Browsing by Issue Date, starting with "2021-12-16"
Now showing 1 - 7 of 7
Results Per Page
Sort Options
- POR DETRÁS DA LENDA DO GAVIÃOPublication . Ferrão, Ana Carolina Vaz D´Antas; Araújo, Nelson; Campos, Luís VieiraPor detrás da lenda do Gavião, é um Projecto de Trabalho Cinematográfico que decorre numa aldeia abandonada no Nordeste Transmontano. Partindo das obras cinematográficas Trás-os-Montes (1976) e Veredas (1978), procurei através das lendas, uma história que representasse as memórias de uma aldeia. Por detrás da lenda do Gavião, há um mundo real, uma verdade escondida e partindo da lenda da água da fonte que deixava as pessoas doidas, descobri a aldeia do Gavião abandonada nos anos 50. A partir daí, foi a descoberta do passado e os motivos reais tal como a descoberta de outra lenda a de um tesouro na fonte. Através do Sr Armindo Olmo, do neto David Olmo e do pastor Américo Teixeira, conheci o passado e o presente da aldeia do Gavião, descobrindo com eles a fonte com a água dos doidos e o “tesouro”. Neste curto trabalho cinematográfica, realizada na aldeia do Gavião, tive o privilégio de investigar, entrevistar, escrever o argumento, filmar, montar filme e realizar.
- Síndrome parética em gaivotas (Laridae): Qual é a etiologia?Publication . Almeida, João Carlos Cristóvão Martins de; Francisco, Anabela Maduro de AlmeidaA síndrome parética, de etiologia desconhecida, é uma das principais causas de admissão nos centros de recuperação de fauna selvagem em Portugal e afeta principalmente aves marinhas, como as gaivotas. Entre outros, a intoxicação por biotoxinas marinhas paralisantes (PSP- Paralytic Shelfish Poisoning), nomeadamente a saxitoxina (STX), tem sido equacionada como um dos principais diagnósticos diferenciais, por desenvolver um quadro clínico compatível com esta síndrome. O presente estudo teve como objetivo determinar a exposição de duas espécies de gaivotas à STX e correlacionar com a severidade da síndrome apresentada por estas espécies. Para esta finalidade, determinou-se as concentrações de saxitoxina, através de um ensaio imunoenzimático (ELISA), em amostras de fígado (n=23) das espécies de gaivota Larus fuscus (n = 17) e Larus michahellis (n = 6) admitidas ao Centro de Reabilitação de Animais Marinhos – CRAM / Ecomare entre agosto de 2019 e abril de 2021. Estes animais apresentavam um quadro clínico compatível com a síndrome parética. Das 23 amostras analisadas, 3 apresentaram concentrações de STX entre 11,1ng/mL e 17,2 ng/mL, com uma frequência de 16% nos animais com suspeita de intoxicação por biotoxinas. Nas restantes amostras os valores de concentração de saxitoxina encontravam-se abaixo do LOQ. Atendendo à problemática das biotoxinas na saúde humana e animal e tendo em conta os resultados preliminares obtidos neste estudo, reforça a importância da realização de estudos de biomonitorização da STX utilizando as gaivotas como biomonitores (animais no topo da cadeia alimentar e com uma ampla distribuição geográfica). A continuidade da realização destes estudos também se verifica importante para melhorar o conhecimento sobre a etiologia da síndrome parética que afeta estes animais.
- Françaix, Baussnern, Rota - Jovens Solistas da MetropolitanaPublication . Tomás, Salomé; Reis, Gonçalo; Amorim, Emma; Rosado, Bárbara; Pinto, Catarina; Costa, Francisco; Jorge, Tomás; Reis, Carlos; Silva, Liliane; Munhá, BeatrizBrochura de sala do concerto realizado pelos Jovens Solistas da Metropolitana a 16 de dezembro de 2021 no MUSEU do ORIENTE, Fundação Oriente, em Lisboa no âmbito da Temporada 2021/2022 da Metropolitana. O programa do concerto foi preenchido com obras do Jean Françaix, Waldemar von Baussnern e Nino Rota. Desenvolvendo uma ponte pedagógica inédita entre a prática e o ensino musical, a ANSO é a única escola do país que forma maestros, instrumentistas de orquestra e pianistas vocacionados para música de câmara. Ao longo dos seus quase 30 anos, mudou o panorama cultural em Portugal, sendo muitos os seus alunos a entrar nas mais exigentes instituições de ensino e formações internacionais. Mais premiada escola nacional desta área, as novas gerações de intérpretes e diretores musicais que lança são reconhecidas pela qualidade. A música de câmara é uma das vertentes fundamentais da Academia Nacional Superior de Orquestra, que todos os anos apresenta o ciclo Jovens Solistas da Metropolitana.
- Sistema de realidade aumentada para reconhecimento automático das peças constituintes de equipamentosPublication . Malta, Ana Rita Casanova; Mendes, Mateus Daniel Almeida; Farinha, José Manuel TorresOs profissionais da área da manutenção e/ou equipas técnicas, precisam regularmente de aprender a identificar novas peças em motores de automóveis e outros equipamentos. Para isso, é necessário que executem uma sequência de ações previstas nas ordens de trabalho a si destinadas de forma a realizarem tarefas de manutenção preventiva e curativa. O presente projeto propõe um modelo de assistência à manutenção de automóveis baseado em realidade aumentada. O assistente recebe uma ordem de trabalho com dife rentes tarefas a realizar e guia o técnico passo a passo, através de mensagens exibidas nos óculos de realidade aumentada e instruções por voz. As peças são reconhecidas com o treino de uma rede neuronal profunda, a YOLOv5, treinada para reconhecer oito peças: a bateria, filtro de ar, reservatório do líquido dos travões, vareta de óleo, reservatório de óleo do motor, reservatório da direção assistida, reservatório do líquido de arrefecimento e reservatório de água dos limpa-vidros. Depois de estudar o problema e organizar uma estratégia de resolução, foi necessário criar um conjunto de dados, composto por um total de 900 imagens. Em seguida, a rede foi treinada e os resultados mostram que é capaz de detetar com sucesso as partes em streams de vídeo em tempo real, com alta precisão. Sendo útil como auxílio na formação de profissionais que precisam de aprender a lidar com novos equipamento, guiando técnicos para que sigam as tarefas nas ordens de trabalho oriundas do Sistema Informatizado de Gestão de Manutenção. Este sistema usa óculos de realidade aumentada para visualizar o equipamento. De pois,a rede identifica o objeto e o técnico consegue visualizar as tarefas pretendidas atra vés dos óculos. Com base no estado da arte, foi proposta uma arquitetura para o sistema global, constituído pelo CMMS,o software de controlo da execução das ordens de serviço com o respetivo detetor e a ligação ao headset de realidade aumentada. Foi também imple mentada uma prova de conceito, e os resultados mostram que o sistema é capaz de receber uma ordem de trabalho, identificar o objeto e apresentar no ecrã a tarefa a realizar.
- Análise técnico-económica de sistema de alimentação de posto de carregamento de veículos elétricos com recurso a energia fotovoltaica e sistema de armazenamento de energia elétricaPublication . Costa, Lucélio Manuel da; Pereirinha, Paulo José GameiroO armazenamento de energia elétrica pode reduzir o consumo de energia no momento em que existe maior procura na rede elétrica e, desta forma, reduzir também o custo associado aos carregamentos rápidos de veículos elétricos (VEs). Com o armazenamento, também é possível armazenar, maioritariamente, energia proveniente de fontes renováveis ou ampliar a potência solicitada à Rede Elétrica de Serviços Público (RESP), permitindo assim, o carregamento de VEs em áreas onde existam limitações no fornecimento de potência através da RESP. Hoje em dia, existem várias tecnologias de armazenamento de energia, em diferentes estados de desenvolvimento, como as baterias, os supercondensadores, volantes de inércia, ar compri mido, etc. Neste trabalho são consideradas, em particular, baterias de iões de lítio. Para além disso, com a generalização dos VEs e o aumento da utilização de baterias, surge um cenário em que as baterias deixam de exercer com eficiência a sua função principal nos VEs, chegando ao fim da sua vida útil nestes veículos. Neste trabalho, considera-se a utilização de baterias de VEs em 2.ª vida (ou em inglês second-life battery), para armazenamento de energia numa aplicação estacionária, no sistema de alimentação de um posto de carregamento de VEs. Para que seja possível atender as necessidades desse posto de carregamento de VEs e também a gestão do sistema de armazenamento de energia, um sistema de baterias em 2.ª vida é proposto e comparado com baterias novas. Foi também proposto um sistema fotovoltaico que irá permi tir o aproveitamento da energia solar. Com o intuito de tornar este trabalho possível, fez-se uma primeira pesquisa sobre métodos de otimização, tendo-se acabado por utilizar o software HOMER Grid, que permitiu simular e analisar os diferentes sistemas do ponto de vista técnico e económico, para diferentes cenários.
- Inteligência Artificial no Marketing Digital: aceitação da utilização de Inteligência Artificial nas plataformas de comércio eletrónicoPublication . Moreira, Rúben Paulo Dias Martins; Motta, Joana TerraPlataformas digitais como os websites de comércio permitiram às organizações desenvolver um potencial de estimulação de consumo através de análises algorítmicas aos hábitos comportamentais na Internet recorrendo à utilização de tecnologias pertencentes à Inteligência Artificial. Assim sendo, surgiu a intriga de procurar avaliar o nível de aceitação dos consumidores relativamente à utilização desta tecnologia nas suas compras em plataformas de comércio eletrónico. De forma a realizar esta investigação, foi adotada uma metodologia de natureza quantitativa, recorrendo à elaboração de um inquérito por questionário moldado através de uma adaptação do clássico Modelo da Aceitação de Tecnologia juntamente com variáveis do Messy Middle, modelo de comportamento online desenvolvido pela Google. Descobriu-se que variáveis como a Confiança, a Experiência de Utilização e a Relevância impactam a Facilidade de Utilização e Utilidade Percebida e, consequentemente, estas têm um impacto na Atitude relativamente à tecnologia que, por sua vez, influencia a Intenção Comportamental. Posto isto, concluiu-se então que a utilização de Inteligência Artificial nas plataformas de comércio eletrónico é largamente aceite pelos consumidores e que as ferramentas inerentes ajudam as organizações a potenciarem as suas vendas.
- Efeitos dependentes da intensidade de um programa de treino domiciliário na rigidez arterial e aptidão cardiorrespiratória em adultos com dificuldade intelectual e de desenvolvimento durante a Pandemia de COVID-19: um estudo randomizadoPublication . Oliveira, Isabel Mariana Santos de; Castanheira, Pedro XavierO factor de maior influência que pode contribuir para a prevalência de doenças cardiovasculares (DCV) é a rigidez arterial. Já a aptidão cardiorrespiratória (ACR) é responsável por gerar alterações na função vascular a nível estrutural, na população em geral e nas pessoas com dificuldade intelectual e de desenvolvimento (DID). O objetivo deste estudo foi comparar o efeito de dois programas de exercício domiciliário de intensidades distintas, mas com duração idêntica de 8 semanas, na ACR, rigidez arterial e atividade física de 17 adultos com DID. Métodos: Estudo controlado randomizado que envolveu dezassete pessoas com DID (11 homens e 6 mulheres), média de idade era de 26±8 treino intervalado de sprint (SIT) e 29±13 treino contínuo de intensidade moderada (MICT), que foram alocados para dois grupos de intervenção. Os participantes de ambos os grupos de intervenção receberam um programa de exercício realizado 3 vezes por semana durante 60 minutos cada sessão, via Google Meets. Os índices locais e regionais da rigidez arterial e o VO2 pico foram avaliados antes (M1) e depois (M2) de cada momento de intervenção. Resultados: Um efeito principal do tempo no VO2 pico (p <0,01; η2 = 0,26), sugere um decréscimo na ACR entre M1 e M2 (d = -1,8; IC 95%: -0,2 a -3,4 mL / kg / min). A rigidez arterial regional apresentou efeito significativo do tempo, observado na velocidade de onda de pulso (VOP) aórtica (p <0,01; η2 = 0,46), sugerindo uma diminuição na VOP aórtica de M1 para M2 (d = -0,61 m/s; IC 95%: -0,1 a -1,1 m/s). Hemodinâmica apresentou interação significativa (grupo*tempo) na cSBP, sugerindo que apenas o grupo SIT diminuiu a cSBP (d = -6; IC 95%: -17 a -5 mmHg), independentemente da idade, sexo, VO2 pico, mas não da % massa gorda. Não foram observadas melhorias nas variáveis de composição corporal com a intervenção SIT ou MICT (p>0.05), onde 53% dos participantes apresentavam excesso de peso e obesidade em M1 e M2 (p = 0,32). Não foram encontradas diferenças entre os grupos na atividade física total e atividade física de intensidade moderada-vigorosa (p>0.05), porém houve um efeito significativo do tempo no comportamento sedentário (minutos por dia), sugerindo uma diminuição de M1 para M2 (d = -75; IC 95%: -148 a -3 minutos por dia). Conclusão: O programa de treino domiciliário com duração de 8 semanas, durante o período de confinamento, mostrou-se mais eficaz na diminuição pressão arterial central no grupo SIT comparado ao MICT. No entanto ambas as intervenções foram incapazes de manter os níveis de ACR, ainda que com benefício na rigidez arterial central de pessoas com DID. Os resultados obtidos neste estudo podem nortear futuramente a investigação sobre a prescrição eficaz do exercício para pessoas com DID, além de mostrar o papel fundamental do exercício, numa abordagem longitudinal.