Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Inteligência Artificial no Marketing Digital: aceitação da utilização de Inteligência Artificial nas plataformas de comércio eletrónico

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
Dissertação de M-MD - Ruben Moreira.pdf4.05 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

Plataformas digitais como os websites de comércio permitiram às organizações desenvolver um potencial de estimulação de consumo através de análises algorítmicas aos hábitos comportamentais na Internet recorrendo à utilização de tecnologias pertencentes à Inteligência Artificial. Assim sendo, surgiu a intriga de procurar avaliar o nível de aceitação dos consumidores relativamente à utilização desta tecnologia nas suas compras em plataformas de comércio eletrónico. De forma a realizar esta investigação, foi adotada uma metodologia de natureza quantitativa, recorrendo à elaboração de um inquérito por questionário moldado através de uma adaptação do clássico Modelo da Aceitação de Tecnologia juntamente com variáveis do Messy Middle, modelo de comportamento online desenvolvido pela Google. Descobriu-se que variáveis como a Confiança, a Experiência de Utilização e a Relevância impactam a Facilidade de Utilização e Utilidade Percebida e, consequentemente, estas têm um impacto na Atitude relativamente à tecnologia que, por sua vez, influencia a Intenção Comportamental. Posto isto, concluiu-se então que a utilização de Inteligência Artificial nas plataformas de comércio eletrónico é largamente aceite pelos consumidores e que as ferramentas inerentes ajudam as organizações a potenciarem as suas vendas.
Digital platforms such as commerce websites allowed organizations to develop their potential for stimulating consumption through algorithmic analyzes of behavioral habits on the Internet by using technologies belonging to Artificial Intelligence. Therefore, the intrigue of trying to assess the level of consumer acceptance regarding the use of this technology in their purchases on e-commerce platforms arose. In order to carry out this investigation, a quantitative methodology was adopted, resorting to the elaboration of a questionnaire based on an adaptation of the classic Technology Acceptance Model along with variables from the Messy Middle, an online behavior model developed by Google. It was found that variables such as Trust, Usage Experience and Relevance impact Ease of Use and Perceived Usefulness and, consequently, these have an impact on Attitude towards technology which, in turn, influences Behavioral Intent. That said, it was then concluded that the use of Artificial Intelligence in e-commerce platforms is widely accepted by consumers and that the inherent tools help organizations to boost their sales.

Description

Keywords

Marketing Digital Comércio Eletrónico Inteligência Artificial Messy Middle Modelo da Aceitação de Tecnologia

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

CC License