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- Revisão do plano HACCP na Font Salem PortugalPublication . Santos, Joana Margarida Ferreira dos; Gândara, Joao Filipe MarquesEste relatório resulta do estágio do Mestrado em Engenharia Alimentar da Escola Superior Agrária de Coimbra. Este estágio decorreu entre os dias 6 de janeiro e 2 de julho de 2021 na empresa Font Salem, mais especificamente na sua fábrica de Santarém, onde se produz cerveja e refrigerantes. A cerveja é uma bebida obtida através da fermentação alcoólica, sendo os seus principais ingredientes a água, o malte de cevada, o lúpulo e as leveduras do género Saccharomyces. No caso dos refrigerantes, também estes possuem como ingrediente principal a água. Estes contêm ainda edulcorantes ou açúcar, acidulantes, aromatizantes, sumo ou polpa de fruta e, por vezes, corantes, dióxido de carbono e conservantes. Este relatório tem como propósito a descrição e análise do processo de produção da cerveja e respetivo plano HACCP, apresentando ainda, mas de forma mais sucinta, a análise do processo produtivo de refrigerantes, bem como o seu plano HACCP. O sistema de gestão da segurança alimentar, HACCP, caracteriza-se por uma abordagem preventiva, permitindo a identificação e o controlo eficaz dos perigos alimentares. Após a análise de perigos identificaram-se nove pontos críticos de controlo. Estes dizem respeito às etapas da cloração da água em tratamento com dióxido de cloro, à etapa da filtração à saída do dissolutor, na elaboração de refrigerantes, à etapa do enxaguamento das garrafas de vidro e das latas utilizadas como embalagem primária da cerveja e dos refrigerantes e às etapas da pasteurização flash e da pasteurização túnel nas várias linhas de enchimento.
- Gestão de equipamentos e infraestruturas na BradcoPublication . Alves, Ana Marisa Pereira; Martinho, José Luís FerreiraNos dias de hoje, cada vez mais as empresas são confrontadas com problemas financeiros e com a concorrência, pelo necessitam de conquistar o seu lugar no mercado através da qualidade e do preço dos seus produtos ou serviços. Consequentemente, é fundamental procurarem diminuir custos e aumentar eficiência do processo produtivo. Assim, o estágio realizado teve como objetivo implementar um sistema de gestão de equipamentos e infraestruturas de modo a essencialmente aumentar a disponibilidade dos equipamentos e diminuir os custos ao longo do seu ciclo de vida. De modo a melhorar também a gestão produção e consequentemente aumentar a eficiência do processo produtivo realizaram-se ações de melhoria que procuraram resolver os problemas detetados. O estágio iniciou no departamento da manutenção, onde foi implementado um novo procedimento de gestão de equipamentos e infraestruturas. A segunda fase deste estágio decorreu na vertente da produção e consistiu na construção de uma Matriz de Operações e de uma Matriz de Carga-Máquina com a finalidade de auxiliar a tomada de decisões por parte dos gestores da produção. Ainda com a finalidade de melhorar a gestão da produção, foi desenvolvido um estudo para definir as quantidades mínimas de trabalho em curso a disponibilizar de um turno para o outro em cada ponto do processo. No presente estágio foi ainda implementado um procedimento de realização de auditorias ao processo de fabricação com o propósito de identificar e corrigir problemas detetados na produção. Com a realização deste estágio a Bradco passou a usufruir de um sistema de gestão de equipamentos e infraestruturas que permitiu otimizar o aproveitamento da capacidade industrial instalada e de um melhor planeamento do trabalho ao longo de um turno, que se esperam que tenha um impacto positivo no desempenho da empresa.
- Manutenção de equipamentos de fisioterapia : estágio na empresa MedicinetoPublication . Silva, David Alexandre Carvalho; Santos, Frederico Miguel; Santos, Victor Daniel Neto dosO presente relatório documenta o conhecimento adquirido e as tarefas de manutenção preventiva e corretiva realizadas durante o período de estágio na empresa Medicineto. Este estágio surgiu da necessidade de complementar a equipa de manutenção de equipamentos médicos da empresa devido ao aumento do volume de trabalho. Para a realização destas tarefas foi necessário conhecer as características técnicas desses equipamentos médicos, o objetivo e efeitos da sua utilização no corpo humano para fins terapêuticos. Assim sendo, foi realizada uma análise detalhada do funcionamento dos equipamentos médicos com que a Medicineto mais trabalha, das tecnologias associadas aos mesmos e dos efeitos fisiológicos resultantes da sua utilização. Para além disso, foi também necessário compreender os principais conceitos de manutenção de equipamentos. De forma a auxiliar a empresa no processo de certificação, foram analisadas algumas normas de manutenção que estão diretamente relacionadas com a área de atividade da empresa. Nomeadamente a norma IEC 60601, que diz respeito à regulamentação dos aspetos de segurança elétrica e mecânica de equipamentos e sistemas elétricos médicos e a norma IEC 62353, que define os requisitos para testes de segurança elétrica de equipamentos e sistemas elétricos médicos durante e após ações de manutenção. Neste documento são também descritas algumas das avarias mais frequentes dos equipamentos médicos mais representativos com os quais a Medicineto mais trabalha e as atividades de manutenção preventiva e corretiva necessárias. São analisadas intervenções realizadas a equipamentos de ultrassom, equipamentos de eletroterapia, hidrocoletores e também outros equipamentos não médicos utilizados em fisioterapia. Com base no trabalho realizado são apresentadas algumas sugestões de melhorias que a Medicineto poderá ter em consideração caso as considere úteis para o futuro da empresa.
- Aprender na Educação de Infância: um percurso pedagógico entre os livros e a naturezaPublication . Patrício, Inês Lopes; Mendes, Teresa; Rebola, Fernando António TrindadeO presente relatório apresenta a descrição e reflexão do trabalho de investigação-ação implementado no âmbito da Prática e Intervenção Supervisionada do Mestrado em Educação Pré-Escolar do Instituto Politécnico de Portalegre. O projeto decorreu, numa primeira fase, em contexto de Creche, no ano letivo de 2018-2019 e, num segundo momento, em 2019-2020, em contexto de Educação Pré-Escolar, num Jardim de Infância da rede pública em Portalegre. Nestes contextos desenvolveu-se um estudo centrado na articulação entre a Literatura Infantil e o Conhecimento do Mundo, procurando-se despertar nas crianças a consciência ecológica e ambiental, recorrendo, entre outros suportes, ao livro infantil, funcionando este como desencadeador de diferentes temáticas relativas ao ambiente natural, mas sem perder o seu valor próprio e intrínseco. Em contexto de Creche, as crianças realizaram diversas atividades significativas, numa perspetiva integradora e holística, explorando sensorialmente os elementos da natureza, realizando diversas tarefas de experimentação em articulação com histórias lidas ou contadas, tendo o ambiente como topos preponderante. Em contexto de Educação Pré-Escolar, as atividades e tarefas desenvolvidas contribuíram para a consciencialização ecológica por parte das crianças e para a sua sensibilização à leitura com valor estético, à semelhança do que sucedeu em contexto de Creche.
- Um estudo sobre o engagement de influencers no Instagram no contexto portuguêsPublication . Barros, Beatriz Campos de; Silva, José Morais daEsta investigação tem como objetivo analisar o engagement de influencers portugueses na plataforma Instagram tendo por base as suas categorias de influencers e a diferenciação entre posts orgânicos e patrocinados. Desta forma, foram escolhidos diversos influencers portugueses no Instagram pertencentes às categorias identificadas de: Beauty and Fashion, Fitness, Celebrity, Healthy e Food. Para além das categorias identificadas, tendo por consideração o Instagram como uma das ferramentas de comunicação ao serviço dos marketeers, onde se percebe pela literatura a importância do seu entendimento para uma melhor gestão nos investimento em marketing, observou-se a diferença entre os posts orgânicos e posts patrocinados. Com recurso à ferramenta Fanpage Karma, procedemos à extração de dados, de modo a identificar a variação nos vários tipos de engagement dentro das categorias observadas. Os dados obtidos permitiram evidenciar que, tendo em conta as cinco categorias analisadas, a categoria Beauty and Fashion é a única cujo engagement é superior nos posts patrocinados, comparativamente aos posts orgânicos. Adicionalmente, destacam-se os meses em que as marcas devem investir nas campanhas de marketing.
- A interação dos seguidores de Instagram no sector do fast fashion: O caso da H&MPublication . Silva, Joana Maria Pina da Costa e; Nogueira, MafaldaÀ medida que a importância do papel das redes sociais cresce no quotidiano dos consumidores, aumenta também a necessidade de as marcas apostares na presença online, enquanto trabalham para fortalecer e estreitar as relações com quem as segue. Plataformas como Instagram tornaram-se essenciais para estabelecer essa interação, especialmente na indústria do fast fashion, uma área fortemente visual. Num mundo cada vez mais virtual é essencial perceber que mensagem é que vai cativar a atenção do consumidor. Assim, esta investigação pretende estudar a relação entre o conteúdo publicado pelas marcas e o engagement com o consumidor. Para isso, foram identificados 2 objectivos: Entender se as diferentes tipologias de conteúdo têm um impacto na interação com o consumidor e se o formato influencia essa relação. As tipologias usadas para categorizar as publicações foram aplicadas a partir de um modelo já existente e dividem-se em 7 - Brand Awareness, Corporate Social Responsability, Costumer Service, Engagement, Product Awareness e Season. Recorreu-se à contagem de Likes e Comentários para medir o engagement. Os resultados mostraram que a tipologia de comunicação tem impacto no envolvimento dos clientes com a marca, na rede social. A fotografia é o formato que gera mais interação.
- A intenção de compra de uma formação em saúde integral por profissionais de saúde: Estudo de caso EMAC – Escola de Saúde IntegralPublication . Santos, Ana Sofia Ferreira; Mena, RicardoAo longo das últimas duas décadas a Saúde Integral tem despertado algum interesse na área da Saúde Convencional e para os Profissionais de Saúde. Vista como uma terapia complementar, analisa o paciente como um todo e não o limita a uma doença. Associado à investigação destas técnicas está a Teoria do Comportamento Planeado, um modelo que permite explorar e determinar o comportamento dos Profissionais de Saúde, como a intenção de compra. A EMAC – Escola de Saúde Integral, empresa alvo deste estudo de caso, oferece várias formações na área da Saúde Integral direcionadas especialmente para Profissionais de Saúde. Neste sentido, o objetivo deste relatório passa por estudar a intenção de compra de uma formação em Saúde Integral pelo Cliente Atual e pelo Potencial Cliente. A realização de uma abordagem mista, baseada quantitativamente na recolha de dados através de um questionário online, com a obtenção de uma amostra válida de 138 Clientes Atuais e 140 Potenciais Clientes, permitiu retirar diversas ilações sobre as crenças, atitudes, influências e motivações dos Profissionais de Saúde sobre Técnicas de Saúde Integral, confrontados com três entrevistas semiestruturadas. Das diversas análises e testes estatísticos, verificou-se que as atitudes e as crenças apresentam um ligeiro impacto na intenção de compra dos formandos da EMAC – Escola de Saúde Integral. Os Potenciais Clientes não apresentaram a existência de diferenças estatisticamente significativas, em relação às crenças. Da análise qualitativa o mais realçado pelos entrevistados foi a falta de evidência científica. Por fim, são sugeridas algumas recomendações à EMAC – Escola de Saúde Integral, com o intuito de atrair e manter os clientes, Profissionais de Saúde.
- Desenvolvimento do projeto over the top para o Sporting Clube de BragaPublication . Cardoso, Inês Esteves Caseiro Rodrigues; Sá, DanielA evolução quer da tecnologia, quer do desporto são inegáveis. O desporto já não é só encarado como uma forma de entretenimento, e os clubes de futebol, em particular, são considerados fulcrais para a economia de um país. A indústria desportiva, embora complexa, tem atravessado um crescimento notável em grande parte, impulsionado pela evolução tecnológica, que, por sua vez, tem permitido, em larga medida, através das redes sociais, uma aproximação dos adeptos e fãs às suas equipas. Como sabemos os consumidores estão cada vez mais exigentes e procuram conteúdos exclusivos, acessíveis a partir de um qualquer dispositivo com ligação à internet, e que permitam estar em contacto permanente com o seu clube. Deste modo, este estudo tem como intuito, apresentar uma proposta de plataforma Over The Top, para o Sporting Clube de Braga, que tem como objetivo, por sua vez, estreitar laços e relações com os adeptos.
- Plano de comunicação integrada de marketing para a área de formação da empresa avós & netosPublication . Monteiro, Hélder de Sousa Barreiros; Gomes, SandraA área da saúde sempre foi e será uma necessidade na vida das pessoas, a pandemia de COVID-19 que vivemos nestes últimos dois anos retrata isso mesmo. Como tal, a formação profissional na área da saúde é também uma necessidade hoje e com tendência crescente no futuro próximo, existe uma urgência em profissionais devidamente qualificados para dar resposta às necessidades das pessoas, seja nos hospitais, clínicas, em casa ou numa instituição. Este estudo tem como objetivo principal a criação de um plano de CIM para a empresa Avós & Netos – empresa prestadora de serviços de apoio domiciliário e formação profissional. Contudo, o plano recairá apenas no serviço de formação profissional que a empresa presta, fixando como objetivos específicos compreender e reforçar a notoriedade, reforçar o posicionamento, reforçar a relação com os atuais formandos e por fim tornar os atuais formandos, embaixadores da empresa perante os potenciais formandos. A abordagem teórica recaiu sobre o conceito de CIM e a sua aplicação nos serviços e formação, permitindo tal investigação descobrir as melhores estratégias para dar respostas às necessidades da área de formação da empresa. Para complementar a revisão da literatura foi realizado um questionário a uma amostra de 60 pessoas da população portuguesa que já tenha realizado ou tenha interesse em formação na área da saúde, com o objetivo de compreenda a notoriedade e como a reforçar, a visão dos inquiridos sobre a formação e a maneira como é feita a comunicação da mesma. Assim, o presente estudo é um estudo de casa com metodologia qualitativa, alicerçada na técnica de questionário. Os resultados apontam para uma elevada notoriedade da empresa no mercado mas com pontos a melhorar a nível de comunicação. Foi também possível perceber o perfil do inquirido em que 65% era do sexo feminino e com idades compreendidas entre os 45 e os 54 anos, o que mostra que devem ser trabalhadas as faixas etárias mais jovens, pois são o futuro e a necessidade por profissionais, como referido anteriormente, é já uma realidade.