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Os gaps de perceção entre as marcas e os influenciadores digitais de moda, beleza e lifestyle

datacite.subject.fosCiências Sociais::Economia e Gestãopt_PT
dc.contributor.advisorNogueira, Mafalda
dc.contributor.authorRebelo, Rafaela Filipa Vieira
dc.date.accessioned2022-07-14T17:06:44Z
dc.date.available2022-07-14T17:06:44Z
dc.date.issued2022-06-08
dc.description.abstractAs redes sociais conquistaram o tempo dos consumidores e com estas surgiram consumidores com força nas suas partilhas e comunidades fiéis – os influenciadores digitais. Estes contribuíram para o desuso dos media tradicionais e força da publicidade feita nesses meios e revelaram-se uma ferramenta poderosa para o marketing e consequentemente para as marcas, surgindo assim o marketing de influência. O presente estudo pretende compreender os gaps de perceção na relação entre as marcas e os influenciadores digitais. Esta relação é muitas vezes intermediária por agentes e agências de comunicação, pelo que também é tido em conta a visão e opinião das accounts sobre a relação. É de salientar que o marketing de influência é uma ferramenta a que todas as marcas recorrem, pelo que se restringiu a investigação à área de moda, beleza e lifestyle. Para tal, o estudo tem uma natureza qualitativa com recurso a dez entrevistas semiestruturadas e uma exploratória. As entrevistas foram realizadas a três marcas – Rituals, Eugénio Campos e Aqua Portimão, três influenciadores digitais – Cara Coroa, Mary Plan e Catarina Maia e, por fim, a 5 elementos de uma agência de comunicação. Esta investigação permitiu a identificação de contributos importantes, ao nível teórico para o marketing de influência e os seus intervenientes - marcas, influenciadores, agências e gestores - na medida em que permite compreender os principais desafios e espaços de melhoria na relação destes. Para além disto, a investigação em causa deixa algumas indicações de investigação futura.pt_PT
dc.identifier.tid203036034pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/41336
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectMarketing de Influênciapt_PT
dc.subjectInfluenciadores Digitaispt_PT
dc.subjectRelacionamentopt_PT
dc.subjectTrajetórias Evolutivaspt_PT
dc.subjectMarcas Pessoaispt_PT
dc.titleOs gaps de perceção entre as marcas e os influenciadores digitais de moda, beleza e lifestylept_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.grantorInstituto Português de Administração de Marketing
thesis.degree.nameMestrado Gestão de Marketingpt_PT

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