Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Os gaps de perceção entre as marcas e os influenciadores digitais de moda, beleza e lifestyle

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
rafaela_rebelo.pdf1.48 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

As redes sociais conquistaram o tempo dos consumidores e com estas surgiram consumidores com força nas suas partilhas e comunidades fiéis – os influenciadores digitais. Estes contribuíram para o desuso dos media tradicionais e força da publicidade feita nesses meios e revelaram-se uma ferramenta poderosa para o marketing e consequentemente para as marcas, surgindo assim o marketing de influência. O presente estudo pretende compreender os gaps de perceção na relação entre as marcas e os influenciadores digitais. Esta relação é muitas vezes intermediária por agentes e agências de comunicação, pelo que também é tido em conta a visão e opinião das accounts sobre a relação. É de salientar que o marketing de influência é uma ferramenta a que todas as marcas recorrem, pelo que se restringiu a investigação à área de moda, beleza e lifestyle. Para tal, o estudo tem uma natureza qualitativa com recurso a dez entrevistas semiestruturadas e uma exploratória. As entrevistas foram realizadas a três marcas – Rituals, Eugénio Campos e Aqua Portimão, três influenciadores digitais – Cara Coroa, Mary Plan e Catarina Maia e, por fim, a 5 elementos de uma agência de comunicação. Esta investigação permitiu a identificação de contributos importantes, ao nível teórico para o marketing de influência e os seus intervenientes - marcas, influenciadores, agências e gestores - na medida em que permite compreender os principais desafios e espaços de melhoria na relação destes. Para além disto, a investigação em causa deixa algumas indicações de investigação futura.

Description

Keywords

Marketing de Influência Influenciadores Digitais Relacionamento Trajetórias Evolutivas Marcas Pessoais

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

CC License