Repository logo
 
Publication

Inteligência Artificial no Marketing Digital: aceitação da utilização de Inteligência Artificial nas plataformas de comércio eletrónico

datacite.subject.fosCiências Sociais::Economia e Gestãopt_PT
dc.contributor.advisorMotta, Joana Terra
dc.contributor.authorMoreira, Rúben Paulo Dias Martins
dc.date.accessioned2022-02-22T17:49:24Z
dc.date.available2022-02-22T17:49:24Z
dc.date.issued2021-12-16
dc.description.abstractPlataformas digitais como os websites de comércio permitiram às organizações desenvolver um potencial de estimulação de consumo através de análises algorítmicas aos hábitos comportamentais na Internet recorrendo à utilização de tecnologias pertencentes à Inteligência Artificial. Assim sendo, surgiu a intriga de procurar avaliar o nível de aceitação dos consumidores relativamente à utilização desta tecnologia nas suas compras em plataformas de comércio eletrónico. De forma a realizar esta investigação, foi adotada uma metodologia de natureza quantitativa, recorrendo à elaboração de um inquérito por questionário moldado através de uma adaptação do clássico Modelo da Aceitação de Tecnologia juntamente com variáveis do Messy Middle, modelo de comportamento online desenvolvido pela Google. Descobriu-se que variáveis como a Confiança, a Experiência de Utilização e a Relevância impactam a Facilidade de Utilização e Utilidade Percebida e, consequentemente, estas têm um impacto na Atitude relativamente à tecnologia que, por sua vez, influencia a Intenção Comportamental. Posto isto, concluiu-se então que a utilização de Inteligência Artificial nas plataformas de comércio eletrónico é largamente aceite pelos consumidores e que as ferramentas inerentes ajudam as organizações a potenciarem as suas vendas.pt_PT
dc.description.abstractDigital platforms such as commerce websites allowed organizations to develop their potential for stimulating consumption through algorithmic analyzes of behavioral habits on the Internet by using technologies belonging to Artificial Intelligence. Therefore, the intrigue of trying to assess the level of consumer acceptance regarding the use of this technology in their purchases on e-commerce platforms arose. In order to carry out this investigation, a quantitative methodology was adopted, resorting to the elaboration of a questionnaire based on an adaptation of the classic Technology Acceptance Model along with variables from the Messy Middle, an online behavior model developed by Google. It was found that variables such as Trust, Usage Experience and Relevance impact Ease of Use and Perceived Usefulness and, consequently, these have an impact on Attitude towards technology which, in turn, influences Behavioral Intent. That said, it was then concluded that the use of Artificial Intelligence in e-commerce platforms is widely accepted by consumers and that the inherent tools help organizations to boost their sales.pt_PT
dc.identifier.tid202946177pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/39527
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectMarketing Digitalpt_PT
dc.subjectComércio Eletrónicopt_PT
dc.subjectInteligência Artificialpt_PT
dc.subjectMessy Middlept_PT
dc.subjectModelo da Aceitação de Tecnologiapt_PT
dc.titleInteligência Artificial no Marketing Digital: aceitação da utilização de Inteligência Artificial nas plataformas de comércio eletrónicopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.grantorUniversidade Europeia
thesis.degree.nameMestrado em Marketing Digitalpt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Dissertação de M-MD - Ruben Moreira.pdf
Size:
4.05 MB
Format:
Adobe Portable Document Format