitativa, onde foi possível apurar as opiniões dos indivíduos no sentido de identificar perceções e atitudes individuais no âmbito da SST. Os resultados obtidos revelam um Clima e Cultura de Segurança negativo na empresa, nomeadamente no que diz respeito à Formação de Segurança; Qualidade das Comunicações de Segurança; Internalização da Segurança; Força Institucional da Segurança; Perceção de Valores e Práticas de Segurança; Implementação de Segurança e Aprendizagem com Acidentes. Será necessário compreender bem os resultados destes índices para se poder traçar novas estratégias de melhoramento. O objetivo deste estudo foi atingido, uma vez que foi possível caracterizar a cultura e clima organizacionais da empresa municipal em estudo, tendo sido identificadas as áreas onde é necessário melhorar. Conclui-se que os níveis de cultura e clima de segurança eram incipientes, sendo necessário um longo percurso para inverter esta realidade. Percebeu-se que a segurança não era uma prioridade da administração e que era vista pelos trabalhadores como um entrave para a conclusão das tarefas, uma vez que assumiram que se estivessem demasiado preocupados com os parâmetros da segurança, não conseguiriam concluir as funções estipuladas dentro dos prazos propostos. Isto revela que há uma maior preocupação no processo produtivo organizacional do que respeitar os princípios e normas básicas de SST. Estas evidências revelam a necessidade de ocorrer uma aposta consolidada na segurança comportamental nesta organização autárquica.
- A importância da felicidade organizacional no desenvolvimento de uma estratégia de marketing internoPublication . Moura, Matilde Mota Magalhães; Nogueira, MafaldaA presente investigação aborda um tema com o qual as empresas, investigadores, profissionais e futuros integrantes no mercado de trabalho estão cada vez mais familiarizados: a Felicidade Organizacional. Embora a temática seja frequentemente associada ao papel dos Recursos Humanos, a Felicidade Organizacional possui um papel decisivo na implementação de uma estratégia de Marketing Interno e na gestão de uma empresa. Tal é conseguido através da implementação de práticas que visem fomentar o bom ambiente e a boa experiência organizacional, fortalecer relações, gerar compromisso afetivo, aumentar a satisfação e motivação dos colaborares, bem como a sua produtividade e, por conseguinte, a sua retenção. Neste sentido, a Socialized, agência de Marketing Digital e resultados, proporcionou a realização de um estudo de caso que teve como principal objetivo compreender a importância da Felicidade Organizacional na criação de um departamento de Marketing Interno. Atualmente, a empresa não dispõe de um departamento que se dedique exclusivamente ao Marketing Interno, ainda assim, os gestores procuram trabalhar a Felicidade Organizacional, através da promoção de algumas práticas. Posto isto, foi necessário entrevistar todos os colaboradores da empresa, oito no seu total, todos eles com funções distintas, para identificar que práticas de Marketing Interno já são promovidas internamente, de que forma a Felicidade Organizacional é trabalhada e compreender o seu contributo para o bom funcionamento da organização. No final deste estudo serão feitas recomendações que a Socialized poderá colocar em prática, tendo em vista aumentar a felicidade dos colaboradores.
- Customer brand engagement e cocriação de valor: Uma perspetiva aplicada ao ensinoPublication . Júlio, Mariana Salazar Teixeira; Salomão, MiriamA lógica dominante de serviço trouxe para o centro do debate académico o conceito de cocriação de valor e as vantagens de incorporar esta abordagem nas estratégias de marketing. No entanto, ainda são poucos os estudos que aplicam este conceito à educação. Deste modo, a presente investigação tem como objetivo analisar as relações entre o envolvimento, o customer brand engagement e a cocriação de valor nas instituições de ensino básico e secundário de âmbito privado e cooperativo. Assim sendo, mediu-se o customer brand engagement enquanto antecendente da cocriação de valor. Decidiu-se investigar também o tempo de relacionamento dos consumidores com a instituição de ensino, e o seu efeito moderador na relação entre os anteriores conceitos. Para além disso, mediu-se o envolvimento enquanto antecedente do customer brand engagement. O estudo contribuiu ao aplicar estes modelos ao contexto da educação básica e secundária particular em Portugal. Decidiu-se, assim, investigar dois diferentes públicos: os Antigos Alunos e os Encarregados de Educação, de forma a reconhecer as diferenças entre estes. Neste sentido, recorreu-se a uma metodologia quantitativa, tendo-se obtido 287 respostas válidas através da aplicação de um questionário. Para a análise de dados recorreu-se à Análise Fatorial Exploratória, assim como foram realizados os testes estatísticos necessários à validação das hipóteses de investigação. Os resultados deste estudo sugerem que a cocriação de valor, aplicada à educação básica e secundária em Portugal, é composta por quatro dimensões. Da mesma forma, verificou-se existir, efetivamente, impacto do envolvimento no customer brand engagement que, por sua vez, impacta positivamente a cocriação de valor. Confirma-se também o efeito do tempo de relacionamento enquanto variável moderadora na relação entre o customer brand engagement e a cocriação de valor.
- Os gaps de perceção entre as marcas e os influenciadores digitais de moda, beleza e lifestylePublication . Rebelo, Rafaela Filipa Vieira; Nogueira, MafaldaAs redes sociais conquistaram o tempo dos consumidores e com estas surgiram consumidores com força nas suas partilhas e comunidades fiéis – os influenciadores digitais. Estes contribuíram para o desuso dos media tradicionais e força da publicidade feita nesses meios e revelaram-se uma ferramenta poderosa para o marketing e consequentemente para as marcas, surgindo assim o marketing de influência. O presente estudo pretende compreender os gaps de perceção na relação entre as marcas e os influenciadores digitais. Esta relação é muitas vezes intermediária por agentes e agências de comunicação, pelo que também é tido em conta a visão e opinião das accounts sobre a relação. É de salientar que o marketing de influência é uma ferramenta a que todas as marcas recorrem, pelo que se restringiu a investigação à área de moda, beleza e lifestyle. Para tal, o estudo tem uma natureza qualitativa com recurso a dez entrevistas semiestruturadas e uma exploratória. As entrevistas foram realizadas a três marcas – Rituals, Eugénio Campos e Aqua Portimão, três influenciadores digitais – Cara Coroa, Mary Plan e Catarina Maia e, por fim, a 5 elementos de uma agência de comunicação. Esta investigação permitiu a identificação de contributos importantes, ao nível teórico para o marketing de influência e os seus intervenientes - marcas, influenciadores, agências e gestores - na medida em que permite compreender os principais desafios e espaços de melhoria na relação destes. Para além disto, a investigação em causa deixa algumas indicações de investigação futura.
- O poder da influência na intenção de compra de fast-fashion do instagram reels: Um estudo sobre a GERAÇÃO YPublication . Neves, Ana Rita Cardoso Balcão Gomes; Menezes, KarlaObjetivo: Este estudo pretende analisar o poder de influência na intenção de compra de fast-fashion do Instagram Reels, em particular da Geração Y. Metodologia: Investigação com recurso a técnicas quantitativas. A recolha de dados foi desenvolvida com recurso a um inquérito por questionário. Foi concebido o modelo concetual e definidas as hipóteses para a investigação. Esta recolha de dados permitiu uma amostra de 111 inquiridos cujas respostas foram consideradas válidas e que permitiram analisar e avaliar o seu comportamento e opinião face ao tema, através de uma análise fatorial exploratória e correlação de Pearson. Resultados e principais conclusões: Tendo como ponto de partida o modelo concetual, confirmou-se que a qualidade da informação, a credibilidade da informação, a utilidade da informação, a aceitação da informação e a necessidade da informação se relacionam positivamente com a atitude em relação à informação. Por sua vez, a atitude em relação à informação também se relaciona positivamente com a aceitação da informação e, a aceitação da informação com a intenção de compra. Limitações: É necessário ter em conta que os resultados obtidos dizem respeito a um consumidor específico e a uma plataforma digital em particular. Os dados devem ser analisados com prudência, uma vez que as caraterísticas tanto da plataforma digital em si como da Geração Y diferem das caraterísticas do consumidor global. Valor da investigação: A presente investigação consiste numa temática original, uma vez que o estudo evidencia a proposta de várias componentes específicas conjugadas, quer isto dizer que foi analisada a ferramenta digital Instagram Reels e a sua influência na intenção de compra de fast-fashion tendo como foco a Geração Y.