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Abstract(s)
O armazenamento de energia elétrica pode reduzir o consumo de energia no momento em que
existe maior procura na rede elétrica e, desta forma, reduzir também o custo associado aos
carregamentos rápidos de veículos elétricos (VEs). Com o armazenamento, também é possível
armazenar, maioritariamente, energia proveniente de fontes renováveis ou ampliar a potência
solicitada à Rede Elétrica de Serviços Público (RESP), permitindo assim, o carregamento de
VEs em áreas onde existam limitações no fornecimento de potência através da RESP.
Hoje em dia, existem várias tecnologias de armazenamento de energia, em diferentes estados
de desenvolvimento, como as baterias, os supercondensadores, volantes de inércia, ar compri mido, etc. Neste trabalho são consideradas, em particular, baterias de iões de lítio. Para além
disso, com a generalização dos VEs e o aumento da utilização de baterias, surge um cenário em
que as baterias deixam de exercer com eficiência a sua função principal nos VEs, chegando ao
fim da sua vida útil nestes veículos. Neste trabalho, considera-se a utilização de baterias de VEs
em 2.ª vida (ou em inglês second-life battery), para armazenamento de energia numa aplicação
estacionária, no sistema de alimentação de um posto de carregamento de VEs.
Para que seja possível atender as necessidades desse posto de carregamento de VEs e também
a gestão do sistema de armazenamento de energia, um sistema de baterias em 2.ª vida é proposto
e comparado com baterias novas. Foi também proposto um sistema fotovoltaico que irá permi tir o aproveitamento da energia solar.
Com o intuito de tornar este trabalho possível, fez-se uma primeira pesquisa sobre métodos de
otimização, tendo-se acabado por utilizar o software HOMER Grid, que permitiu simular e
analisar os diferentes sistemas do ponto de vista técnico e económico, para diferentes cenários.
Description
Keywords
Armazenamento de energia Veículos elétricos Posto de carregamento Homer grid Baterias de ião de lítio Second-life battery Gestão de energia Carregamento de veículos elétricos